Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 10 habilidades que os professores modernos precisam ter

10 habilidades que os professores modernos precisam ter

Olá, professores!

Ultimamente muito se tem discutido sobre o que é ser um educador no século XXI. O que ele deve fazer? Como deve fazer? Como lidar com as novidades tecnológicas? O portal Edudemic separou uma lista com 10 habilidades que os professores modernos precisam ter. Dê uma olhada abaixo.

Essas habilidades que falaremos aqui vão desde valorizar a si mesmo e investir em seu próprio crescimento até saber como usar a tecnologia e as redes sociais a seu favor. Tudo para um ensino e aprendizado cada vez melhor.

Habilidades dos professores modernos

Comunidades profissionais

Ser professor pode, às vezes, se tornar um trabalho solitário. O profissional passa o tempo todo ensinando alunos, até mesmo fora da escola, come seu almoço rapidamente e no tempo livre – quando tem algum – passa em meio a papéis, planilhas e planos de aula. Mas os professores devem saber o momento certo de aprender também participando de comunidades profissionais, ou seja, comunidades para trocas de experiências com outros professores. Desse modo, o profissional terá novas ideias para suas aulas e pode compartilhar as suas também. E isso pode ser feito ao vivo ou através de comunidades na internet.

Como usar a tecnologia

Você não precisa fazer uma sala invertida ou inventar 1001 maneiras de usar a tecnologia em sala de aula, mas você tem que entender como ela funciona e como pode trazer benefícios para a educação. Seus alunos com certeza já usam a tecnologia para quase tudo e você deve usar a seu favor também. Se você souber usar pelo menos o básico de algumas ferramentas, apps e softwares educativos, já vai descobrir novas maneiras de facilitar seu trabalho e motivar ainda mais os estudantes.

Onde encontrar recursos úteis

A internet é uma verdadeira mina de ouro para achar recursos úteis para seu trabalho. O próprio Edudemic é um exemplo. O portal sempre publica artigos cheios de dicas direcionadas a melhorar a educação. O Canal do Ensino também é outra boa opção. O site sempre publica cursos grátis, livros para download, notícias sobre concursos e empregos, dicas para pais, alunos e professores. Tem também o TeachersPayTeachers, Pinterest e Edutopia, entre outros. Troque informações com outros professores e descubra novas opções.

Participar de redes sociais

Antes, os professores preferiam não falar muito sobre sua vida privada, mas hoje as coisas são diferentes. A maioria já faz parte das redes sociais e usa não só para sua vida pessoal, mas em sala de aula também, para se comunicar com os alunos. O poder das redes sociais não passou batido pelos professores que veem uma grande oportunidade de se conectar não só com os estudantes, mas também com profissionais do mundo inteiro.

Habilidades de comunicação

Todo esse networking entre professores e o grande uso das redes sociais significa que esses profissionais devem ser bons comunicadores. O jeito de falar e de escrever acabam se tornando habilidades ainda mais importantes, já que serão também usadas em blogs, tweets, vídeos e e-mails. Se você, professor, acha que não está sabendo lidar com essas novas habilidades, procure a ajuda de colegas ou use exemplos de textos, imagens e templates que você pode achar na internet.

Não tenha medo de dizer “não”

Para o bem da sua própria saúde e melhor aprendizado dos seus alunos, não participe de mais conferências, cursos, conselhos e clubes do que você pode aguentar. Muitos profissionais querem “mostrar trabalho” ou se atualizar de tudo ao mesmo tempo e acabam se sobrecarregando. Para muitos, como professores, é difícil dizer não quando alguém quer aprender, mas existem momentos em que é preciso. Você tem que tomar conta de você antes de querer tomar conta dos outros.

Desconecte-se

Assim como você deve aprender a dizer “não” para as pessoas, você deve também se desconectar de suas próprias obrigações, aquelas que você mesmo se impõe. Você não precisa responder todos os e-mails, participar de um fórum no Twitter, monitorar o Facebook e atualizar o blog tudo na mesma noite. Professores já tem muito o que fazer e quando colocam as atualizações tecnológicas como obrigações diárias, o tempo fica ainda mais limitado. Professores modernos estão sempre ligados, mas também sabem a hora de parar.

Celebre a diversidade

Atualmente, os estudantes são frequentemente alvos de uma má reputação por serem muitas vezes chamados de egoístas e preguiçosos, mas como seu professor, você deve saber que as crianças de hoje fazem parte de uma geração mais liberal e de mente aberta. Eles vêm de todos os tipos de circunstâncias familiares e identificam-se com diferentes grupos raciais, étnicos e de gênero. Educadores modernos celebram a diversidade de experiências de seus alunos e utilizam as diferenças individuais como uma ferramenta para aprender uns sobre os outros.

Aprenda sempre

O mundo está mudando cada vez mais rápido. E como os professores são o coração da educação, eles mesmos precisam sempre estar em busca de oportunidades para continuar aprendendo mais e melhor sempre. E, com a tecnologia, não existe mais a desculpa de que não tem tempo para isso. Webinars, cursos online, blogs, vlogs e muito mais, estão aí para transformar professores em estudantes quando e onde precisarem. É só achar algum que você goste e começar a estudar!

Faça seu melhor

Mesmo que muitos não reconheçam, você é um profissional treinado. Fez faculdade, estudou bastante para isso e sabe como conduzir uma sala de aula. Você sabe identificar estudantes com dificuldade e como ajuda-los no seu aprendizado. Melhorar no seu ofício é sempre bom, mas não se sinta obrigado a seguir alguma moda ou tecnologia só para estar “por dentro das tendências”. Professores modernos sabem equilibrar o que eles já sabem que é bom com o que pode melhorar ainda mais.

No final das contas, conhecer bem a si mesmo, seus alunos, seus colegas e sua profissão, e saber o que é melhor para todos, faz de você um professor moderno.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo