Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 10 ideias para professor utilizar as Redes Sociais na escola

10 ideias para professor utilizar as Redes Sociais na escola

Olá leitores!

Não há como negar que a Internet está inserida na rotina de crianças e adolescentes ao redor do mundo. E esse envolvimento é ainda maior quando se trata de redes sociais, cujo alcance se expandiu muito nos últimos anos com a popularização dos Smartfones. Mas quando se trata de mídias sociais em sala de aula, o assunto ainda é tabu e muitos professores abominam a ideia. Mas é hora de virar o jogo!

Redes por todas as partes

De acordo com uma pesquisa realizada em 2013  pelo Conectaí, em uma parceria com o youPIX e o IBOPE Media, cerca de 95% dos jovens brasileiros entre 15 e 33 anos se consideram viciados em tecnologia. Entre os portugueses,  97% dos jovens entre 9 e 16 anos possuem perfil nas redes sociais e 86% acessam a internet diariamente. Ao invés de combater, a hora é de explorar. Como diria o educador e filósofo Paulo Freire:

“Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender”.

Então aprenda como usar e, principalmente, como ensinar usando as redes sociais na escola.

10 ideias e motivos para usar Redes Sociais na escola

1. Além do Google

Notícias e fatos históricos são divulgados e compartilhados nas redes sociais antes mesmo de saírem nos meios tradicionais. Pedir aos alunos que acompanhem alguma notícia com o uso de # (símbolo conhecido como ‘hashtag’) e depoimentos de internautas é uma boa forma de mantê-los atualizados dentro da temática tratada. #ficaadica

2. Entrevistas

As redes sociais, devido ao seu amplo alcance, são uma boa ferramenta para encontrar fontes e especialistas para entrevistas, assim como para realizar pesquisas com o público.

3. Criação Colaborativa

Alunos e professores podem criar conteúdo nas redes e convidar outras pessoas com o mesmo interesse a interagir, opinar e colaborar de diversas formas aumentando a qualidade do projeto.

4. Grupos Online

Quando uma turma está envolvida em um mesmo tema, é possível criar grupos de estudo e discussão e incluir pessoas de relevância, como especialistas, que contribuam com a troca de conteúdos e informações, motivando os alunos.

5. Apresentações

Criar um banco de apresentações e vídeos online sobre temas variados que ajude a fomentar a troca de informações e referências entre os alunos. Pode-se também pedir aos alunos  que disponibilizem suas apresentações a outras turmas.

6. Caderno Digital

Alunos podem criar Notas Online para compilar textos e resumos, imagens e vídeos sobre o mesmo tema, organizando os conteúdos e acessando-os de qualquer lugar, bastando que tenham acesso à internet.

7. Conectar informações

Mapas Mentais ajudam a conectar ideias, organizar a linha de raciocínio e visualizar histórias e brainstorms. É uma ferramenta e tanto para pesquisas complexas, onde acontecimentos se entrelaçam. Diferente de tópicos em apresentações de slides, por exemplo, no mapa mental você consegue ver todas as ligações entre as ideias em uma única página.

8. Debates do virtual para o real

Iniciar debates nas redes sociais com alunos e estimulá-los a pesquisar informações para embasar suas respostas em um debate real na sala de aula, pode ser uma forma de enriquecer as discussões.

9. Senso crítico

É possível encontrar muita informação nas redes, e isso é uma forma de estimular seus alunos a ter senso crítico, tolerância com opiniões contrárias e discernimento na hora de usar um conteúdo como verdadeiro.

10. Estudar, revisar, testar e compartilhar

Existem várias plataformas onde é possível usar redes sociais na escola. Uma dessas plataforma é a ExamTime, como ela você pode criar gratuitamente,  fichas de memorização, testes, mapas mentais, notas online, grupos de estudo e ainda compartilhar tudo isso em outras plataformas ou com os colegas. Também é possível acessar a biblioteca virtual, que possui milhares de recursos criados por outros alunos e professores.

Aproveite estas dicas para incluir as Redes Sociais na escola.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo