Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 10 metodologias sobre orientação profissional

10 metodologias sobre orientação profissional

Descobrir a própria vocação nem sempre é fácil, pois são muitas as influências externas sobre essa decisão. Mas boas metodologias podem tornar mais fácil essa escolha

Olá, leitores!

A primeira dificuldade que os jovens em início de carreira encontram no mercado de trabalho é a falta de experiência, portanto, o quanto antes eles identificarem seus talentos e capacidades, melhor. No entanto, às vezes é necessário que professores e orientadores profissionais facilitem e auxiliem nessas escolhas. Conheça 10 metodologias sobre orientação profissional

Vantagens de ensinar sobre mercado de trabalho

Pode parecer o contrário, mas, uma pessoa mais velha com experiência profissional tem mais facilidade em encontrar uma colocação no mercado de trabalho do que um jovem inexperiente. Mas isso pode ser pior quando o jovem não consegue decidir rapidamente qual é a sua vocação profissional ou qual é a carreira mais adequada ao seu perfil.

As informações a respeito das profissões durante o ensino médio, quando acontecem, ainda poderão parecer insuficientes para que os jovens se posicionem e se identifiquem com alguma escolha de forma consciente.

É comum o jovem criar falsas ideias ou expectativas a respeito das profissões e isso o levar a alguns enganos. A influência da família, dos amigos ou a situação financeira também podem equivocar essa escolha. E o que pode parecer uma escolha certa, muitas vezes pode mostrar-se um grande erro e acarretar maior atraso ou desânimo para o início da vida profissional.

É necessário, portanto, preparar os alunos já no ensino médio para fazerem uma escolha profissional, oferecendo os referenciais teóricos e as ferramentas metodológicas que os ajudem a compreender as realidades do mercado de trabalho e, desta forma, poder escolher com mais segurança.

Orientações e metodologias sobre a escolha profissional

pessoas-no-trabalho

Especialistas em carreiras aconselham aos jovens que pretendem alcançar a independência financeira mais rapidamente, que invistam ao máximo em sua formação, no entanto é necessário, antes, saber qual a carreira pretende seguir.

A orientação vocacional profissional é muito importante para os jovens do ensino médio, pois a maioria dos alunos, apesar da aparência adulta, ainda têm muitas dúvidas a respeito da escolha da melhor profissão a seguir.

Levantamos, portanto, 10 metodologias sobre orientação profissional que podem auxiliar os alunos na busca e escolha da profissão mais adequada a cada um de forma mais consciente. Conheça quais são elas:

  1. Atividades com leituras e sínteses de artigos ou dados de pesquisas acerca da escolha profissional;
  2. Criação de debates onde são levantadas as principais ideias e dúvidas a respeito das profissões;
  3. Elaboração de testes vocacionais, análise dos resultados e principais fatores que podem ser decisivos nas escolhas de cada pessoa;
  4. Elaboração de questões que levem os alunos a observarem o mercado de trabalho com um olhar mais crítico;
  5. Desenvolvimento de trabalhos ou dinâmicas de grupo que visem a integração e a troca de expectativas entre os alunos;
  6. Exibição de filmes, debates ou palestras feitas por profissionais de orientação vocacional profissional;
  7. Análise de informações sobre o mercado de trabalho e as profissões do futuro;
  8. Apresentação das diversidades profissionais, condições de trabalho e carreiras escolhidas pelos próprios alunos. Já como sujeitos que decidem, fazem escolhas e direcionam suas carreiras;
  9. Reflexão sobre os contextos sociais e a influência dos momentos econômicos no mercado de trabalho;
  10. Orientações sobre o início de carreira e a busca de vagas: suas opções e expectativas.

Iniciando uma carreira

Hoje, existem muitas instituições e programas que auxiliam os jovens em suas primeiras colocações profissional. Entre os mais conhecidos estão o Programa Jovem Aprendiz que conta com a parcerias de grandes empresas em todo território nacional e o CIEE – Centro de Integração Escola Empresa, que auxilia os jovens em seus primeiros estágios e contatos com o mundo do trabalho.

Existem também inúmeros sites e aplicativos para smartphones que divulgam as vagas para estágios disponíveis no mercado, e aqui mesmo, no Canal do Ensino, já mostramos como procurar emprego pela internet e sem sair de casa.

Gostaram das dicas? Deixe seu comentário!

Até mais!

comentários (2)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo