Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » 10 palestras para despertar a imaginação

10 palestras para despertar a imaginação

Olá pessoal,

Com um mundo globalizado onde as coisas se transformam de maneira tão rápida, encontrar a resolução para problemas novos exige que o colaborador tenha a habilidade de se transformar, por isso a criatividade se tornou uma característica muito valorizada no mercado de trabalho.

Este artigo irá reunir 10 palestras com intuito de apresentar os mecanismos que estão por trás da inventividade humana.

Essas palestras foram extraídas do TED e do TEDx, que são duas conferências que não tem fins lucrativos e que acabam sendo ministradas tanto por especialistas brasileiros e estrangeiros.

1. “Como construir sua confiança criativa”

Está palestra é feita pelo designer David Kelley que não acredita que os locais ou ambientes de trabalho devam estar divididos entre aqueles profissionais mais técnicos e os mais criativos. Para o mesmo, qualquer pessoa é capaz de ter idéias novas bastando apenas desenvolver a sua confiança.

2. “Escolas acabam com a criatividade”

Este tema é abordado pelo fato do autor Ken Robinson acreditar que a criatividade tenha tanta importância quanta a alfabetização, já que ele explica o porquê é urgente fazer com que as instituições escolares possam ser capazes de transformar as gerações fazendo com que elas sejam mais criativas que as anteriores.

3. “4 lições de criatividade”

Nesta palestra a autora apresenta para a plateia quatro lições que sejam capazes de mostrar como deve se inovar enfrentando as adversidades além da desesperança.

4. “A criatividade é um remix”

Segundo Kirby Ferguson que é o criador da websérie “Everything is a remix” que mostra que as idéias 100% originais não existem, já que na visão do autor os tidos gênios acabam tomando idéias antigas emprestadas, fazendo assim uma remixagem de forma com que seja mais brilhante e clara.

5. “De onde vêm as boas idéias”

O autor nesta palestra apresenta como nascem os insights? Desmistificando as idéias de grandes descobertas foram criadas através de epifania aos gritos de “eureca”.

6. “Sucesso, fracasso e a motivação para continuar criando”

Nesta palestra Elizabeth Gilbert apresenta ao público alguns dos princípios utilizados por ela para manter a criatividade mesmo quando as coisas a sua volta não conspiravam de forma favorável.

7. “Assuma o tremor”

Nesta palestra o autor Phil Hansen mostra como um problema neurológico pode transformar a sua vida a partir do momento em que mesmo aceita e a transforma em um recurso criativo voltado para o alcance da originalidade.

8. “O processo criativo de um coreógrafo em tempo real”

Nesta palestra o coreógrafo Wayne Mcgregor conta com dois dançarinos para realizar a demonstração no palco em tempo real inventando movimentos corporais para determinada apresentação. Poder entender essa situação é de grande valia para profissionais de qualquer área pois se torna uma experiência além de curiosa muito inspiradora.

9. “Alimentando a criatividade”

A escritora Elizabeth Gilbert realiza uma análise de como o conceito de gênio criativo ao longo da história se transformou até chegarmos em uma conclusão que pode ser chamada de definitiva, mostrando assim que a genialidade não é apenas um “dom” de pessoas especiais mais sim uma qualidade que possa ser inerente a qualquer ser humano.

10. “As rimas entre criatividade e sociedade”

O publicitário e professor universitário José Predebon que tem 81 anos e acaba colecionando prêmios dos mais diversos, nesta palestra ele apresenta lições de como pode ser usada a criatividade, segundo ele o segredo está na forma de se encontrar o equilíbrio entre a fantasia e lógica, além de ambição e responsabilidade.

Até mais.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo