Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 10 regras gramaticais que todo vestibulando deve saber

10 regras gramaticais que todo vestibulando deve saber

Olá,

Vamos combinar que português é bem complicado, você reclama na hora de aprender inglês, mas o português é uma língua muito mais complicada, são muitas regrinhas que você precisa ficar de olho para não vacilar. Os estudantes e vestibulandos devem saber muito mais, é necessário ficar atento, não só na hora de responder as questões, mas também no momento de escrever a redação.

Por isso acompanhe aqui 10 regras gramaticais que todo vestibulando deve saber.  As regras que vamos mostrar aqui são bem simples, mas é sempre bom dar uma revisada para não fazer feio.

10 regras gramaticais para estudantes

Por que/Por quê/Porque ou Porquê?Por que é quando dá o sentido de “por qual razão”, “por qual motivo” ou “pelo qual”. Por quê usa quando vier antes de um ponto. Porque é conjunção causal ou explicativa, com valor aproximado de “pois”. Porquê é substantivo e tem significado de “o motivo”, “a razão”.

Trema – é um sinal diacrítico (¨) que foi usado na variante brasileira da língua portuguesa até à entrada em vigor do Acordo Ortográfico de 1990. Não se usa mais.

Mas e mais – Usamos a palavra mas, quando for uma conjunção, ela tem o sentido de porém, todavia. Já a palavra mais é para conferir ideia de quantidade ou de intensidade.

Agente e A gente – A gente é uma locução pronominal e equivalente ao pronome nós, por isso também deve ser conjugada na terceira pessoa do singular. Já o Agente é aquele que exerce alguma ação, como um agente duplo ou o agente de viagem.

Aparte e à parte – A parte significa separar, é uma conjugação do verbo apartar. À parte é uma locução adverbial que significa colocar de lado.

Para mim / Para eu – Você deve usar para eu quando o pronome do caso reto “eu” assumir a função de sujeito na oração, outra dica é observar o verbo, se é um verbo de ação, você deve usar para eu. Para mim deve ser usada quando “mim” exercer a função de objeto direto, mim não faz nada.

Enquanto e em quanto – Você deve usar junto e com N quando é uma conjunção que tem o significado de ao passo que, já o em quanto é uma preposição + pronome que significa por quanto.

Em vez de e ao invés de – Esse primeiro significa em lugar de, por exemplo, “em vez de ir para a escola, foi para o shopping”. Ao invés de significa ao contrário de.

Meia / Meio – Se meio for numeral, estará acompanhado de um substantivo e vai concordar com o gênero como meia xícara, meio litro. Já o meio advérbio, apresenta sentido de “um pouco”, e estará sempre vinculado a um adjetivo, ele não varia e por isso não existe meia triste ou meia estressada.

Demais e de mais – Demais pode ser pronome indefinido com significado de outros, pode ser um advérbio de intensidade e palavra continuativa. Já de mais é uma locução adjetiva com significado de muito, opondo-se a menos.

Estude essas regrinhas e não dê bobeira, essas são apenas 10 regras gramaticais que todo vestibulando deve saber e não pode vacilar, mas existem muitas outras. Os acentos, vírgulas e outras regras também geram dúvida, nesse caso estude bastante e leia a gramática se possível, assim não corre o risco de errar.

bons estudos!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo