Você está aqui:Home » Livros Grátis » Administração e Negócios » 10 livros para aprender a falar bem em público

10 livros para aprender a falar bem em público

Olá!

Você lida com algum trabalho em que tenha que falar em público? Ou que tenha que se comunicar diretamente com as pessoas? Então anote estas dicas de 10 livros sobre oratória.

O que é Oratória

Oratória é a arte de falar em público, de forma eloquente, estruturada e deliberada, com a intenção de informar, influenciar, ou entreter os ouvintes. A oratória refere-se ao conjunto de regras e técnicas adequadas para produzir e apresentar um discurso e apurar as qualidades pessoais do orador.

As intenções de uso da oratória têm diversas finalidades; pode ser feita com o objetivo apenas de entreter e informar o ouvinte, mas pode também ser usada para práticas de persuasão, como na política, por exemplo, onde existe a necessidade de convencer as pessoas para que confiem e votem em determinado candidato. A oratória pode ainda causar bem estar nas pessoas, pois um bom orador é capaz de provocar sensações de satisfação e alegria.

Enfim, todos que tem que lidar com a comunicação intra e interpessoal, como nas áreas de direito, gestão, marketing, jornalismo, vendas e comercial, entre outras, devem ter noções de oratória para conseguir um melhor resultado. Assim como, ajuda bastante também para fazer apresentações de trabalhos escolares e TCC, por exemplo.

Reunimos aqui 10 livros para quem quer aprender mais sobre a oratória. Mas, lembrando que a prática é o que vai lhe conferir o verdadeiro aprendizado. Por isso não abra mão de fazer um bom curso de oratória a fim de obter a visão profissional de um especialista da área.

Enquanto isso, dê uma olhada nestes livros:

“Como Falar Bem e Sem Inibições” – Reinaldo Polito

Neste livro, que está na 111ª Edição, o professor Reinaldo Polito expõe, de maneira clara, simples e didática, toda sua experiência de décadas ensinando executivos e profissionais liberais de alto nível a se apresentarem com desembaraço e sem inibições. Cada capítulo é uma verdadeira aula que traz passo a passo todas as técnicas para tornar-se um comunicador excepcional.

“Como Falar em Público e Influenciar Pessoas no Mundo dos Negócios” – Dale Carnegie

Este livro vai lhe ensinar a falar em público com naturalidade, vivacidade, sentimento e clareza. Vai saber como aplicar as técnicas da boa oratória nas relações comerciais e empresariais. No mundo globalizado é importante manter aberta a relação entre os povos, apesar da incerteza e das tensões, medos e inseguranças existentes.

“Tratado da Argumentação” – Chaim Perelman e Lucie Olbrechts

As preocupações que permeiam este livro vinculam-se àquelas dos autores da Renascença e, mais ainda, às dos autores gregos e latinos que estudaram a arte de convencer e as técnicas da discussão. Ultrapassam amplamente os limites da retórica tradicional e visam, sobretudo, aos textos impressos e aos meios discursivos de obter consentimento. As diferentes espécies de discurso, suas variações em função das disciplinas e dos ouvintes, a maneira pela qual as noções se modificam e se organizam, a história dessas transformações. Por analisar os raciocínios apresentados, tanto por jornalistas ou políticos em seus discursos quanto por advogados em suas defesas, juízes em suas decisões ou metafísicos em suas explanações, este Tratado da Argumentação é dirigido a todos aqueles que têm a tarefa de convencer, seja a que título for.

“O Segredo das Apresentações Poderosas” – Roberto Shinyashiki

Se quiser ter o sucesso que deseja, você vai ter de fazer apresentações poderosas. Não importa qual seja a profissão, função ou atividade que você resolveu abraçar para realizar seus sonhos. Em qualquer cargo ou área de atuação, você precisa saber se comunicar para apresentar suas ideias, demonstrar seu ponto de vista, influenciar e convencer as pessoas dos seus argumentos e fazer com que elas comprem suas propostas e produtos.

“História Universal da Eloquência” – Hélio Sodré

Que segredos e mistérios envolvem uma das mais antigas ferramentas humanas: a fala? Como uma simples pessoa consegue cativar multidões utilizando palavras, expressões, voz, gestos, olhares, sentimentos e alma? Desvende todas essas incógnitas através um livro que registra a ação dos grandes oradores através de todos os tempos. Com uma seleção de personalidades justa e imparcial, o autor focaliza a eloquência política, que sempre desfrutou, através dos tempos, de maior prestígio. Exemplos dessa afirmação são Trotsky, Hitler, Catão, Demóstenes, Mirabeau, Robespierre, Gambetta e Carlos Lacerda. Essa obra também nos mostra que a eloquência não morreu, nem é uma arte decadente.

“Teoria de Argumentação Jurídica” – Robert Alexy

É uma das mais influentes obras da Filosofia do Direito surgida nos últimos tempos. Traduzida para 13 idiomas, recebeu da Academia da Ciência de Göttingen em 1982 o Prêmio da Classe Filosófico-Histórica. O tema central deste livro se estabelece em torno da seguinte indagação: é possível uma fundamentação racional das decisões jurídicas? Isto é, há possibilidade de determinar critérios que se imponham a discursos práticos e especificamente ao discurso jurídico, em que há questões valorativas em debate, de modo que possam ser esses discursos chamados racionais? O autor demonstra que é possível, sim (e devido), o desenvolvimento racional do discurso mediante a observância de regras imprescindíveis para o alcance de qualquer consenso fundado.

“Falar bem é Fácil” – Eunice Mendes, Lena Almeida e Marco Polo Henriques

Esta obra reúne em um único volume as principais instruções para quem busca aprimorar a capacidade de falar em público. Este superguia 100% prático foi escrito com uma linguagem objetiva e ainda vem acompanhado de cases e ilustrações que facilitam a memorização daquilo que é essencial para uma comunicação eficaz. Comunicar-se bem é, hoje, uma questão de sobrevivência. Mais que isso, é condição obrigatória para ter um bom desempenho nos âmbitos profissional e pessoal. Neste livro, três profissionais experientes indicam os caminhos para o desenvolvimento das habilidades de comunicação nas mais variadas ocasiões.

”Falar bem é bem Fácil” – J. B. Oliveira

Se pensa o leitor que a era da comunicação informatizada, em que interlocutores qualificados como internautas se plugam na grande rede internacional de computadores, relega a um segundo plano os padrões tradicionais de comunicação, engana-se. Nada é mais atual que os padrões tradicionais não só de comunicação, mas de boa comunicação. Este livro mostra que não só falar é fácil, mas que falar bem é bem fácil. Aqui, você vai saber: Como a oratória aperfeiçoa seus relacionamentos pessoais e profissionais. Como vencer a inibição e o medo de falar em público. Como gerar empatia, simpatia e entusiasmo no público. Como conquistar ouvintes desinteressados e/ou hostis. Como estruturar logicamente uma mensagem.

“Como Falar Bem em Público” – William Douglas, Rogério Sanches Cunha e Ana Lúcia Spina

Comunicar-se bem é um dos requisitos do sucesso em qualquer área da vida. Pensando nisto a Editora Impetus lança a 3ª edição desta obra. Os autores, por meio de suas experiências profissionais, dão dicas e ensinam técnicas para que o leitor consiga se fazer escutar e, principalmente, se fazer entender, bem como aprender a enfrentar situações diversas: prova oral em concursos, dar aulas ou palestras, defender uma tese acadêmica ou submeter-se a uma entrevista para um novo emprego ou à imprensa de maneira brilhante e segura.

“Boas Apresentações Vendem Ideias” – Carlos Alberto Debastiani

É uma obra voltada para profissionais de todas as áreas de negócio que buscam aprimoramento em técnicas de produção de slides e condução de apresentações para obter sucesso tanto na transmissão inequívoca de sua mensagem, pelo envolvimento do público, quanto na aceitação de suas propostas ou projetos, pelo uso adequado de recursos audiovisuais, maximizando seu potencial para a venda de ideias. Com a ajuda de especialistas em comunicação reconhecidos no mundo inteiro, a obra oferece dicas e orientações sobre todos os aspectos que envolvem uma apresentação, desde sua concepção até o relacionamento com o público, após o evento.

Torne-se um expert em oratória e destaque-se na sua área. Aproveite!

Até mais.

comentários (6)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo