Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » 10 formas para você transformar seu aprendizado de italiano em um hábito

10 formas para você transformar seu aprendizado de italiano em um hábito

Olá leitor!

Está em busca de aprender um novo idioma? O italiano é considerado um idioma de fácil aprendizado, em comparação com outras línguas. Estudantes que já são fluentes em italiano afirmam que as regras gramaticais e a pronúncia são bem parecidas com o português, o que facilitará o seu aprendizado de italiano.

Mais de 30 milhões de brasileiros têm raízes italianas, mais um bom motivo para se tornar fluente e se aproximar desse país que esconde belezas naturais incríveis. A Itália é um dos destinos mais procurados para viajantes que estão em busca de belas paisagens, aprendizado, lazer e cultura.

Dessa maneira, independente se o seu objetivo seja realizar uma grande viagem, dialogar com nativos via internet ou apenas ter mais um idioma em sua lista de estudos, é preciso adquirir o hábito de estudar idiomas para que você tenha um desempenho eficiente e consiga ser fluente em pouco tempo.

Por que preciso desenvolver o hábito de estudar idiomas?

aprendizado_de_italiano

Quando não temos uma relação aproximada com o idioma que pretendemos estudar, é comum sempre deixarmos esses estudos de lado ou para a última hora. Acontece que isso prejudica muito o desempenho no aprendizado e como resultado, o aluno acabará desistindo em pouco tempo por encontrar muitas dificuldades.

A partir do momento em que você definiu como objetivo estudar esse idioma, deverá começar a incluir essas atividades em seu dia a dia para que se torne aos poucos um hábito.

Geralmente damos preferência aos nossos hábitos, ou seja, é algo que não pode ser deixado de lado ou esquecido. Afinal, é algo que faz parte de nossa vida e se tem alto impacto ou nos traz benefícios, a prioridade é maior ainda.

O hábito é um dos fatores que ajudam o estudante a concluir qualquer objetivo e com apenas 15 minutos por dia, você conseguirá evoluir muito o seu aprendizado de italiano. Utilize esse tempo para começar a incluir essa atividade no seu dia.

Mas como transformar esse estudo em um hábito? Confira a seguir o nosso passo a passo!

10 maneiras de transformar o aprendizado de italiano em hábito

1 – Analise sua rotina e estabeleça um horário

A primeira coisa que você precisa fazer é analisar toda sua rotina diária e estabelecer um horário fixo para se dedicar aos estudos de italiano. Qual é o seu horário mais produtivo? Algumas pessoas se sentem mais dispostas logo de manhã, outras mais no final da tarde.

A ideia é testar qual é o horário que você possui mais facilidade de se concentrar e focar nos estudos. A partir do momento em que você consegue definir isso, utilize esse horário ou período para se dedicar aos estudos.

Estabelecer um horário fixo que deverá se repetir todos os dias, sem falhas, é muito importante para começar a construir seu hábito de estudar italiano.

2 – Encontre motivação

Um dos maiores desafios de quem está começando a estudar um novo idioma é a motivação para prosseguir com os estudos. Dessa forma, uma dica interessante é aproveitar e convidar um amigo ou familiar para iniciar os estudos com você.

A motivação irá levar seus estudos a outro patamar e isso irá colaborar muito com a inserção desse novo hábito em sua vida.

3 – Crie uma playlist de músicas italianas

Não é só de teoria que os estudos de idiomas se resumem. Aliás, qualquer outra ferramenta que facilite o aprendizado e a assimilação de palavras é bem-vindo. Uma das ferramentas ideais para aprender e transformar o aprendizado de italiano em hábito é montar uma playlist interessante.

Aproveite para ouvir as músicas nos intervalos de suas tarefas principais do dia a dia. Dessa forma, você estará em pleno contato com o idioma, o que facilitará muito a retenção de conteúdos na hora de estudar de fato.

4 – Assista a filmes e séries

Essa é outra ferramenta de estudo que ajudará muito a inserir esse novo hábito e novo idioma na sua vida. Tente montar uma lista de filmes interessantes e novas séries que estão sendo lançadas. A Netflix é um bom exemplo para encontrar esse tipo de conteúdo, uma vez que já disponibilizou várias séries em italiano que fizeram sucesso.

5 – Faça a mesma rotina por 20 dias

Isso mesmo. Para que consigamos inserir um novo hábito em nossa vida é preciso praticar a mesma rotina por 20 dias. Isso porque nosso cérebro precisa automatizar escolhas para que isso se torne um hábito.

Por exemplo, se você deseja estudar italiano todos os dias após o café da manhã, deve repetir essa tarefa 20 dias seguidos. É claro, que esse número varia de pessoa para pessoa, dependendo muito do seu desempenho.

Portanto, aqui também vale realizar testes para descobrir quanto tempo você leva para adquirir um hábito que tem repetição diária.

6 – Não pule os finais de semana

Se você quer transformar o aprendizado de italiano em um hábito, precisa também incluir essa tarefa nos finais de semana. Afinal, isso já estará fazendo parte da sua vida. Mesmo que você tenha o costume de realizar algumas atividades de lazer nos finais de semana, separe um momento para estudar ou reforçar alguma tarefa de italiano.

Quem sabe ouvir músicas ou assistir filmes? Variar sua atividade de acordo com o tipo de conteúdo também é válido, desde que você não saia do foco que é aprender o idioma.

7 – Invista seu tempo livre nos aplicativos

Quem quer aprender italiano mais rápido pode praticar e acelerar as lições com a ajuda de aplicativos. Na correria do dia a dia, pode ser que você acabe se esquecendo de fazer as tarefas ou perdendo a motivação por conta do cansaço.

Em qualquer dispositivo móvel, principalmente no celular, é possível em poucos minutos estudar italiano. Alguns exemplos de aplicativos são:

8 – Aumente gradativamente seu tempo de estudo

Um erro que muitos estudantes de idiomas cometem é iniciar já no primeiro dia estudando horas e horas. Como você ainda não está habituado a estudar italiano, é indicado que você comece a inserir essa atividade aos poucos em sua rotina.

Como o tempo mínimo para o aprendizado de italiano é de 15 minutos, comece com isso. Faça uma rotina de 1 semana utilizando apenas 15 minutos do seu dia e vá aumentando para 30 minutos na próxima semana, 1 hora na próxima e assim sucessivamente. Haverá mais chances de se tornar fluente em pouco tempo e garantir o hábito de estudar italiano.

9 – Crie um checklist de objetivos no final do dia

Isso será importante para ter uma visão geral dos seus objetivos e do que você fez para chegar até eles. Será uma forma de incentivo para começar o dia seguinte a todo vapor, sem procrastinação.

De a preferência para realizar essa tarefa minutos antes de dormir. Pense nos motivos que levaram você a se decidir por estudar italiano, por que ele será importante na sua vida e quais serão as conquistas relacionadas a esse objetivo.

10 – Defina uma ação antes de começar a estudar

Chamamos essa atividade de “deixa”. Consiste em tudo o que fazemos para dar entrada a ação do hábito. Como comparação, podemos utilizar o exemplo da rotina que todos nós fazemos antes de dormir.

A maioria das pessoas, vai escovar os dentes, coloca pijama e em seguida vai se deitar para dormir. Nesse caso, a “deixa” é colocar os pijamas. Essa atividade automaticamente informa ao cérebro que logo em seguida ele precisa se preparar para descansar.

Da mesma forma precisa ser feito para que o cérebro entenda e comece a se preparar para estudar e reter informações. Você pode utilizar qualquer tipo de atividade que funcione como um estímulo para que você transforme seu aprendizado de italiano em hábito. Veja algumas atividades que ajudam:

  • Tomar um banho para relaxar antes dos estudos;
  • Ouvir músicas para estimular as emoções do cérebro;
  • Tomar água para se hidratar e relaxar;
  • Fazer uma caminhada em um local tranquilo;
  • Fazer um tipo de exercício físico que te anima e te deixa motivado.

Vale a pena lembrar que essa “deixa” precisa ser realizada todos os dias, nos mesmos horários e sempre antes de estudar italiano.

Adquirir um novo hábito é um processo contínuo e demorado. Portanto, há a necessidade de paciência, perseverança e muita motivação. A melhor forma de colocar tudo em prática e manter uma disciplina é fazer um planejamento de tudo o que você pode dispor do seu dia para encaixar essa nova tarefa.

Nesse planejamento, você irá definir o cronograma de estudos, separar tipos de conteúdos diferentes para estudar, definir horários e local ideal de estudo. Com um direcionamento claro e objetivo fica mais fácil inserir esse novo hábito em sua vida.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo