Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 10 sites para pesquisa acadêmica

10 sites para pesquisa acadêmica

Monografias, artigos, teses e dissertações: a vida acadêmica pode ser estendida além da primeira graduação e os trabalhos acadêmicos estarão presentes em cada uma dessas etapas

Olá, leitores!

Todos aqueles que fizeram, fazem ou farão o temido Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sabem que muitos encontram dificuldades nessa hora.

Aqueles que pretendem expandir seus estudos após a graduação através de especializações, mestrados ou qualquer outra forma de melhoria do currículo acadêmico, devem, ou pelo menos deveriam, estar preparados para as próximas pesquisas acadêmicas que virão.

Contudo, a realidade é outra e muitos alunos ficam perdidos e confusos no momento em que se tem que fazer tais trabalhos – mesmo aqueles que já passaram pelo TCC –, confundem-se nas pesquisas acadêmicas devido a todas as normas exigidas.

As pesquisas acadêmicas devem ser levadas a sério, pois representam as habilidades adquiridas e o conhecimento dos alunos sobre a profissão escolhida, qualifica-os capazes ou não a dominar determinado assunto dentro de sua área de atuação e comprovar que está apto a exercer determinada profissão.

Por isso, separamos uma lista com 10 sites para ajudá-los a fazerem pesquisas acadêmicas. Confiram:

1 – Mundo da monografia

Nesse site podemos encontrar uma série de dicas de como escolher o tema do seu trabalho científico, pois muitas pessoas consideram a escolha da temática do trabalho uma tarefa difícil.

Contudo, com o auxílio do Mundo da monografia, vocês poderão ver uma série de opções de temas para trabalhos dos mais variados tipos de cursos.

O site é de fácil manuseio, basta escolherem o curso e depois decidirem os ramos ou segmentos temáticos entre as disciplinas para verem uma lista com diversos temas promissores naquela área.

2 – Domínio Público

icones-de-universitario

Quando se trata de conseguir aquele livro para sua pesquisa, várias pessoas encontram dificuldades, por isso esse site pode ser uma boa maneira de se conseguir algumas referências de pesquisa.

Às vezes não se encontra um determinado livro para usar como referência ou até mesmo para se utilizar de trechos, como é o caso de trabalhos baseados em outras publicações, pode ser muito difícil, seja por existirem poucas unidades ou por não estarem mais sendo comercializados.

Não são todos os livros que estão disponíveis nesse site, como o próprio nome dele diz, apenas aqueles que estão em domínio público, aqueles que não possuem mais direitos autorais pela obra.

Contudo, caso o livro que precise seja antigo e difícil de se encontrar ou até mesmo queira buscar fontes mais antigas sobre determinados assunto para traçar comparações, esse site é o ideal para encontrar esses tipos de livros.

3 – More

Toda pesquisa científica necessita de um bom embasamento teórico, sempre é pedido que se cite todas as obras utilizadas na parte chamada de referencial teórico.

Portanto, podemos considerar essa parte umas das mais essenciais e complexas da pesquisa acadêmica, pois demanda encontrar um autor que apresente um trabalho similar à sua temática para que se baseie uma nova opinião sobre determinados assuntos.

Encontrar tais referências bibliográficas pode ser tarefa árdua e extenuante dependendo do curso escolhido pelo aluno, por isso esse site facilita a vida dos acadêmicos ao facilitar a busca pelos referenciais.

Basta colocar o assunto escolhido no site e buscar pelas referências que se enquadrem no tema da pesquisa.

4 – Meira da rocha

Esse site é cheio de dicas sobre tudo que envolve a pesquisa acadêmica, vale a pena conferi-lo.

Nele vocês poderão encontrar modelos e exemplos de outros trabalhos e dicas através de passo a passo de como montar a estrutura dos seus trabalhos quando começarem a escrevê-los.

O site também ensina a como fazer a introdução, o referencial teórico e a divisão de capítulos de forma correta, além de auxiliar na parte da conclusão, onde muitas pessoas acabam tendo dificuldades.

A estrutura do site pode ser meio confusa, mas existem muito material interessante por lá.

5 – Universidade Federal de Santa Maria

Nesse site da Universidade Federal de Santa Maria, vocês poderão encontrar vários exemplos de trabalhos, modelos de formatação dentro das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e dicas para a hora da apresentação do seu trabalho acadêmico.

Também há modelos de capas e dicas de revisão e formatação Vancouver, sobre como organizar tópicos, sobra como aplicar a metodologia escolhido no trabalho, caso haja a necessidade de uma pesquisa de campo.

Enfim, muito útil para aqueles que precisam de suporte na hora de formatar o seu trabalho ou estão com dúvidas em questões de pesquisa de campo.

6 – Menthor

Para aqueles que não sabem bem como funcionam a estruturação e a apresentação das referências bibliográficas, nesse site encontrarão uma solução prática para esse problema.

O site menthor faz a bibliografia de qualquer trabalho acadêmico através dos títulos dos livros utilizados na pesquisa, basta apenas colocar os títulos na plataforma e clicar num botão, depois estará tudo pronto.

Esse é um site que facilita e muito a vida dos acadêmicos, aproveitem!

7 – Zé Moleza

O site é cheio de dicas sobre todos os aspectos sobre trabalhos e pesquisa científica. Vale a pena conferi-lo, pois ele também apresenta diversos trabalhos acadêmicos de excelente qualidade dentro de sua plataforma.

Contudo, os trabalhos são apenas para consulta ou como fonte de inspiração, todo mundo deve estar consciente que copiar o trabalho alheio é plágio e é considerado crime com pena prevista em lei.

Porém, não custa nada dar uma lida em outros trabalhos com a mesma temática ou parecido com o assunto abordado pelo de vocês, até porque isso pode permitir que vocês encontrem outras fontes de pesquisa e referenciais teóricos extras.

8 – Trabalhos Feitos

Esse é outro site onde se pode encontrar uma infinidade de trabalhos acadêmicos de todos os tipos prontos e muito bem feitos.

Mas mais uma vez afirmamos que esses tipos de sites devem ser utilizados apenas como outras fontes de pesquisa para auxiliarem na produção dos seus próprios trabalhos, eles nunca devem ser copiados.

Referenciais teóricos retirados de outros trabalhos pode ser uma boa ajuda para aqueles que estão com dificuldades para encontrar livros ou autores que falem sobre determinados assuntos.

9 – Escrita Científica

Esse é um site disponibilizado pela USP com muito conteúdo sobre a escrita científica através de vídeos com o Profº Dr. Valtencir Zucolotto.

Essa plataforma disponibiliza uma série de videoaulas com dicas de como se fazer um bom trabalho científico, como elaborar uma boa pesquisa para encontrar as melhores fontes e como escrever e desenvolver as ideias que serão colocados ao papel.

As aulas não são longas e também não são difíceis, porém são muito bem explicadas e serão muito úteis a todos aqueles que estão a elaborar algum trabalho voltado à escrita científica.

(Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 10/08/2017)

10 – Pós-graduando

Para encerrar, fechamos com esse site que, além de conter várias dicas legais sobre a produção de trabalhos de conclusão de curso, também ajudam aqueles que decidiram continuar seus estudos após a graduação.

Nele encontramos vários assuntos e tópicos esclarecedores sobre as próximas etapas depois da graduação: pós-graduação, especializações, mestrado, doutorado etc.

Podemos analisar todas as exigências que tais futuros trabalhos exigirão caso vocês decidam se emprenharem nas pesquisas acadêmicas e seguirem com os estudos.

Esperamos que tenham gostado.

Até a próxima!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo