Você está aqui:Home » Dicas » Pais e Filhos » 10 maneiras de contribuir para uma infância sem racismo

10 maneiras de contribuir para uma infância sem racismo

Olá, leitores do Canal do Ensino!

Ler, escrever, socializar: são coisas que as crianças aprendem na escola. Já os valores para a vida e o respeito ao próximo, são ensinamentos que se aprendem em casa, com os pais. E um deles é a luta contra o preconceito.

Pensando nisso a UNICEF indica em seu site 10 maneiras de contribuir para uma infância sem racismo.

Por definição, racismo é a convicção sobre a superioridade de determinadas raças, com base em diferentes motivações, em especial as características físicas e outros traços do comportamento humano. Consiste em uma atitude depreciativa não baseada em critérios científicos em relação a algum grupo social ou étnico. É um tipo de comportamento retrógrado, desrespeitoso e que não tem lugar no mundo globalizado e compartilhado no qual vivemos hoje.

Sendo assim, veja abaixo as dicas para educar uma criança longe do racismo.

Como educar uma criança longe do racismo

Evite o racismo entre as crianças e promova a igualdade. Olha só:

1- Respeite as diferenças

Eduque as crianças para o respeito à diferença. Ela está nos tipos de brinquedos, nas línguas faladas, nos vários costumes entre os amigos e pessoas de diferentes culturas, raças e etnias. As diferenças enriquecem nosso conhecimento.

2- Fique indignado

Textos, histórias, olhares, piadas e expressões podem ser estigmatizantes com outras crianças, culturas e tradições. Indigne-se e esteja alerta se isso acontecer – contextualize e sensibilize.

3- Sem classificações pela cor

Não classifique o outro pela cor da pele; o essencial você ainda não viu. Lembre-se: racismo é crime.

4- Apoie seu filho

Se seu filho ou filha foi discriminado, abrace-o, apoie-o. Mostre-lhe que a diferença entre as pessoas é legal e que cada um pode usufruir de seus direitos igualmente. Toda criança tem o direito de crescer sem ser discriminada.

5- Denuncie

Não deixe de denunciar. Em todos os casos de discriminação, você deve buscar defesa no conselho tutelar, nas ouvidorias dos serviços públicos, na OAB e nas delegacias de proteção à infância e adolescência. A discriminação é uma violação de direitos.

6- Convivência com outras crianças

Proporcione e estimule a convivência de crianças de diferentes raças e etnias nas brincadeiras, nas salas de aula, em casa ou em qualquer outro lugar.

7- Incentive o bom comportamento

Valorize e incentive o comportamento respeitoso e sem preconceito em relação à diversidade étnico-racial.

8- Leve a igualdade para sua empresa

Muitas empresas estão revendo sua política de seleção e de pessoal com base na multiculturalidade e na igualdade racial. Procure saber se o local onde você trabalha participa também dessa agenda. Se não, fale disso com seus colegas e supervisores.

9- Busque iniciativas públicas

Órgãos públicos de saúde e de assistência social estão trabalhando com rotinas de atendimento sem discriminação para famílias indígenas e negras. Você pode cobrar essa postura dos serviços de saúde e sociais da sua cidade. Valorize as iniciativas nesse sentido.

10- Racismo na escola

As escolas são grandes espaços de aprendizagem. Em muitas, as crianças e os adolescentes estão aprendendo sobre a história e a cultura dos povos indígenas e da população negra; e como enfrentar o racismo. Ajude a escola de seus filhos a também adotar essa postura.

Com essas dicas e iniciativas oferecidas pela UNICEF, você contribui – e muito – para uma infância sem racismo. Pratique!

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo