Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 10 motivos para usar realidade virtual na sala de aula

10 motivos para usar realidade virtual na sala de aula

Olá,

A realidade virtual ainda é uma novidade muito grande, principalmente em alguns lugares do país, mas mesmo assim todos já reconhecem o seu potencial, ela oferece oportunidades únicas. Usando a realidade virtual é possível entrar em lugares, estar em papéis diferentes e ter experiências inexplicáveis. Separamos aqui 10 motivos para usar realidade virtual na sala de aula, por isso se você é professor não deixe de conferir.

Ela pode ser usada para entretenimento, simples entretenimento como jogos de vídeo,  brinquedos digitais, entre outros, mas também pode ser usado de uma maneira mais educativa. Os 10 motivos para usar a realidade virtual na sala de aula que vamos mostrar aqui vai mostrar que é possível trazer o mundo para seus alunos com a tecnologia. Já tinha pensado nessa possibilidade? Veja e aprenda como usar a realidade virtual em sua matéria.

Fazer passeio sem sair da sala ou do lugar

Usando a realidade virtual é possível fazer uma viagem sem as restrições de tempo e permissão. Você pode levar os alunos para visitar o Taj Majal, será uma excursão virtual mágica que toda a sala aprenderá, o melhor é que você não vai gastar nada com isso.

Desenvolver a empatia para as comunidades em crise

Uma ideia muito bacana é apresentar e desenvolver o conceito de empatia na vida dos alunos, você dará aos alunos contexto adicional com as vistas e sons de um ambiente ou experiência.

Vivenciando diferentes carreiras

Já pensou que seus alunos podem ver como é o trabalho do soldado, do piloto de avião e até ver através dos olhos de um cirurgião? A realidade virtual proporciona isso, é uma forma de conhecer outras profissões para uma melhor imagem de como seria a vida nesse papel.

Explore as profundezas do oceano e da vastidão do espaço

Pode ter certeza que as crianças e adolescentes vão adorar conhecer as profundezas do oceano e o espaço, será uma aventura, pois a curiosidade é muito grande e você pode viver esse momento com seus alunos usando a realidade virtual. 

Conferir eventos e lugares do passado

Com a realidade virtual é possível voltar ao passado, você como professor de história vai adorar conhecer esse mundo, é possível ver eventos importantes que aconteceram no mundo e no Brasil.

Explore dentro do corpo humano

Uma ótima opção para os professores de ciências e biologia, a anatomia assume uma nova dimensão de compreensão quando você pode ver órgãos, músculos e estruturas esqueléticas no lugar e funcionamento.

Os alunos podem compartilhar seu mundo

Os alunos podem se envolver também com a realidade virtual se você encontrar formas criativas e incentivá-los a criar sua própria experiência tridimensional para mostrar sua imaginação.

Como pode ser usado em outras indústrias

Um dos últimos motivos para usar a realidade virtual na sala de aula é investigando como ela é usada como uma ferramenta em algumas indústrias para ajudar os alunos a desenvolver uma compreensão da tecnologia e seu futuro nos negócios.

Ela pode estar integrada em cada área de assunto e currículo

Como falamos no inicio, a realidade virtual é algo bem novo e por isso a acessibilidade é mais complicada, mas há potencial incalculável em usar a realidade virtual como um canal educacional, tornando-se uma opção emocionante para professores e alunos.

Promover a curiosidade e maravilha

Você vai deixar seus alunos curiosos sobre as novidades que pode ensinar, já pensou em mostrar e falar sobre as curiosidades dos seus alunos? A realidade virtual é muito interessante e pode ser usada na sala de aula sim. Agora é só torcer para que você como professor consiga ter acesso a essa maravilha.

Agora é só colocar em prática e mostrar em sua escola os motivos para usar realidade virtual na sala de aula.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo