Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » 10 sites gratuitos para aprender árabe

10 sites gratuitos para aprender árabe

Olá, leitor(a)! 

Você já pensou em aprender um idioma diferente? Além de abrir novos horizontes culturais, a língua árabe tem ganhado espaço em grandes áreas do mercado de trabalho. Por isso, no artigo de hoje, separamos 10 sites gratuitos para aprender árabe. Também falaremos sobre os motivos para estudar esse idioma e, ao final, traremos algumas curiosidades sobre a língua. Acompanhe! 

5 motivos para aprender árabe

O idioma árabe é a língua oficial de mais de 20 países, sendo falado por cerca de 280 milhões de pessoas ao redor do mundo. Além disso, ao lado de inglês, francês, espanhol, russo e chinês, é uma das línguas oficiais da ONU (Organização das Nações Unidas), usada em conferências e documentos da instituição. Veja, a seguir, 5 motivos para aprender árabe: 

1. Estimule seu cérebro

Para falar árabe, é necessário aprender sistemas fonéticos, de escrita e gramaticais completamente diferentes dos que temos em português. Esse processo irá ajudá-lo(a) a ter contato com novas formas de pensamento e exercitará diversas partes do seu cérebro. 

2. Ganhe espaço no mercado de trabalho

Dominar uma nova língua é um ótimo destaque em seu currículo e o árabe é uma escolha cada vez mais procurada pelas empresas. Você estará preparado(a) para inúmeras carreiras, podendo atuar como intérprete, como jornalista e até ingressar em uma empresa multinacional. 

3. Fale uma língua muito difundida

Com mais de 200 milhões de falantes, o árabe padrão moderno ocupa a 5ª posição na lista de idiomas mais falados no mundo. É tão vasto que possui mais de 30 variedades modernas e inúmeros dialetos regionais. 

4. Estude em lugares fascinantes

O mundo árabe é bastante amplo e muito rico do ponto de vista cultural. Dubai, por exemplo, o coração dos Emirados Árabes Unidos, é uma ótima opção para quem deseja fazer um intercâmbio e conhecer mais sobre esse grande universoNo local, as raízes árabes antigas se misturam com a vanguarda da vida moderna. 

5. Trabalhe no exterior

Nos países que falam árabe, há oportunidades de emprego em setores como energia, tecnologia, finanças e negócios. Embora a comunidade internacional seja grande e diversificada em alguns locais, falar árabe se torna um diferencial no processo seletivo e facilita a socialização. 

10 sites gratuitos para aprender árabe

10 sites gratuitos para aprender árabe

Fonte: Reprodução

Agora que você já conhece alguns motivos para estudar árabe, confira a lista de sites para aprender o idioma gratuitamente: 

1. Duolingo

No famoso aplicativo da coruja verde, disponível para AndroidiOS e também em versão web, é possível aprender leitura, escrita e fala de forma lúdica, estudando poucos minutos por dia. Vale lembrar que o curso de árabe oferecido pela plataforma traz as lições em inglês. 

2. Dalarna University

O curso da Dalarna University, instituição situada na Suécia, é disponibilizado por meio do iTunes e ensina a escrever e pronunciar o alfabeto árabe, o que é fundamental para adquirir um vocabulário básico e entender construções gramaticais simples. As aulas também são ministradas em inglês. 

3. Mondly

Semelhante ao Duolingo, o Mondly é um aplicativo disponível para Android, iOS e em formato web que traz vários conteúdos gratuitos sobre o idioma para que você aprenda treinando um pouco todos dos dias. 

4. Drops

O aplicativo Drops (disponível para Android iOS) aposta em uma metodologia que facilita a memorização de palavras em árabe por meio de jogos e imagens. As lições são curtas e focadas no aprendizado do alfabeto e do vocabulário do idioma. 

5. Aprender Árabe

No site Aprender Árabe, você encontra materiais sobre o alfabeto, a ortografia, as expressões do dia a dia e os principais tópicos relativos a vocabulário e gramática, como verbos, substantivos, adjetivos, advérbios, artigos, pronomes e numerais. 

6. FSI Language Courses

No site em inglês FSI Language Courses, você conta com o curso básico de árabe disponível para download. Além dos textos, também há áudios que podem ser usados no aprendizado da língua. 

7. Centro da Língua Árabe

Centro da Língua Árabe é uma instituição pioneira no ensino do idioma no Brasil que oferece, inclusive, cursos regulares sobre a língua. Em seu canal no YouTube, estão diversos vídeos com aulas e curiosidades. 

8. LearnArabicwithMaha

Em seu canal no YouTube, Maha ensina árabe e aborda diversas questões da cultura do Oriente Médio de forma leve e cativante. Vale dizer que as lições estão em inglês. 

9. Learn Arabic with ArabicPod101.com

Neste canal no YouTube, em inglês, há vídeos sobre fala, leitura, escrita e compreensão oral no idioma árabe para diversos níveis de familiaridade com a língua. Além disso, o canal traz dicas e curiosidades.  

10. Fale Árabe

No canal Fale Árabe, você vai encontrar aulas para aprender a falar, escrever e entender o árabe coloquial. Também há vídeos sobre ditados, provérbios, gírias e costumes. 

5 curiosidades sobre o idioma árabe

Para inspirá-lo(a) na jornada de aprendizado, separamos 5 curiosidades: 

1. Origem de palavras em português

Muitas palavras da língua portuguesa vieram do árabe. Entre elas, temos arroz (variação de ar-ruzz), açúcar (as-sukar, termo que se refere aos grãos de areia), açougue (as-suk, “o mercado”), azulejo (al-zuleij, “pedra pintada”), álgebra (vinda de al-jabr) e fulano (fulân, “aquele”). Ainda, a palavra algarismo teve origem em Al-Khuarismi, nome do matemático que introduziu os algarismos indo-arábicos no mundo ocidental. 

2. Da direita para a esquerda

A língua árabe possui 28 letras básicas, além de caracteres especiais e acentos. Outra curiosidade é que sua escrita é feita da direita para a esquerda 

3. Apenas consoantes

O sistema alfabético árabe é formado somente por consoantes, deixando para o leitor a tarefa de completar com a vogal correta. Dessa forma, a linguagem fica aberta a várias interpretações quando é traduzida. 

4. Terceira flexão de número

Enquanto a maioria dos idiomas utiliza apenas o singular e o plural, a língua árabe inclui um terceiro número: o dual, usado quando o substantivo da frase não se refere ao singular nem a um plural com mais de 3 itens. 

5. Língua oficial das orações do Islã

Por mais que o Islã seja praticado no mundo todo e não somente por árabes e descendentes, as 5 orações diárias dos muçulmanos são feitas em árabe clássico, idioma no qual a religião foi concebida. Já as demais rezas podem ser realizadas na língua materna do fiel. 

Gostou da lista com 10 sites gratuitos para aprender árabe? Se você conhece outras plataformas para estudar a língua ou sabe alguma curiosidade, deixe nos comentários! Vamos adorar contar com a sua participação. 

No Canal do Ensino, você também encontra: 

Bons estudos e até a próxima! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo