Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Concursos Públicos » 10 Razões para Prestar Concursos Públicos em 2017

10 Razões para Prestar Concursos Públicos em 2017

Olá,

Com o crescimento da quantidade de concursos públicos nos últimos anos, os brasileiros apostaram na fórmula estudo aliado a foco para conseguir a tão sonhada carreira pública. As oportunidades de carreira na área pública englobam todos os órgãos públicos com oferta de cargos nas áreas jurídica, administrativa, fiscal, saúde, educação, policial, comunicação, entre outras.

Existem concursos abertos em 2017 com vagas para candidatos com nível fundamental, nível médio e nível superior e em diversos campos de trabalho. Muitos dos concursos públicos não requisita experiência prévia, e, por esse motivo, muitos profissionais se sentem atraídos em mudar de área de trabalho. Se você ainda está em dúvida se vale a pena investir em uma carreira pública, veja 10 razões para prestar concursos públicos em 2017:

1 – Novas experiências e crescimento profissional

Para quem pretende adquirir mais experiência e conhecimento na sua área de atuação, prestar um concurso público é uma ótima alternativa, pois muitos cargos não exigem experiência anterior. Além disso, durante a atuação no órgão público, o servidor pode ascender de função e ter a oportunidade de desenvolver novos projetos e trabalhos.

2 – Vagas para todas as idades

Em algumas empresas, a seleção dos candidatos leva em consideração a idade como critério de avaliação, que pode ser “velho demais” ou “muito novo” para atuar na função. Já na carreira pública, em geral, é preciso ter no mínimo 18 anos de idade, e, no máximo, 69 anos para ingressar na carreira pública, com exceção de alguns cargos.

3 – Cargos que não exigem experiência

Muitos recém-formados não conseguem conquistar alguns cargos pela falta de experiência exigida pelas empresas privadas. Já os cargos públicos de órgãos como Banco do Brasil, INSS, IBGE, Receita Federal, Polícia Federal e Petrobras têm enorme abrangência, bastando apenas conquistar aprovação no processo seletivo.

4 – Altos salários

O alto valor das remunerações é uma das razões que impulsionam as pessoas a prestar concursos. Diversos servidores, como juízes, defensores e procuradores recebem salários na faixa dos 20 mil reais.

5 – Aposentadoria integral

O servidor pode escolher seu nível de contribuição para a aposentadoria. Dessa forma, ele poderá receber, durante sua aposentadoria, quase a mesma renda que recebia quando estava em atividade.

6 – Vagas para deficientes físicos e negros

Outras ótimas razões para prestar concursos públicos são as reservas de vagas para deficientes físicos e negros. Praticamente todas as seleções oferecem vagas destinadas a eles, diferente de muitas empresas privadas.

7 – Carga horária de trabalho
Outro ponto positivo dos cargos públicos é que, exercendo um cargo, um funcionário dificilmente precisará estender sua jornada de trabalho, pois a carga horária de trabalho dos servidores públicos é fixada pelo órgão público.

8 – Horário fixo

Na área pública, existe um horário certo de entrar e um horário definido para sair, assim como o intervalo para refeições. Os servidores públicos não precisam cumprir banco de horas, como em algumas empresas privadas, e nem fazer horas extras.

9 – Estabilidade

Esse é um dos melhores motivos para prestar concursos públicos. Quem ocupa cargos públicos não precisa se preocupar com possíveis demissões em massa da iniciativa privada, pois dentro do regime estatutário público, é garantida a estabilidade após três anos de estágio probatório.

Depois desse estágio, o servidor pode ser exonerado somente em casos de falhas graves e tendo passado por um processo administrativo completo.

10 – Benefícios
Os concursos públicos oferecem ainda muitos benefícios, como auxílio-alimentação, plano de saúde, auxílio-transporte, licenças remuneradas, férias de trinta dias, 13º salário, auxílio-creche, incentivos para estudos e diversos outros.

Para ingressar na carreira pública e conquistar todas essas vantagens é preciso estudar muito para as avaliações dos concursos, que exigem conhecimento aprofundado. Para isso, você pode contar com a facilidade e a eficiência dos cursos online para concursos públicos produzidos de acordo com as necessidades dos concurseiros e ajustados aos editais e provas de concursos.

Estude grátis e conheça a metodologia dos cursos.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo