Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 10 pensadores que marcaram a história

10 pensadores que marcaram a história

Olá, leitores!

Entenda a influência e a contribuição dos grandes filósofos, os maiores pensadores da história, para o conhecimento, verdade, existência e linguagem.

Ao longo dos anos – desde a Grécia antiga até os dias de hoje, os pensadores foram fundamentais para a formulação de novos conceitos e argumentações lógicas.

Sabendo dessa importância, selecionamos os dez principais que mudaram o rumo da história. Confira!

10 Blaise Pascal (1623-1662)

O filosofo francês Blaise Pascal é considerado grande filósofo, matemático francês e físico, responsável por uma das afirmações mais lembradas pela humanidade: “O coração tem razões que a própria razão desconhece”.

Essa frase é síntese de sua doutrina, que envolve a união entre a emoção e raciocínio lógico.

9 Santo Agostinho (354-430)

O Santo Agostinho, além de bispo católico, é conhecido como filósofo, teólogo e bispo católico, além de tido por católicos santo e doutor da doutrina da Igreja.

8 Immanuel Kant (1724-1804)

Kant é considerado o último grande filósofo dos princípios da era moderna, com influências ao Iluminismo. Este filósofo conquistou grande impacto no Romantismo alemão e em filosofias idealistas do século XIX; sua faceta idealista foi ponto de início para Hegel.

7 Jean-Jacques Rousseau (1712-1778)

O filósofo suíço é destaque do Iluminismo francês, e ainda precursor do Romantismo. Rousseau simbolizou uma das principais inspirações ideológicas da segunda fase da Revolução Francesa.

É de sua autoria o Contrato Social, com inspiração para revolucionários e regimes nacionalistas e opressivos.

6 Euclides (360 a.C.-295 a.C.)

Euclides de Alexandria, além de escritor, professor e matemático, é responsável pela famosa geometria euclidiana: o espaço euclidiano, simétrico e geométrico, imutável, metáfora do conhecimento na antiguidade clássica, que permaneceu incólume em pensamento matemático medieval e renascentista.

5 Friedrich Nietzsche (1844-1900)

Nietzsche, o quinto dos nossos maiores pensadores da história, foi filósofo alemão de influência do século XIX, e também crítico acerca a cultura ocidental e religiões, e como consequência, da moral judaico-cristã.

4 René Descartes (1596-1650)

Descartes tem grande popularidade e influência quando o assunto é filosofia. O filósofo, matemático e físico francês destacou-se por seu trabalho revolucionário da Filosofia, e também foi famoso pela invenção do sistema de coordenadas cartesiano, influenciando o Cálculo Moderno.

É considerado o fundador da filosofia moderna, e também pai da matemática moderna.

3 Platão (428/27 a.C.-347 a.C.)

O discípulo de Sócrates, filósofo grego, e responsável pela fundação da Academia e mestre de Aristóteles.

A filosofia de Platão é considerada de ampla influência e importância; este filósofo ocupou-se de diferentes temas, como política, metafísica e ética.

2 Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.)

Aristóteles é um grande filósofo grego, considerado um dos maiores pensadores dos tempos. Suas reflexões de filosofia são originais e de reformulação da tradição grega, e terminaram por arquitetar a maneira de pensar, estendendo-se pelos séculos.

Sua contribuição foi de suma importância para o pensamento humano, com destaque para metafísica, lógica, ética, física, política, psicologia, retórica, entre outros.

1 Sócrates (470 a.C. – 399 a.C.)

Sócrates foi filósofo ateniense e é ícone importantíssimo da tradição filosófica ocidental. Acredita-se que o filósofo é fundador do que se conhece atualmente por filosofia ocidental. Os seus estudos iniciais e pensamentos tratam da essência da natureza da alma humana.

Ele foi inovador no método e em tópicos abordados, e a contribuição para filosofia ocidental foi, de forma essencial, de caráter ético.

Gostou da nossa lista com os maiores pensadores da história? Quem adicionaria? Comente!

Até a próxima!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo