Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 10 podcasts úteis para quem tem pouco tempo para estudar

10 podcasts úteis para quem tem pouco tempo para estudar

Olá, estudantes!

O seu tempo é escasso? Quem trabalha e estuda ao mesmo tempo sabe bem o prejuízo da perda de alguns minutinhos durante o dia, não importa se é de estudo ou mesmo de descanso. Para que não aconteça esse “desperdício”, veja aqui 10 podcasts úteis para quem tem pouco tempo para estudar.

Os podcasts podem até nem ser muito usados, mas são velhos conhecidos no mundo digital. Eles são arquivos de áudio e podem ser importantes aliados da produtividade nos estudos. Basta uma pesquisa rápida na internet para encontrar podcasts com aulas e debates sobre os mais variados temas.

Uma das boas utilidades do podcast é que o formato ajuda a transformar tempo perdido, como uma viagem de ônibus, em ‘tempo aproveitado’, já que você pode ouvir direto do seu smartphone, basta fazer o download do podcast ou acessar um aplicativo.

homem-digitando-no-computador

Podcasts para quem tem pouco tempo para estudar

Confira abaixo 10 podcasts que podem ajudar você a estudar de uma forma diferente e melhorar o aproveitamento do tempo:

1- Escriba Café

Com foco no passado do mundo e da humanidade, o Escriba Café explica de forma profunda fatos históricos. O conteúdo é útil para quem tem interesse em aprender mais sobre história e a sociedade.

2- Inglês todos os dias

O podcast Domine Inglês é indicado para quem quer aprender inglês. Os programas são produzidos por uma família americana que mora no Brasil e que possui uma escola de idiomas no interior de São Paulo. Com publicação diária, trazem lições curtas e dúvidas frequentes sobre a língua inglesa, além de exercícios fonéticos para treinar.

3- QC cast

Para quem busca sucesso em concursos públicos, o QC cast é uma boa indicação. Com a proposta de ajudar nos estudos, o programa tem dicas de planejamento de estudos e até de editais e provas que acontecem em vários estados do país.

4- Braincast

Produzido por publicitários e jornalistas, o Braincast é para os profissionais de comunicação e entusiastas de tecnologia. A mesa de debate aborda assuntos envolvendo marketing e propaganda que ganham repercussão nas redes sociais.

5- Mamilos

Política, sociedade e comportamento são temas de concursos e provas para vários setores de trabalho. O podcast Mamilos produz conteúdo jornalístico com presença de especialistas. Em outubro de 2015, dias antes da realização do Enem, o especial publicado sobre ‘Violência contra a mulher na internet’ ajudou muitos estudantes a realizar a redação que propôs tema semelhante.

6- Salvo melhor juízo

O podcast Salvo melhor juízo é ideal para quem estuda direito e filosofia. Como os idealizadores destacam, trata-se de “um papo sobre direito sem cair em formalismos, vocabulários técnicos inacessíveis ou na mais pura chatice”.

7- Scicast

Matemática, química, física e outros assuntos envolvendo ciências naturais e exatas são abordados no Scicast. Exemplos cotidianos ajudam a entender temas mais difíceis.

8- Engecast

Com publicação mensal, o Engecast é destinado aos engenheiros e estudantes. A equipe formada por profissionais de várias áreas aborda assuntos sobre a carreira em engenharia e mercado de trabalho.

9- Anticast

Filosofia, literatura e cultura também têm espaço entre os podcasts. Em formato de “mesa de bar”, o Anticast discute questões sobre ética e comportamento utilizando referências científicas.

10- Fronteiras da Ciência

Colisor de Hádrons, bioética, inteligência artificial e outros temas interessantes são discutidos no Fronteiras da Ciência. A equipe de cientistas explica de forma leve os assuntos mais complicados da ciência.

Experimente estudar com podcasts. Você vai incorporar o seu tempo.

Até a próxima.

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo