Você está aqui:Home » Livros Grátis » Diversos » 10 livros gratuitos sobre educação no trânsito

10 livros gratuitos sobre educação no trânsito

Olá, leitor!

Certamente você percebe o alto volume de veículos transitando diariamente. Esse aumento se dá pela facilidade no financiamento, necessidade do rápido deslocamento e correria do dia a dia o que acaba influindo diretamente na educação do trânsito, ou melhor, a falta dela.

Grande parte dos motoristas atribui a culpa pela alta taxa de acidentes, na precariedade das estradas, na falta de sinalização, entre outros. No entanto, acabam se esquecendo de apontar o dedo para o real problema que acomete tudo isso, ou seja, o próprio condutor.

Claro, estradas ruins e má sinalização influenciam negativamente nesse quadro, mas não é só isso, não é mesmo? Sempre existe aquela parcela, diga-se de passagem grande parcela, de acidentes causados pela distração e acima de tudo, educação.

Se você quer aprender como aprimorar a educação no trânsito para compreender como uma criança educada, se torna o adulto responsável no trânsito, acompanhe esse conteúdo desenvolvido especialmente para essa finalidade. Confira!

Você conhece a importância da educação no trânsito?

educação no transito

Fonte: Shutterstock

É importante destacar a necessidade de influenciar positivamente no aprendizado dos indivíduos ainda crianças. Afinal de contas, a criança de hoje é o adulto que guiará um carro, caminhão, ônibus ou qualquer outro veículo.

Dito isso, podemos assumir que grande parte dos acidentes que presenciamos, está intimamente ligada à falta da educação no trânsito.

Devemos compreender que o aprendizado sobre tudo que envolve dirigir um veículo, deve ir além daquele que compete ao funcionamento e direção em si. Em outras palavras, é necessário ensinar crianças e posteriormente aos adolescentes e adultos, muito mais que apenas legislação de trânsito, sinais de trânsito ou como dirigir.

Se faz imprescindível o entendimento e o posicionamento das pessoas sobre o aspecto da cidadania. Transparecer no aprendizado a ética e todos os valores intrínsecos e vitais à sociedade em que vivemos.

Portanto, existem alguns pontos substanciais que devem ser apresentados a todos os que querem se tornar condutores um dia, são eles:

  • Incentivar a aprendizagem sobre as técnicas da circulação das vias;
  • Trazer à tona os riscos reais de acidentes;
  • Mostrar e intensificar o estudo acerca das causas e consequências dos acidentes;
  • Aplicar a correção adequada das atitudes no trafegar, indiferente ao perfil condutor ou de pedestre;
  • Conscientizar é a melhor prevenção de acidentes;
  • Elucidar sobre as Leis de Trânsito;
  • O condutor do trânsito como algo além de motorista, mas sim um cidadão;
  • Estimular o aprendizado acerca da real necessidade de aplicar os preceitos da educação no trânsito.

Além desses direcionamentos de caráter conceitual e teórico, existem algumas medidas práticas para a prevenção de acidentes de qualquer natureza.

Como evitar acidentes de trânsito? A educação é o primeiro passo!

Você sabia que em todos os levantamentos realizados pelos órgãos responsáveis pela mensuração das causas de acidentes, o fator humano é a principal constante nessa equação?

Quando citamos fator humano, nos referimos diretamente a educação no trânsito. Seja por falar ao telefone enquanto dirige, não respeitar a sinalização e seus limites de velocidade e a criação de mensagens no celular.

Tudo isso mencionado acima está diretamente ligado à educação no trânsito. Afinal, se você fala ao telefone, mesmo sabendo que é proibido, ou dirige a 80km/h em uma via em que o permitido é 40km/h, certamente você deixou a educação, consideração e cidadania para com as demais pessoas, de fora do carro, não é mesmo?

Esse cenário é ainda agravado quando há o consumo abusivo de álcool e drogas, pois o condutor abre mão de toda sua sobriedade e coloca não somente a sua vida, mas a de todos em risco, nessa situação que é considera uma “Roleta Russa” no trânsito.

Veja como você pode evitar acidentes no trânsito! Veja também: 4 benefícios das aulas de educação no trânsito!

Utilize a direção defensiva como proteção

Direção defensiva, nada mais é do que estar atento à condução de outros motoristas, certamente você conhece aquela expressão: “Temos que dirigir por nós e pelos outros”, não é mesmo?

Além disso, é fundamental respeitar as condições do tempo, bem como as condições das estradas e pistas.

Não nos esqueçamos dos pedestres

Inseridos no código de trânsito estão algumas orientações direcionadas aos pedestres. Todos sabemos que da mesma forma que existem motoristas desatentos, há também aqueles pedestres que andam fora da faixa, se esquecem das calçadas, evitam passarelas e pontes.

Portanto, siga corretamente as regras e se assegure de que pelo menos a sua parte como cidadão está garantida.

Faça ao menos o mínimo, que é a sua parte!

Todos já sabem disso, mas é bom reforçar: evite consumir bebidas alcóolicas quando dirigir, respeite o limite de velocidade, respeite o pedestre e evite ultrapassar em local proibido. Além de tudo isso, realize sempre uma revisão antes daquela viagem de férias.

Veja também: Conheça um jogo virtual que ensina sobre educação e segurança no trânsito!

Já ouviu falar do Movimento Maio Amarelo?

Diante da alta taxa de mortalidade no trânsito, o Poder Público em conjunto com a Sociedade Civil, buscam a conscientização dos condutores. O objetivo principal do movimento é pautado na necessidade de conscientização quanto à segurança viária.

Com o intuito de mobilizar diferentes segmentos da sociedade temos os seguintes alvos: órgãos do governo, entidades de classe, empresas de diferentes nichos, federações, associações, dentre outros.

Dessa forma, desenvolve-se a possibilidade de explorar o escopo desse tema atual, que grita por socorro. O mês de maio, que foi escolhido como referência, se dá por meio de uma divulgação que a ONU fez, promovendo a Década de Ação para Segurança no Trânsito.

O fundamento principal abordado pela iniciativa Maio Amarelo é sem dúvidas, a educação no trânsito e como isso pode impedir progressivamente o aumento dos acidentes.

Conheça 10 livros gratuito sobre educação no trânsito

Nós do Canal do Ensino separamos 10 livros para auxiliar na disseminação da educação no trânsito, veja a seguir!

1 –  Livro “A Criança no Trânsito”

Esse livro foi desenvolvido pelo CETRAN/MS e aborda de forma específica a segurança de crianças de 0 a 14 anos no trânsito.

O tema e o material do livro, que foram definidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAM), tem como objetivo sensibilizar pais, mães, educadores, transportadores escolares e pediatras, sobre os riscos e condições de segurança em que as crianças se encontram.

O desenvolvimento do material foi impulsionado pelo número crescente de crianças acidentadas no decorrer dos anos. Logo acima já definimos o público-alvo desse conteúdo oferecido. Acesse o livro por meio do link acima. (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 03/12/2019)

2 – Livro “A Turma da Mônica – Educação no Trânsito não tem idade”

Por meio de uma história animada de Maurício de Souza, a educação no trânsito é abordada de forma engraçada e acolhedora. Sendo assim, professores e educadores, pais e mães podem atribuir a leitura desse gibi aos alunos e filhos.

A história em questão aborda o tema de forma concisa e traz aspectos importantes, tanto para quem é condutor e deve estar sempre atento, quanto às crianças e a necessidade de sempre estarem atentas ao tráfego de veículos, onde quer que estejam.

São 17 páginas que abordam diferentes cenários e situações em que a criança passa a aprender sobre a educação no trânsito de forma positiva e construtiva. Acesse o quadrinho pelo link acima!

3 – Livro “Educar para o Trânsito”

Esse livro é completo e abrange de forma massiva a questão da educação no trânsito. Ao começar por temas básicos como “o que é trânsito” o conteúdo progride de forma positiva acerca de informações sobre os códigos de trânsito, a importância de educar, dentre outros.

Além disso, o interessado ainda encontra tudo sobre seus direitos e deveres como cidadão da sociedade. É um livro voltado tanto para a educação sobre a necessidade de ofertar a educação no trânsito, bem como à importância das diferentes leis, obrigações e normas regulamentadoras.

Para você que busca se inteirar mais sobre as especificidades das leis de trânsito e ainda descobrir como exercer aquilo que é seu por direito, acesse o livro pelo link acima.

4 – Livro “Plano de Mobilidade por Bicicletas nas Cidades”

Esse livro busca apresentar conceitos importantes de sustentabilidade ambiental, inclusão social, gestão participativa e melhorar a igualdade da utilização do espaço público.

Afinal de contas, o trânsito não é formado apenas de carros, caminhões, motos e ônibus, não é mesmo? Vemos cada vez mais ciclovias sendo implementadas com o intuito de preservar o meio ambiente e acima de tudo, desencorajar o uso exclusivo e único dos automóveis.

Portanto, é fundamental compreender como isso deve ser abordado e posto em prática. Acesse o livro pelo link acima, você possui duas opções, ou seja, ler o material de forma online ou fazer o download.

5 – Livro “Noções de Primeiros Socorros no Trânsito”

Sim, na autoescola você aprende um pouco sobre as noções de primeiros socorros, mas e se você pudesse se aprofundar um pouco mais no assunto? Esse tema certamente faz parte da educação no trânsito.

Aprenda sobre a inevitabilidade dos primeiros socorros, a sequência das ações de socorros, como manter a calma e controlar a situação, a sinalização do local e a segurança, iniciando o socorro às vítimas, dentre outros tópicos.

Baixe ou leia inteiramente na plataforma mencionada no link acima.

6 – Livro “Mortalidade por Acidentes de Transporte Terrestre no Brasil”

Livro criado e disponibilizado pelo Ministério da Saúde, que apesar de não ser recente é uma ótima fonte de informação e conhecimento. Entenda como as desigualdades da área da saúde estão relacionadas com a educação no trânsito.

Por meio de uma perspectiva analítica desse tema, o ministério visa apresentar e apontar sobre o impacto que os acidentes causam nas famílias brasileiras. Leia inteiramente online ou realize o download por meio do link acima.

7 – Livro “Guia de Boas Práticas sobre Segurança Rodoviária e Educação de Primeiros Socorros para Crianças”

Esse livro é fruto de uma campanha de segurança rodoviária da Cruz Vermelha Europeia. O livro contém práticas de segurança rodoviária e de primeiros socorros, que são importantes pontos de partida para aprimorar a segurança das crianças.

Dessa forma, com esse conhecimento, é possível ampliar a segurança das crianças e seus trajetos de casa para a escola, por exemplo. O público-alvo do livro é toda pessoa interessada em ampliar seus conhecimentos acerca da segurança no trânsito.

Esse é um bom exemplo de como a educação no trânsito é algo palpável e simples de ser desempenhado. Baixe ou leia na própria plataforma no link acima.

8 – Livro “Direção Defensiva – Trânsito Seguro é um Direito de Todos”

Assim como citamos no início do conteúdo, a direção defensiva é uma excelente forma de evitar acidentes. Sendo assim, o livro foi desenvolvido pela ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego) com esse objetivo.

O material do livro se baseia em 4 pontos fundamentais e intrínsecos para o bom relacionamento e convivência social no trânsito. Temos então, a dignidade humana, igualdade de direitos, participação e princípio da corresponsabilidade pela vida social.

Com materiais assertivos você aprende como simples ações podem reduzir drasticamente a chance de acidentes e elevar a educação no trânsito, uma vez que você aprende como respeitar os outros integrantes dessa atividade diária.

Gostaria de baixar para ler depois? Existe um botão para download. Não se importa de ler na própria plataforma? Todo o conteúdo está disponível.

9 – Cartilha: Segurança no Transporte de Crianças e Gestantes 

Mais um material criado e disponibilizado pela ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego) com o intuito de conscientizar e preparar os profissionais que atuam no transporte de crianças e eventualmente de gestantes.

Entenda os principais conceitos sobre a segurança e a gradual evolução da educação no trânsito. Seja você um profissional da área ou apenas alguém interessado no aprendizado e prevenção de acidentes, esse material é fundamental.

Acesse, baixe ou leia totalmente online por meio do link.

10 – Apostila para Renovação da Carteira Nacional de Habilitação

Criado e disponibilizado pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal, é uma apostila que abrange diferentes temas relacionados à própria renovação da carteira, mas também a tudo que envolve o próximo condutor como sendo um cidadão que deve ter seus direitos respeitados.

O material visa também preparar de forma precisa o condutor que está prestes a realizar a renovação da carteira e necessita de aprendizado para facilitar esse processo.

Está prestes a renovar sua carteira e gostaria de se preparar melhor? Corre logo baixar o conteúdo ou assistir na própria plataforma.

Afinal, como melhorar a educação no trânsito brasileiro?

Criação de programas focados nas crianças

Assim como já citamos ao longo do conteúdo é fundamental começar a preparar os adultos condutores ainda quando crianças.

Para tanto, é recomendado a criação de programas focados no aprendizado da criança, para que comece desde cedo a compreender seu papel como futuro cidadão da sociedade, onde deve ter seus direitos respeitados e acima de tudo, respeitar os direitos dos outros.

Já para os adolescentes que cursam o ensino médio é relevante promover palestras que abranjam a legislação de trânsito e por conseguinte, a educação no trânsito.

Trabalhar a conscientização dos adultos

Por meio de campanhas desenvolvidas com o objetivo de apresentar ao público adulto, meios efetivos de prevenção, bem como a necessidade e exigência de utilizar o cinto de segurança.

Campanhas específicas que mostram a importância e vantagens de desenvolver a colaboração no trânsito, como por exemplo, na direção defensiva. Incentivar o respeito ao limite de velocidade, principalmente em áreas escolares e movimentadas.

Respeitar a faixa de pedestre quando houver um pedestre prestes a atravessar, dentre tantas outras maneiras de se tornar um cidadão modelo e propagar a educação no trânsito.

Aproveite o curso oferecido pelo Detran-RJ!

Esperamos ter mostrado a importância em desenvolver a boa convivência no trânsito e como isso deve ser algo aplicado desde os primeiros anos de vida da criança. Aproveite cada um dos livros gratuitos sobre educação no trânsito que mencionamos acima.

Bons estudos e até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo