Você está aqui:Home » Livros Grátis » Literatura Nacional » 10 livros on-line gratuitos de autores nacionais que incorporam elementos de terror e suspense

10 livros on-line gratuitos de autores nacionais que incorporam elementos de terror e suspense

Olá, leitor(a)!

Os gêneros de terror e suspense possuem  romances e contos cativantes em suas bibliotecas. Abordando temas que, por muitos anos, foram condenados pelo conceito de moralidade da sociedade, eles despertam curiosidade nos(as) leitores(as) quando bem desenvolvidos.

Seja por curiosidade ou gosto pela tensão emocional  que  causam, esses gêneros fazem sucesso desde o século XVIII. No Brasil, pouco se sabe sobre a influência deles na literatura. Entretanto, muitos autores(as) brasileiros(as) escreveram obras consagradas que apresentam vários elementos que as classificariam como pertencentes a eles.

Literatura de terror e suspense no Brasil

Durante a segunda fase do Romantismo no Brasil, também conhecida como “Mal do século” e “Ultrarromântica”, os autores tratavam de maneira densa temas como morte, amor não correspondido e pessimismo. Pensando nisso, é possível dizer que o autor brasileiro de maior destaque no uso desses elementos em suas obras foi Álvares de Azevedo (1831 – 1852).

10 livros gratuitos sobre terror e suspense

Para você que gosta desses gêneros, mas conhece poucas obras nacionais a respeito, nós selecionamos 10 livros on-line gratuitos para você ler e se impressionar. Confira a lista abaixo.

10 livros nacionais que incorporam elementos de terror on-line gratuitos

Fonte: Reprodução

1. Demônios (Aluísio Azevedo)

Este é o primeiro volume de contos de Aluísio de Azevedo (1857 – 1913) e trata de temas como o anonimato e encontros com desconhecidos(as), utilizando a cidade do Rio de Janeiro como ambiente. Cada capítulo termina no clímax (ponto de maior tensão em uma narrativa), fazendo com que o(a) leitor(a) deseje ler o próximo.

obra foi lançada, originalmente, em 1893 e para acessá-la é só clicar aqui.

2. Noite na Taverna (Álvares de Azevedo)

Esta obra pode ser considerada a mais relevante e simbólica da literatura de terror e suspense do Brasil. O enredo consiste no encontro entre homens e mulheres boêmios(as) em uma taverna, onde eles contam histórias estranhas que viveram.

obra foi publicada em 1855, após o falecimento de Álvares, e para acessá-la é só clicar aqui.

3. O defunto (Thomaz Lopes)

Abordando a temática dos “mortos vivos”, Thomaz Lopes (1879 – 1913) produziu um desses livros clássicos que todo fã de terror e suspense gosta de ler. Além de escritor, Thomaz também foi jornalista, poeta, advogado, diplomata e foi nomeado como um dos patronos da Academia Cearense de Letras.

obra foi lançada em 1907 e para acessá-la é só clicar aqui.

4. A causa secreta (Machado de Assis)

Considerado um clássico da literatura brasileira, este conto mostra o lado sádico de Machado de Assis (1839 – 1908). O conto retrata um homem que sente prazer em ver a dor e o sofrimento alheio, causando arrepios no(a) leitor(a).

obra foi publicada, originalmente, no jornal Gazeta de Notícias, em 1855, e para acessá-la é só clicar aqui.

5. A dança dos ossos (Bernardo Guimarães)

A partir de uma ambientação rural, Bernardo Guimarães (1825 – 1884) vai trabalhar com um elemento sobrenatural, a “assombração”. O enredo é composto por homens do campo que estão ao redor de uma fogueira contando histórias, até que uma delas é sobre o espírito de um homem que volta para assombrar as pessoas.

conto foi publicado em 1871 e para acessá-lo é só clicar aqui.

6. Sem olhos (Machado de Assis)

Esta é uma das mais tensas e tenebrosas produções de Machado de Assis. O autor conta a história de amor de um homem em seu leito de morte, em que ele relembra o seu passado e os ciúmes que sentia pela mulher.

conto foi lançado em 1877 e para acessá-lo é só clicar aqui.

7. Venha ver o pôr do sol (Lygia Fagundes)

Considerada pela academia e críticos como a “Dama da literatura brasileira”, Lygia Fagundes (1923 -) foi a primeira mulher brasileira a ser indicada para o Prêmio Nobel de Literatura. Neste livro de contos, ela vai retratar situações dramáticas e fantásticas, convidando o(a) leitor(a) a refletir sobre a magia dos detalhes presentes no dia a dia.

livro é o mais novo da lista, lançado em 1988, e para acessá-lo é só clicar aqui.

8. O cemitério (Lima Barreto)

O jornalista e escritor Lima Barreto (1881 – 1922) vai abordar neste curto conto o medo que o personagem possui dos seus próprios sentimentos toda vez que vê a foto de uma mulher que está enterrada no cemitério. Além das obras literárias, Lima também ficou marcado por sua forte atuação política durante a Primeira República.

conto foi lançado em 1919 e para acessá-lo é só clicar aqui.

9. O imortal (Machado de Assis)

O último conto de Machado de Assis desta lista vai contar a história de um ex-frade franciscano que abandonou a batina e foi morar em uma aldeia indígena. Na aldeia, ele teme a chegada da morte e é apresentado ao “elixir da vida eterna”, ponto em que a trama se desenvolve.

conto foi publicado, originalmente, em 1882 e para acessá-lo é só clicar aqui.

10. Confirmação (Gonzaga Duque)

Gonzaga Duque (1863 – 1911) foi um dos poucos escritores adeptos do movimento Simbolista, entre o final do século XIX e começo do século XX. O escritor, crítico e jornalista vai relatar a história de uma experiência científica que gerou consequências assustadoras.

conto faz parte da coletânea Horto de Mágoas, lançada postumamente em 1914, e para acessá-lo clique aqui.

Conteúdo extra

Apesar de não ser uma obra brasileira, o livro O corvo, de Edgar Allan Poe (1809 – 1849), foi traduzido para português por Machado de Assis em 1883. Clique aqui para ter acesso a essa e outras traduções da obra.

São muitas histórias aterrorizantes de grandes nomes da literatura, mas qual chamou mais sua atenção e com certeza você vai ler? Deixe aqui nos comentários!

No Canal do Ensino, leia também:

Boa leitura e até o próximo texto!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo