Você está aqui:Home » Dicas » Filmes » 10 filmes que todo programador deveria assistir

10 filmes que todo programador deveria assistir

Olá, leitores!

Trabalha com programação de computadores? Então que tal ter novas ideias e novas perspectivas sobre sua carreira através do cinema? Trazemos aqui uma lista com 10 filmes que todo programador deveria assistir para se inspirar.

As opções foram reunidas pelo blog Gui Ferreira Code, que traz várias dicas de programação. Muitas dessas produções você pode achar para assistir de graça na internet ou em serviços como o Netflix. Prepare o sofá, a pipoca e pode dar o play.

Filmes para programador

Piratas da Informática (Piratas do Vale do Silício)

Pirates of Silicon Valley é um filme feito para a televisão, pela TNT, escrito e dirigido por Martyn Burke. Baseado no livro Fire in the Valley: The Making of The Personal Computer, de Paul Freiberger e Michael Swaine, o filme oferece uma versão dramatizada do nascimento da era da informática doméstica, desde o primeiro PC, através da histórica rivalidade entre a Apple Inc. e seu Macintosh e a Microsoft, indo desde o Altair 8800 da empresa MITS, passando pelo MS-DOS, pelo IBM PC e terminando no Microsoft Windows.

A Rede Social

The Social Network é um filme estadunidense de 2010, sobre a fundação da rede social mais usada no mundo, o Facebook e seus desdobramentos. A produção foi dirigida por David Fincher, com um elenco composto por Jesse Eisenberg, Andrew Garfield, Justin Timberlake, Armie Hammer, Rashida Jones e Rooney Mara.

O Jogo da Imitação

O Jogo da Imitação (no original em inglês The Imitation Game) é um filme de suspense histórico lançado em 2014. Indicado ao Oscar, é uma cinebiografia do criptoanalista inglês Alan Turing, vagamente baseado no livro Alan Turing: The Enigma, de Andrew Hodges. Turing, interpretado por Benedict Cumberbatch, liderou um grupo da inteligência britânica na missão de decifrar os códigos da máquina Enigma usada pela Alemanha Nazista durante a Segunda Guerra Mundial, sendo um inovador da ciência da computação. Isso ajudou a salvar milhões de vidas, mas depois ele foi condenado por sua homossexualidade.

Jobs – Get Inspired

Jobs estilizado como jOBS é um filme biográfico, baseado na carreira do inventor, empresário e magnata americano Steve Jobs, de 1971 a 2001. O longa é dirigido por Tret Joshua Michael Stern, o mesmo de Neverwas, lançado em 2005. Mostra a vida de Steve Jobs de sua fase hippie até a fundação da Apple, quando passou a ser considerado um dos mais criativos empresários da época.

Os Estagiários

Os Estagiários (The Internship, em inglês) é uma comédia estadunidense, dirigido por Shawn Levy, escrito por Vince Vaughn e Jared Stern e estrelado pelo próprio Vaughn e Owen Wilson. Filme interessante que mostra um pouco da vida dos funcionários da gigante Google.

Jogos de Guerra

De John Badham, um adolescente vivido por Matthew Broderick em um de seus primeiros papéis no cinema descobre um modo de acessar um sistema militar que controla as armas dos Estados Unidos. Achando que está num jogo, o jovem faz um movimento que pode desencadear a Terceira Guerra Mundial.

A Senha: Swordfish

Proibido de chegar perto de um computador pela Justiça americana, o hacker Stanley Jobson (Hugh Jackman) é recrutado por um misterioso grupo para roubar dinheiro quebrando criptografias. Os objetivos e métodos do grupo, entretanto, logo levam Jobson a perceber que este não é um trabalho qualquer. Com John Travolta e Halle Berry.

Matrix

Em Matrix, Keanu Reevez faz um programador, atormentado por pesadelos, que começa a desconfiar da realidade que o cerca e descobre que tudo faz parte de uma simulação de realidade, controlada por um sistema, que utiliza os corpos das pessoas para produzir energia. Filme precursor em muitos efeitos especiais utilizados atualmente.

A Rede

Sandra Bullock é uma analista de sistemas que se vê envolvida num pesadelo quando recebe um disquete contendo sérios segredos. Para ser neutralizada, seus dados começam a ser alterados nos computadores do governo, fazendo com que ela pareça ser uma criminosa.

Hackers, Piratas de Computador

Filme de 1995, em que um adolescente que aos 11 anos invadiu milhares de computadores de Wall Street, é impedido até os 18 anos de usar micros. Quando retorna, vê seu nome envolvido num esquema de desvio de dinheiro e luta para impedir o plano e não ser incriminado.

Dica extra

Não deixe de conferir também a série Mr. Robot que conta a história de Eliot Alderson, um jovem programador que trabalha em uma empresa de segurança de internet durante o dia, e que age como hacker em seu tempo livre, com intuito de “proteger as pessoas”, algo irônico, dado a circunstância de que este personagem apresenta um comportamento bem antissocial. A série passou aqui no Brasil no canal pago Space.

Gostou da lista de filmes para programadores? Comente abaixo o que achou e faça novas sugestões.

Boa diversão!

comentários (1)

  • Bruno Carvalho

    Olá, sou Bruno Carvalho, estudante de Ciência da computação na UNIP. bom, gostei muito das sugestões, já assistir alguns, indico dois “THE SOCIAL NETWORK” e ” PIIRATES OF SILICION VALLERY”

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo