Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » 10 livros digitais sobre a história da arte

10 livros digitais sobre a história da arte

Olá, leitor!

Antigamente o estudo da História da Arte não era uma disciplina obrigatória nas escolas, porém, alguns anos atrás ela passou a ser um componente curricular em muitas escolas. Entende-se que conhecer a arte é compreender a origem e cultura da humanidade e que por meio dela é possível, inclusive, estudar outras disciplinas como geografia, matemática, literatura e história. Além disso, ela ajuda os observadores a refletirem sobre questões políticas e sociais, e a grande vantagem da atualidade é que, há vários filmes que ilustram a história da arte e existe uma infinidade de livros digitais que podem ser usados como referência.

Uma outra vantagem do livro digital é que seu valor geralmente é bem inferior ao da versão impressa. Por isso, foram selecionadas algumas obras com foco no que há de mais recomendado e recente no mercado de livro digital sobre história da arte.

1 – A História da Arte – Ernst Hans Gobrinch

O livro: foi publicado pela primeira vez no ano de 1950 e até hoje serve de referência para os estudantes. O seu conteúdo faz uma introdução ao mundo da arte, pois parte desde as pinturas rupestres da pré-história e vai até a arte contemporânea.

O autor: nasceu em Viena, Áustria, e se naturalizou cidadão britânico. Possui outras obras sobre História da Cultura e da Arte publicadas. Também foi professor e pesquisador da Universidade de Londres, morreu em 2001 aos 92 anos.

2 – A arte rupestre no Brasil – Maria Dulce Gaspar

O livro: descreve como a arte rupestre foi concebida ao longo da história no Brasil e de que forma foi contextualizado para determinar os costumes e práticas de um povo.

A autora: se graduou em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense, fez mestrado em Antropologia Social na Federal do Rio de Janeiro, doutorado em Arqueologia na Universidade de São Paulo e pós-doutorado na Universidade do Arizona (EUA). É professora na Universidade Federal do Rio de Janeiro e possui diversas obras publicadas entre artigos e livros.

3 – 1922 A semana que não terminou – Marcos augusto Gonçalves

O livro: é um relato histórico misturado com relatos jornalísticos sobre a Semana da Arte Moderna. Se trata de uma reconstrução do episódio com minuciosa descrição de personagens, fantasias, críticas da época, tudo embasado em pesquisas e entrevistas com especialistas.

O autor: é graduado em Literatura na PUC – RJ e mestre em Comunicação na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalha na Folha de S. Paulo como jornalista e editor da Ilustrada. É autor de Cultura e participação no anos 60 e organizador de Pós-tudo – 50 anos de cultura na Ilustrada.

4 – A herança simbólica na azulejaria barroca: os painéis do claustro da igreja de são Francisco da Bahia – Patricio Dugnani

O livro: faz uma análise dos 37 painéis de azulejos do claustro Igreja de São Francisco da Bahia, por ele se interpreta mistérios fatos ocultos que envolvem a cenas retratadas pela arte barroca.

O autor: é doutor em Comunicação e semiótica, pesquisador da arte barroca no Brasil. Possui cerca de 8 livros infantis publicados.

5 – O tropicalismo: cultura de massa na década que não acabou – Glauco Moreira Carneiro

O livro: aborda o Tropicalismo a partir dos anos sessenta e destrincha as influências dele na cultura brasileira, procura entender os antagonismos da sociedade.

O autor: não disponibiliza sua formação acadêmica.

monumento-artistico

6 – Arte e cultura – Clement Greenberg

O livro: é uma coletânea de ensaios organizada pelo autor, publicada primeiramente no ano de 1961, dividida em cinco partes que abordam arte e sociedade, literatura, produção e legado dos artistas modernos e contemporâneos.

O autor: nasceu em Nova Iorque nos Estados Unidos e foi um forte crítico de arte no seu país, ligado ao Modernismo.

7 – Constelação de Gênios: uma biografia do ano de 1922 – Kevin Jackson

O livro: retrata o período por meio dos fatos históricos, artistas, dançarinos, atores, antropólogos, escritores, diretores e faz um panorama cultural, social e político.

O autor: britânico estudou na Pembroke College em Cambridge, foi professor e depois foi contratado pela BBC para produzir programas de rádio e documentários curtos. Ele é autor e editor de diversas obras.

8 – 1965: o ano mais revolucionário da música – Andrew Grant Jackson

O livro: narra, por meio de histórias vividas dos personagens, episódios descobertos do ano que foi consagrado revolucionário para a música, aborda o surgimento de grandes artistas como Beatles, Rolling Stones, Bob Dylan, entre outros, além de movimentos sociais.

O autor: é norte americano e escreve para diferentes revistas de músicas, ele possui outras duas obras publicadas relacionadas ao mesmo tema.

9 – O retrato na pintura italiana do renascimento – Jacob Burckhardt

O livro: é embasado na história cultural dos séculos XV e XVI e faz um retrato sobre a arte do Renascimento italiano, evidencia suas obras e as relaciona com o contexto social da época.

O autor: suíço foi um historiador da arte e cultura, lecionou História da Arte na Universidade de Basiléia e na Universidade de Zurique.

10 – O Som da Revolução – Rodrigo Merheb

O livro: mapeia os principais impactos sobre o Rock nos anos de 1965 a 1969, aborda movimentos sociais, políticos e questões estéticas que influenciaram grandes nomes da música como Jimi Hendrix, Beatles, Pink Floyd e Bob Dylan.

O autor: é jornalista e pesquisador, foi colunista do jornal O Tempo de BH, morou anos nos Estados Unidos onde foi vice-cônsul do Brasil.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo