Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 10 ideias para aulas digitais

10 ideias para aulas digitais

Olá leitores, tudo bem?

As aulas estão sempre evoluindo, principalmente com o avanço da tecnologia. Atualmente existem modelos de aulas diferenciadas que estão sendo cada vez mais adotadas em vários países, até mesmo no Brasil.

Um desses novos modelos são aulas em computadores. Quando em escolas com mais oportunidades e vantagens, essas aulas podem até mesmo serem feitas em Tablets.

Caso você precise se preparar para encarar esse tipo de aula, aqui estão – dicas para te ajudar.

10 dicas para organizar aulas digitais

1 – Pegue leve com você mesmo: Se você é novo com a tecnologia, esse tipo de aula pode ser uma grande mudança com uma curva de aprendizado muito íngreme. Portanto pode ser que você não tenha tanto conhecimento de primeiro, mas isso é normal.

2 – Peça dicas aos seus colegas de trabalho: Se você está com dificuldades não tenha medo de perguntar para seus amigos e colegas de trabalho como algo funciona ou até mesmo como conduzir suas aulas.

3 – Peça dicas aos seus estudantes: Na área da educação você tanto ensina quanto aprende, portanto não se preocupe em pedir ajuda aos seus estudantes, é parte natural da vida de professor. É muito provável que as gerações mais novas tenham novidades para te ensinar na tecnologia.

4 – Estude online: A internet está cheia de aulas e tutoriais que você pode fazer para começar a aprender sobre tecnologia e como realizar certas tarefas em um computador ou Tablet.

5 – Google é seu amigo: Como qualquer outra área da vida, sempre que você tiver uma dúvida, vá para o Google.

6 – Saiba como impor regras de informática: Na informática é preciso seguir algumas regras, portanto, lembre-se de passar essas regras para seus alunos. De começo as regras mais importantes são comidas e bebidas longe de qualquer ferramenta da informática, proteger suas senhas e ficar de olho apenas na sua tela.

7 – Use as aulas para ensinar etiqueta na internet: Enquanto ensina sobre matemática e português, também ensine como ser uma boa pessoa na internet, ensine a respeitar os outros online e a seguir regras de convivência.

8 – Use a nuvem:  Depois de passar a aula para os alunos, ou então criar alguma lição que você queira que eles levem para a casa, procure jogar isso na nuvem. Através de uploads você aumenta o acesso que os alunos podem ter ao conteúdo, fazendo com que eles possam encontrar a lição em qualquer lugar com conexão com à internet.

9 – Crie alguns quizzes: Todo mundo gosta de responder um Quiz, eles são divertidos e funcionam bem para ajudar a memorizar a matéria de forma bem fácil. Com aulas digitais você pode usar esse recurso de forma bem simples, até mesmo pedir para que seus alunos criem um quiz para ser respondido entre eles, dessa forma a aula terá resultados muito melhores. Você pode criar ou deixar que seus estudantes criem quizzes com esse site.

10 – Utilize jogos para ajudar: Jogos podem ser grandes aliados na hora de ajudar com a aula digital, não apenas jogos educativos. Sim, jogos educativos são fundamentais, mas você pode usar jogos como Angry Birds e Cover the Orange para ensinar sobre raciocínio lógico e outros elementos importantes para a vida de um estudante.

O que acharam dessas dicas?

Até o próximo texto!

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo