Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 10 maneiras para reciclar o formato das aulas

10 maneiras para reciclar o formato das aulas

Olá, professores!

A educação durante muitos anos, se manteve da mesma maneira, mudando apenas o método de ensino, mudando de livros e apostilas. Isso torna a rotina massante e desinteressante para o estudante que deseja avançar em sua carreira profissional!

É muito importante que os professores, independente da área, mudem os métodos e busquem novas metodologias para incluirem em suas aulas, assim os alunos terão mais interesse e a atenção estará voltada para aulas.

Algumas pesquisas já puderam comprovar que a falta de interesse no aprendizado vem dos métodos ultrapassados do ensino tradicional, mas você pode ajudar a mudar isso!

Uma maneira de mudar a rotina e incluir novos métodos as aulas é a tecnologia. Atualmente a tecnologia faz parte da vida de todos em diversas áreas, seja para se divertir, estudar ou trabalhar.

Como reciclar o formato das aulas?

É possível ensinar através de aplicativos e sites educativos. Com o aumento de professores adotando o método de incluir a internet, tablets, celulares e ipads às aulas, há muitos aplicativos de diversos segmentos, como literatura, língua portuguesa em geral, física, química, matemática e etc. Muitos professores acreditam que o método ajudou na concentração das aulas, ajudando a disciplinar a turma, além de melhorar o rendimento dos alunos.

Outra maneira é incluir jogos e atividades de entretenimento, escolha um dia da semana para deixar a aula mais leve, sem deixar de focar na matéria, mas procure ensinar através de atividades dinâmicas, com isso a aula se torna menos entediante.

Busque incluir oficinas nas aulas, incluir arte independente da matéria tem grande valia, tanto em português quanto em matemática é possível criar exercícios que rendam o aprendizado sobre o que está se ensinando.

diferentes-formas-de-cultura

Incluir aulas fora da sala de aula é uma ótima pedida, escolha lugares diferentes para ensinar a matéria, seja outra sala, ao ar livre principalmente.

Buscar novas maneiras de ensinar a matéria. O método tradicional com lousas e carteiras é totalmente eficiente e está presente nas salas de aula por todo o país, porém, inovar nesse aspecto, também traz resultados positivos.

Inclua mais exercícios e ensine uma matéria de cada vez, os exercícios ajudam a saber o desenvolvimento do aluno.

Passe trabalhos mais interativos, que tenham o conteúdo necessário, porém que seja dinâmico e que seja atrativo para os jovens. Inclua novidades, notícias e matérias nas aulas, isso chama atenção dos alunos.

Mantenha as regras de uma maneira sutil, exija o que é mais que necessário, porém também libere o que os alunos gostariam, como as vezes um grupo de 5 não faz diferença para um de 4. Procurar métodos que mantenham o foco no aluno nas aulas é ótimo.

Segundo diversas pesquisas feitas em diversos países, a inclusão de música as aulas ajuda a manter a concentração e aumenta a capacidade do cérebro, permitindo que o aluno tenha foco, relaxe e tenha total atenção para o que está sendo ensinado.

A inclusão de filmes para explicar algumas matérias se torna uma boa pedida, pois assim, os alunos se concentram no filme, aprendem sobre ele, e assim aprenderam a matéria sem achar chato e cansativo. Existem filmes de diversos assuntos, para diversas matérias e, assim, os alunos aprendem de uma maneira eficiente e não cansativa. Levar alunos às exposições é uma outra ótima maneira de explicar sobre algumas coisas e, existem exposições de diversas áreas do conhecimento.

E você professor, o que acha que deveria ser mudado para que a sala de aula se torna-se um ambiente mais agradável? Estamos aguardando a sua opinião.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo