Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 10 opções para você utilizar e manter o foco nos estudos

10 opções para você utilizar e manter o foco nos estudos

Olá, leitor!

Estudar é uma etapa necessária para praticamente todas as conquistas na nossa vida. Seja para conquistar um cargo público, para ingressar na faculdade, aprender um novo idioma, conseguir uma profissão ou até mesmo chegar até essas etapas da vida, você sabe que precisará estudar.

Com tanto a aprender, é muito comum que estudantes acabem perdendo a motivação ou o foco. Afinal, com uma rotina cada vez mais corrida, é fácil deixar que o cansaço atrapalhe os seus estudos. Além disso, parece que a cada dia que passa existem mais distrações que acabam tirando o foco e tornando o processo de aprender ainda mais difícil.

A falta de foco nos estudos pode ser decorrente de inúmeros fatores. Mas não se preocupe: seja qual for a causa, sempre existe algo que você pode fazer para melhorar.

Quer mais dicas de como manter uma rotina de estudos mais eficiente? Leia também esse outro post aqui no Canal do Ensino!

A seguir, você encontra 10 opções para melhorar o seu foco, além de alguns fatores que podem estar causando o problema. Dessa forma, pode ser mais fácil de identificar e corrigir o que está te atrapalhando! Continue lendo e confira:

O que pode estar causando a dificuldade em manter o foco nos estudos?

manter_o_foco_nos_estudos-01

Existem muitos motivos para que um estudante perca o foco. Muitas vezes, o problema pode estar relacionado a motivação, organização ou até mesmo cansaço.

Antes de ler sobre essas opções para manter o foco nos estudos, é importante avaliar de onde está vindo o problema. Enquanto existem muitas formas de melhorar sua motivação e disciplina, a falta de foco também pode vir de problemas mais complexos.

Por exemplo, transtornos da atenção ou depressivos podem impactar muito na capacidade de manter o foco em determinadas tarefas.

Por isso, se você sente que não consegue corrigir o problema ou está se sentindo apático e desmotivado também para realizar outras tarefas, vale à pena consultar um profissional.

Saúde mental é algo sério, que merece tanta atenção quanto sua saúde física. Lembre-se: seu bem estar deve vir em primeiro lugar.

Falando na saúde física, também é bem provável que problemas na alimentação e sono atrapalhem bastante nos estudos.

O corpo precisa de períodos de descanso para absorver novas informações. A nutrição apropriada é outro fator fundamental para garantir a qualidade das suas sessões de estudo. Por isso, cuide bem de você!

Com isso em mente, veja a seguir os 10 meios que separamos para te ajudar a manter o foco nos estudos:

1: Crie um ambiente que promova a concentração

Você já deve ter ouvido que, para estudar, o ideal é separar um ambiente específico para isso. Existem muitos motivos para considerar essa como uma ótima ideia. Veja alguns deles:

  • Você se condiciona a manter o foco se utiliza aquele espaço apenas para o estudo;
  • Você pode ter um controle melhor sobre o ambiente, eliminando distrações;
  • Um ambiente organizado e limpo ajuda a manter o foco;
  • Você pode garantir que terá acesso a tudo o que precisa para estudar;
  • Quando você está lá, as pessoas na sua convivência sabem que você está estudando e não vão interromper por acidente.

E esses são apenas exemplos. Ter um lugar específico para estudar pode ajudar imensamente com o foco, atenção e motivação necessários para a tarefa. Lembre-se, esse espaço deve estar sempre limpo, livre de distrações e ser o mais confortável possível!

2: Tenha tudo que você precisa à mão

Interromper os estudos frequentemente para pegar itens necessário – borracha, um copo de água, ou um livro específico, por exemplo – pode prejudicar muito sua concentração. Por isso, o ideal é que você separe tudo que vai precisar antes de começar as tarefas do dia.

Por exemplo:

  • Lápis, canetas, marcadores, borracha e outros materiais de escritório;
  • Livros e materiais que você utilizará para a tarefa do dia;
  • Uma garrafa de água;
  • Um lanche leve, como bolachas;
  • Acessórios que precisem ser utilizados, como calculadoras, réguas especiais ou outros materiais;
  • Fones de ouvido, aparelhos de música e outros.

O objetivo deve ser que você não precise interromper sua tarefa até que o momento da pausa chegue.

3: Desligue o celular e elimine distrações

Hoje em dia, é difícil se desligar da tecnologia, mesmo por alguns minutos. No entanto, celulares e outros aparelhos podem causar enormes distrações ou incentivar a procrastinação.

É difícil ignorar o sinal de novas mensagens ou o apelo de mais cinco minutos em uma rede social. Por isso, simplesmente desligue esses aparelhos e se desconecte por completo. Pode ser difícil, mas é apenas por alguns minutos. Você certamente vai sentir a eficiência de adotar esse hábito.

4: Música enquanto estuda?

Algumas pessoas se concentram melhor se estiverem ouvindo músicas. Outras, acabam se distraindo ainda mais. É verdade, a música é capaz de ativar diferentes áreas do cérebro e ajudar muito a melhorar a concentração e memorização. Mas que tipo de música é mais indicado?

As músicas calmas e instrumentais são frequentemente utilizadas. O motivo é que, como não possuem poesia, a chance de que ela atrapalhe na leitura ou interpretação dos conteúdos é muito menor.

No entanto, cada pessoa é diferente, por isso, experimente até achar aquilo que dá certo para você!

5: Faça pausas

Um dos erros mais comuns entre estudante é o de tentar dedicar muitas horas seguidas para as tarefas. Com o tempo, o cérebro vai perdendo a capacidade de se concentrar: quanto mais estudo seguido, mais difícil é manter o foco.

Fazer pausas curtas é importantíssimo para garantir a eficiência de sessões mais longas de estudo, especialmente se o conteúdo é complexo e difícil de ler.

Veja um bom exemplo de distribuição de tempo para estudar:

Períodos de estudo Período de pausa
30 minutos 5 minutos
60 minutos 10 minutos
120 minutos 20 minutos

 

Não é recomendado estudar mais do que 120 minutos sem fazer pausas. Leia mais sobre a importância dessa prática nesse post.

6: Tenha um planejamento

Para melhorar a eficiência dos estudos, é fundamental se planejar com antecedência. Saber o quanto de conteúdo você tem para estudar por dia, por exemplo, ajuda a se manter motivado. Especialmente durante tarefas que você não gosta tanto.

Por isso, planeje uma rotina de estudos detalhada.

7: Defina metas realistas

Não adianta planejar estudar oito horas todos os dias – mesmo com pausas. É provável que você não consiga sustentar um ritmo tão extenso, principalmente se precisa cuidar de outras responsabilidades no dia a dia.

Quando você não consegue cumprir uma meta, é comum que acabe se sentindo frustrado, desmotivado ou sobrecarregado. Por isso, estabeleça objetivos desafiadores, mas que possam ser atingidos.

8: Utilize métodos variados

Estudar sempre da mesma forma pode se tornar muito cansativo. Quanto mais repetitiva for a tarefa, mais dificuldade você terá em se concentrar. Por isso, o ideal é encontrar métodos diferentes, que permitam que você faça mais do que apenas ler texto após texto.

Além de precisar de variação para se manter interessado, cada um aprende de maneiras diferentes. Então, é fundamental pesquisar sobre atividades novas e experimentar os métodos para encontrar as melhores formas de estudar para você.

9: Se recompense!

Todo estudante está, normalmente, exposto a cobranças muito fortes. Isso é fato. Uma estratégia que pode ajudar muito a manter o foco e motivação nesse tipo de cenário é reconhecer suas vitórias e avanços e se recompensar por eles.

Pode ser algo simples, como um doce ou uma pausa maior, ou algo mais complicado. O importante é comemorar suas vitórias, sempre!

10: Ouça seu corpo

Muitas vezes o estudo simplesmente se recusa a avançar. Pode ser falta de motivação, problemas com o sono ou alimentação, alguma dificuldade de atenção ou simplesmente cansaço. A verdade é que, às vezes, não adianta insistir.

Aprenda a ouvir o seu corpo e interprete suas necessidades. E se você sente que está em um impasse, talvez seja hora de fazer uma pausa ou descansar pelo dia.

Nem sempre nosso organismo está 100%, tanto fisicamente quanto psicologicamente. Não há nada de errado em tirar uma folga quando você precisar, desde que isso não se transforme em um hábito.

Lembre-se, se a sensação de cansaço, falta de motivação ou dificuldades na atenção são constantes e não apresentam melhorias, pode ser uma boa ideia consultar um profissional.

Conclusão

Existem inúmeros objetivos de vide que exigem que você estude e se dedique muito. E, embora aprender seja sempre importante, nem sempre é fácil manter a motivação e foco nos estudos, em especial por longos períodos de tempo ou com matérias que não nos agradam tanto.

Nesse artigo, você encontrou 10 métodos incríveis para melhorar o foco e continuar disciplinado. Dessa maneira, você certamente conquistará o que sempre sonhou: basta não desistir!

Quer mais dicas para manter os estudos sempre em dia? Confira também esses outros artigos aqui no Canal do Ensino:

E você, que técnicas utiliza para manter o foco na hora de estudar? Divida conosco nos comentários e não deixe de perguntar se ficou com alguma dúvida!

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo