Você está aqui:Home » Dicas » Filmes » 10 filmes educativos para assistir nas férias

10 filmes educativos para assistir nas férias

Olá,

Alguns filmes podem ser muito mais do que uma simples distração ou lazer, expondo situações que são capazes de modificar toda a nossa forma de pensar, repassando valores e mostrando outras maneiras de ver o mundo.

Listamos 10 ótimos filmes para você assistir nessas férias. Com certeza será uma excelente oportunidade de acrescentar algo positivo na sua vida.

Wall-E

O filme mostra de forma bem clara como o ser humano é capaz de acabar com os recursos naturais do planeta se não aprender a fazer bom uso deles. Também enfatiza o que o sedentarismo faz com nosso corpo e como o vício na tecnologia pode nos tornar pessoas preguiçosas e lentas.

Billy Elliot

Billy Elliot é um estudante adolescente de apenas 11 anos que aprende a enfrentar o preconceito para lutar pelo seu sonho, dançar balé. Além da comunidade local, Billy tem que confrontar seu pai que o obriga a lutar boxe. Filme que mostra a importância de lutar pelos nossos objetivos e sonhos.

A lista de Schindler

Uma verdadeira aula de história, A Lista de Schindler mostra a triste realidade de quem viveu o holocausto. Bem realista, com cenas fortes, conta a história de Oscar Schindler, um empresário que lutou para salvar o maior número de vidas que conseguisse.

As vantagens de ser invisível

Mostra Charlie enfrentando grandes desafios aos 15 anos, tendo que lidar com o suicídio do seu melhor amigo, mudança de escola e seu primeiro amor. No filme vemos como o personagem é acolhido por dois irmãos, onde aprende muito sobre amizade e a respeitar as diferenças.

Como Treinar o Seu Dragão

 

O filme mostra a saga de um personagem pacífico e humano, o Soluço, que indo contra a toda sua comunidade, resolve fazer “amizade” com um dragão ao invés de matá-lo. Empatia é um sentimento muito abordado no filme e a compaixão do personagem é contagiante.

Escola de Rock

Um músico, recém demitido de sua banda de rock, resolve ser professor de música de uma escola e consegue despertar o interesse dos alunos pelos instrumentos musicais, montando com eles uma banda. Por ser uma escola rígida e tradicional, o desafio enfrentado por ele é grande. O filme mostra como o entusiasmo e empenho do professor são capazes de despertar o interesse dos alunos pelos mais diversos assuntos.

Sociedade dos Poetas Mortos

Mostra a importância do papel do professor no desenvolvimento do aluno, pois na escola podemos aprender muito mais do que conteúdos educacionais. Podemos nos desenvolver como indivíduos, aprendendo a conviver com outras pessoas e a respeitar nossas diferenças.

O Sorriso de Monalisa

Katharine é a nova professora de história da arte do Colégio Wellesley, ela pensa diferente da maioria das mulheres e garotas daquela sociedade dos anos 50 e luta para mostrar para suas alunas que elas têm capacidade de encarar a vida adulta sem precisarem estar atrás de um matrimônio.

Valente

Um filme incrível que mostra a história de Merida, uma menina forte e independente que luta contra as ordens de seus pais para que se case. Trabalha ainda a relação em família, entre pais e filhos, mostrando a importância de assumirmos as consequências por nossas ações.

Gênio Indomável

O filme mostra um garoto de 20 anos que já teve passagens pela polícia e que trabalha como servente em uma escola se revelando um gênio da matemática. Mostra como inteligência é muito diferente de conhecimento e como as oportunidades (ou falta delas) são capazes de moldar um indivíduo.

Bom filme!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo