Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 10 indícios para se tornar professor

10 indícios para se tornar professor

Olá, leitor!

No Brasil, o número de interessados pela carreira de professor tem diminuído, apenas 2% dos jovens que cursam o último ano do Ensino Médio planejam estudar Pedagogia ou alguma Licenciatura na graduação – isto é o que aponta uma pesquisa feita pela Fundação Victor Civita em parceria com a Fundação Carlos Chagas. A defasagem é consequência de um longo período de políticas não atrativas para a profissão, mas que estão sendo repensadas e já apresentam alguns pontos positivos.

Para ser professor é preciso ter habilidade, conhecimento e formação, pois seu exercício tem um peso importante na composição do indivíduo quanto cidadão. É ele quem assume o papel de conduzir, mediar e gerir a aprendizagem dos alunos, os quais devem ser instruídos para serem capazes de raciocinar, de indagar e de interpretar a realidade em que vivem, para que possam construir opiniões próprias.

Confira, agora, 10 características que indicam a aptidão para ser um profissional da área:

1 – Gostar de lidar com pessoas

O trabalho de professor exige do profissional uma facilidade de se relacionar com pessoas e é preciso gostar, visto que a área o fará atuar com alunos de diferentes idades, experiências e que apresentam diversas potencialidades e limitações. Além disso, demanda trabalho em equipe tanto com os estudantes quanto com os demais educadores, por isso qualquer dificuldade de convivência atrapalharia o bom desempenho da função.

2 – Possuir boa comunicação

Para uma boa comunicação é necessário saber organizar ideais e pontuá-las de forma clara e objetiva. O educador precisa se fazer ser entendido, do contrário o processo de aprendizagem sai prejudicado.

3 – Gostar de estudar

Não só os docentes, mas todos os profissionais devem manter uma busca constante pelo aprendizado. Se manter atualizado permite que se adquira cada vez mais conhecimento para que se aprimore o trabalho.

4 – Ter conhecimentos gerais

Dominar diferentes conteúdos que compõem disciplinas curriculares é importante mesmo que se lecione apenas uma matéria, a interdisciplinaridade permite a integração com outras áreas do conhecimento e contribui para o processo de formação.

5 – Gostar de ensinar

professora-e-alunos-felizes

Se sentir bem ao compartilhar conhecimento favorece o estabelecimento de um clima favorável para a aprendizagem. Gostar de ensinar é o principal fator que move os professores a seguir carreira.

6 – Ser criativo

A tarefa de lecionar solicita criatividade na hora de transferir o conteúdo, portanto é preciso ficar atento as novidades, se atualizar com novas didáticas e repensar os métodos utilizados.

7 – Ter atitude

Ser professor significa não tem medo de enfrentar as dificuldades. É aceitar o desafio de fazer a diferença e tomar a frente, mantendo sempre uma postura ética profissional.

8 – Planejador

Caracteriza um professor a sua capacidade de organizar seus objetivos e otimizar o tempo atribuído para o ensino. Essa eficiência faz aumentar a produtividade, o que se resume em uma função bem desempenhada.

9 – Estrategista

Um bom profissional da área se destaca por aprimorar estratégias de ensino, por meio da utilização de métodos e procedimentos, que visem promover o desenvolvimento do pensamento autônomo. É a busca constante em formar cada vez mais cidadãos melhores.

10 – Desejar

Nem todos os professores nascem sabendo que desempenharão essa função. Uns sonham desde pequenos porque admiram a profissão ou possuem familiares nesse segmento, outros descobrem com o passar dos anos que têm aptidão para o negócio e muitos entram para a prática devido a formação acadêmica. Esse chamado interno é um dos principais indícios que se precisa para se tornar professor.

Se identificou? Comente, conte para nós a sua história, se já pensou em lecionar ou como ingressou nessa carreira. Suas experiências são bem vindas e podem auxiliar outras pessoas.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo