Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 10 Livros que Todo Professor Precisa Ler

10 Livros que Todo Professor Precisa Ler

Olá, leitor

O melhor amigo de um professor, sem dúvida, é o livro. É dele que vem o conhecimento, a experiência e a atualização dos métodos de trabalho. Por isso, é fundamental que os profissionais da educação se mantenham em contato com a leitura. Seja um clássico ou um livro mais contemporâneo, não importa: o que vale é ler.

Separamos 10 livros indicados para todo professor

1 – Pais brilhantes, professores fascinantes – Augusto Cury

É um dos livros de mais sucesso entre os profissionais da educação. É um verdadeiro convite para que a família faça parte da rotina do aluno e se envolva nos problemas que surgem, mas esteja presente também nas vitórias. A obra traz ideias de como a escola pode convidar e atrair quem está do lado de fora da sala de aula.

2 – Eu sou Malala – Malala Yousafzai e Christina Lamb

A história da garota que viveu o regime Talibã e lutou para conseguir estudar ganhou o mundo. Esse livro contribui para que os professores falem sobre outras culturas e apresentem uma realidade diferente aos alunos. Uma linguagem atual e simples vai atrair a todos.

3 – Psicopedagogia e realidade escolar – Beatriz Scoz

Muitos estudantes têm dificuldades em aprender e muitas vezes os professores agem de forma inapropriada ao tentar contornar esses problemas. Como é possível propor a melhor maneira, para escola, professor e aluno? É o que tenta explicar a escritora Beatriz. Vale a leitura.

4 – Itinerários pela Educação Latino-Americana – Rosa Maria Torre

O livro contribui para que profissionais tenham uma visão geral sobre programas educacionais aplicados em diversos países da América Latina. É rico no sentido de comparar, o que pode ser copiado e melhorado.

5 – Pedagogia da autonomia – Paulo Freire

Um dos pedagogos mais importantes do Brasil oferece uma reflexão e tanto sobre como é possível melhorar a ação do professor em sala de aula.

6 РEducar na esperan̤a em tempos de desencanto РPablo Gentili

Os professores enfrentam atualmente dificuldades de encontrar escolas com uma estrutura ideal de trabalho, bons salários e programas de educação. O livro discute esse momento e busca soluções, que ele chama de esperança, para driblar esse cansaço social.

7 – A organização do Currículo por Projetos de Trabalho – Fernando Hernández e Monteserrat Ventura

Coloca em discussão se o modelo tradicional de escola é a melhor forma de oferecer aprendizado ao aluno. A partir de uma experiência em um colégio na Espanha, a proposta é levar os docentes a pensar em métodos mais inovadores de educação.

8 РO Trabalho Docente: avalia̤̣o, valoriza̤̣o e controv̩rsias РBenadete A. Gatti

O livro aborda a importância de se valorizar, sob diferentes aspectos, a figura do professor. Buscar um equilíbrio entre salário e quais cobranças exigir do profissional. Afinal, ele quem vai ditar o tom em sala de aula.

9 – A arte de ensinar –  Rubem Alves

Outro livro clássico para os professores e bastante necessário. O autor acredita que, além de ensinar, o docente também aprende e vive um caminho de conhecimento próprio. Sendo assim, o desenvolvimento deve ser pensado em mão dupla.

10 РEduca̤̣o 3.0 РRui Fava

Oferece a metodologia Ciclo Pdca, que consiste no planejamento, revisão e ação de iniciativas que unem a administração escolar e a rotina do professor visando o aprendizado do aluno.
Boa leitura, professor!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo