Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Concursos Públicos » 10 livros de português para concursos públicos

10 livros de português para concursos públicos

Olá,

Uma das disciplinas mais cobrada em concurso público é o português. Querida por poucos e amada por muitos, suas regras gramaticais e a norma culta da linguagem precisam ser de total conhecimento do concurseiro caso ele queira agarrar uma vaga.

Como muitos deles acabam negligenciando-a, é normal que ela acabe surpreendendo o concurseiro na hora da prova. Alguns materiais são muito interessantes e abordam essa disciplina de uma forma muito clara e eficaz. Com eles, é possível ter uma base bem sólida na interpretação de textos, redação e gramática.

Como encontrar livros para concursos públicos

Quem pretende passar em um concurso público sabe que precisa estudar muito para sair na frente dos demais concorrentes. Para isso, além de seguir um horário para estudar todo o conteúdo também é preciso encontrar bons livros que o ajude nessa caminhada.

É comum encontrar apostilas destinadas a cada concurso público que será realizado. Neles, encontram-se somente o conteúdo que consta no edital para que o concurseiro estude. Por isso, eles podem ser uma boa ferramenta de estudo.

Também é possível encontrar livros destinados a cada disciplina. Esses são muito eficientes para ajudar o concursando a aprender o assunto. Além do mais, existem algumas editoras que lançam livros muito bons que realmente podem fazer a diferença.

Como estudar para concursos públicos por meio de livros

Quem nunca estudou para um concurso público acaba ficando com algumas dúvidas na hora de iniciar os estudos. Afinal, as provas aplicadas são diferentes das que as escolas e o ENEM aplicam.

Na hora de estudar por um livro, é importante que o concursando leia um pouco o seu conteúdo para saber se a forma como o tema é abordado é perfeitamente compreendido por ele. Esse é o primeiro passo e um dos mais importantes.

Encontrar um local tranquilo também é primordial na hora dos estudos para que a atenção não fique dividida. O ideal é estudar por cerca de 2 horas e relaxar por 5 a 10 minutos, assim, o conteúdo fixa mais facilmente na mente.

A vantagem de estudar pelo livro é que se pode fazer anotações, rabisca-lo com alguma dica ou algo que foi lido e que é importante. Fazer um comentário em um parágrafo, anotar o significado de uma palavra desconhecida, tudo isso facilita o aprendizado.

10 livros de português para estudar para concursos

São raros os concursos que não cobram português. Por isso, é de fundamental importância que o concursando estude essa disciplina com afinco. Alguns dos livros que podem ser usados para esse objetivo são:

  • Gramática para concursos – traz as normas gramaticais e inúmeras questões comentadas de concurso.
  • Gramática comentada com interpretação de textos – traz os conteúdos que caem frequentemente nos concursos. Tem vários exercícios e questões de prova além de análise de textos.
  • Redação em construção – traz toda a base necessária para se fazer uma interpretação de texto e produção textual.
  • Moderna gramática portuguesa – do professor Bechara, possui todo o conteúdo da língua portuguesa.
  • Nível médio e superior – Português – para quem pretende prestar um concurso em específico, que é muito disputado, pode estudar por esse livro.
  • Interpretação de textos e semântica para concursos – contém várias perguntas que caíram em provas de concurso relacionadas a interpretação de texto.
  • Gramática completa para concursos e vestibulares – possui vários exercícios que ajudam a fixar o conteúdo.
  • Português para concursos: teoria e 900 questões – os concuseiros amam esse livro, pois além do conteúdo gramatical ele possui 900 exercícios.
  • Gramática reflexiva da língua portuguesa – livro teórico que incentiva o aluno a refletir.
  • Gramática para concursos públicos – aborda a gramática direcionada especialmente a quem vai fazer concurso.

Bons estudos!

comentários (1)

  • Sonia Hey

    Recomendo ainda a Nova gramática para concursos: praticando a língua portuguesa. Os conteúdos são apresentados sob forma de pequenos textos em que se explicam noções teóricas com uma rica exemplificação, seguidos de um elenco variado de exercícios e questões de concurso, a título de fixação da aprendizagem. Alguns subcapítulos são acompanhados da seção Saiba Mais, com o objetivo de aprofundar alguns conteúdos, e de um Glossário, em que se esclarecem os significados de termos empregados nas explicações e no final o Gabarito. http://lexikon.com.br/nova-gramatica-para-concursos

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo