Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » 10 livros para aprender a ler em outro idioma

10 livros para aprender a ler em outro idioma

Olá, caro leitor do Canal do Ensino!

Como estão seus estudos de idiomas? E sua leitura? Para se comunicar em outra língua, não basta entender algumas frases ou reproduzir certas expressões. É preciso saber ler e compreender o que se lê. Por isso, no artigo de hoje, traremos 10 livros para aprender a ler em outro idioma. Acompanhe!

Como estudar idiomas lendo livros?

Em primeiro lugar, é importante saber qual seu nível de aprendizado no idioma. Se seu nível for básico, precisará de livros com textos mais simples, que facilitem a compreensão da leitura. Se você já estiver nos estágios intermediário ou avançado, o ideal é ler livros mais complexos, que exijam bastante atenção e tragam palavras novas.

Outro ponto a ser analisado é seu objetivo ao estudar essa nova língua, pois cada meta, como motivos profissionais, viagens ou questões acadêmicas, exige um plano de estudos diferente. Assim, é muito importante que a leitura seja usada de modo distinto para cada nível e objetivo de aprendizado.

À medida que você for buscando um entendimento mais profundo do idioma, poderá ler livros mais complexos. Há edições, inclusive, que já vêm com essa indicação. Em todo caso, é sempre bom observar  autor e público-alvo, além de seguir dicas de profissionais da área. Veja, a seguir, as sugestões de leitura que trazemos para você.

Descubra também os segredos dos poliglotas para aprender idiomas.

Nível Básico

Livros para aprender a ler em outro idioma

Foto: Reprodução

Para ler um texto e conseguir compreendê-lo, é preciso ter noções básicas de vocabulário e verbos. Logo, comece lendo textos curtos, como notícias, textos de blogs e até mesmo livros infantis, com frases simples, que ensinam nomes de objetos, animais e frutas.

Assim, quando você estiver conseguindo entender cada vez mais orações completas sem recorrer à tradução, já pode tentar ler um livro inteiro. Infanto-juvenis continuam sendo as opções mais viáveis para quem está iniciando, mas nada te impede de buscar algo mais adulto.

Livros paradidáticos

Ideais para quem está começando, livros paradidáticos são aqueles que auxiliam a aprofundar em um determinado tema. Geralmente,  são indicados por professores, mas caso você esteja estudando por conta própria, procure em livrarias, bibliotecas e sites de venda de livros. Observe que os paradidáticos costumam ter uma sinalização informando se é do nível básico (A), intermediário (B) ou avançado (C ). Confira nossas indicações:

1- Um conto de duas cidades – Charles Dickens

Livro de 1859, a obra tem como pano de fundo a Revolução Francesa. A versão em inglês faz parte de uma coleção publicada pela editora Macmillan Graded Readers, que traz vários livros paradidáticos para diversos níveis, alguns acompanhados por CDs e áudio adicionais.

Talvez você se interesse também por 12 ferramentas para aprender italiano usando a tecnologia.

2- A volta ao mundo em 80 dias – Júlio Verne

Livro de Júlio Verne, autor francês, A volta ao mundo em 80 dias foi escrito em 1873 e é considerado uma das maiores obras da literatura mundial. Foi publicado por diversas editoras em várias línguas.

Quer apostilas para estudar francês? Leia esse artigo e saiba como.

3- As viagens de Gulliver – Jonathan Swift

Reconhecido como um clássico da literatura inglesa, o livro satiriza a França e Inglaterra no início do século XVIII. Ideal para quem está iniciando os estudos em outro idioma, pode ser encontrado em diversas línguas.

Procure ler também autores nativos do idioma estudado. Isso pode ajudar a aprender expressões e ditos populares.

Descubra como aumentar seu vocabulário de francês.

Literatura em geral

Após a primeira investida nos paradidáticos, comece a explorar outras áreas das livrarias. Procure romances, biografias e livros jornalísticos, sempre verificando se a linguagem é acessível ao seu nível de aprendizado. Seguem algumas opções:

4- Saga Harry Potter

Os 7 livros que contam a história de Harry Potter na escola de magia são indicados para quem está no estágio básico de qualquer idioma. Escrito pela autora britânica J.K.Rowling, as obras trazem uma linguagem fácil e amena, agradando tanto crianças e adolescentes quanto adultos que gostam de literatura de fantasia.

Os livros foram traduzidos para mais de 70 idiomas e no Brasil é possível encontrar exemplares em línguas como espanhol, italiano, francês e alemão.  

Você pode gostar de saber como aprender espanhol com podcast.

5- 1984 – George Orwell

Orwell foi um escritor inglês famoso por seus ensaios e romances, que nos fazem refletir sobre questões políticas e sociais. Como o autor pretendia alcançar todas as pessoas, sua escrita é simples e de fácil entendimento. 1984, obra que narra a vida em uma sociedade distópica, possui versões em diversas línguas além do inglês, como espanhol, francês e alemão. 

Saiba aqui como encontrar apostilas gratuitas de espanhol.

6- O velho e o mar – Ernest Hemingway

Livro que deu a seu autor o Prêmio Nobel de Literatura, O velho e o mar conta a história de um velho pescador e sua incessante busca por um peixe gigante. Refletindo sobre lutas e desafios, o texto da obra é  simples, fácil e envolvente.

Se você estuda francês, descubra como aprender francês instrumental.

Nível Intermediário

Se você já completou o estágio básico, pode se aventurar por livros maiores, incluindo paradidáticos e obras de coleções como a Macmillan Graded Readers ou a Penguin Random House, que possuem livros para adolescentes, jovens e adultos nos mais diversos níveis de aprendizado. Seguem as nossas sugestões:

Leituras para o estágio intermediário

7- Sonho de uma noite de verão – William Shakespeare

Comédia em forma de peça teatral, a obra foi escrita na década de 1590 e conta uma história que envolve amor, paixão e seres mágicos. O livro é um clássico, portanto, foi produzido em vários idiomas.

8- Cassino Royale – Ian Fleming

Se você é fã de James Bond, tem grande chance de gostar desse livro, que é o primeiro de uma série sobre o agente secreto 007. Publicada em 1953, a obra foi adaptada para o cinema e traduzida para várias línguas.

9- Eu, robô – Isaac Asimov

É uma coletânea de contos escrita por Isaac Asimov e inicialmente publicada em revistas. São 9 contos nos quais o autor russo aborda a evolução dos robôs através do tempo. A obra também ganhou sua versão em filme e foi lançada em diversos idiomas.

10- Obras de Fiódor Dostoiévski

Fiódor Dostoiévski foi um escritor, filósofo e jornalista russo que escreveu vários romances, novelas e contos sobre questões filosóficas e psicanalíticas. Suas obras mais famosas são Crime e castigo, O idiota e Os Irmãos Karamazov, que foram publicadas em várias línguas.

Você também pode se interessar por:

Os livros do nível avançado não foram listados aqui, mas você pode seguir as coleções das editoras citadas.

Quando você começar a ler um livro em outro idioma, tente seguir sem interrupções. Ao término da leitura, procure recapitular o que entendeu da obra. Se necessário, releia alguns trechos com mais atenção, identificando as palavras das quais não conhece o significado.

Uma opção que também pode ajudar são os livros bilíngues. Nesse caso, leia no idioma que está aprendendo e use os trechos em português para verificar sua compreensão. Outra possibilidade são as versões em áudio ou os livros digitais, que são interessantes para averiguar a pronúncia e explorar novas palavras.

E então? Gostou de nossas sugestões de livros para aprender a ler em outro idioma? Conhece outra obra que pode ajudar a estudar uma nova língua? Deixe aqui nos comentários!

Boa leitura e até mais!

Para saber mais sobre como aprender a ler em outro idioma, clique aqui!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo