Você está aqui:Home » Dicas » Filmes » 10 Filmes de literatura para assistir nas férias

10 Filmes de literatura para assistir nas férias

Olá,

As férias estudantis trazem boas horas de descanso, mas também um grande tempo ocioso. Assistir a um filme pode ser uma ótima opção para quem busca entretenimento e também conhecimento. Por isso, o artigo de hoje irá apresentar 10 filmes baseados na literatura.

O Grande Gatsby

Em 1925 era lançado “O Grande Gatsby”, escrito por Scott Fitzgerald. Uma trama repleta de romance e intrigas apaixonantes. Foram 4 versões adaptadas feitas, sendo uma delas para a tv. As duas principais versões são do filme de 1974 e a de 2013, está última sendo protagonizada por Leonardo DiCaprio e Tobey Maquire (da trilogia de Homem-Aranha).

Orgulho e Preconceito

A autora Jane Austen é muito consagrada na literatura estrangeira, sempre trazendo histórias bem construídas e repleta de críticas a sociedade. Em 1813 ela lançou um de seus maiores clássicos, “Orgulho e Preconceito”.

O ano de 2005 trouxe ao universo do cinema o romance de J. Austen, cativando o público com a história de Elizabeth Bennet (Keira Knightley) e Fitzwilliam Darcy (Matthew Macfadyen).

Os Miseráveis

A estória de “Os Miseráveis”, escrita por Vitor Hugo e lançada em 1862, traz uma face real da história do século XIX na França. Trata de falar da vida bastarda das pessoas que sobreviviam durante aquele período, com muita pobreza e miséria.

A obra de Vitor Hugo já ganhou diversas adaptações, incluindo cinema e teatro. Recentemente tornou-se ainda mais memorável com o filme musical de 2012, recheado de estrelas como Hugh Jackman (Wolverine), Russell Crowe (Gladiador) e Anne Hathaway (O Diabo Veste Prada).

Lolita

Um clássico polêmico, o livro “Lolita” (1955) de Vladimir Nobokov é repleto de um erotismo em volta de uma figura dócil e meiga, que seria a Lolita. Há diversos debates atuais sobre o tema e o termo “Lolita” está fincado na sociedade atual.

No cinema, há duas versões uma lançada em 1962 e outra de 1997.

O Pequeno Príncipe

A estória encantadora de Antoine de Saint-Exupéry já recebeu diversas adaptações. No cinema há duas que devem ser citadas, o filme live-action de 1974, com o ator Gene Wilder (A Fantástica Fábrica de Chocolate), e também a animação belíssima que foi lançada em 2015.

Lisbela e o Prisioneiro

O livro de Osman Lins, lançado em 1964, recebeu sua adaptação em 2003. Uma comédia sadia e repleta de paixão. Protagonizada por Selton Mello e Débora Falabella, o filme é descontraído e pode ser visto em qualquer momento.

Canto dos Malditos (Bicho de Sete Cabeças)

Seguindo a onda brasileira, mas falando um pouco mais sério. O livro de Austregésilo Carrano Bueno, Canto dos Malditos, é extremamente focado em lutar contra os manicómios. O filme, Bicho de Sete Cabeças Representa bem isso. Profundo, crítico e faz pensar.

Meu tio Matou um Cara

O conto de Jorge Furtado, lançado em 2002, virou filme em 2005. Trata-se de uma história investigativa com diversos toques de humor. É descontraído, mas ainda assim sabe prender quem está vendo o filme.

Beijo no Asfalto

Um filme mais antigo (1981) para representar um clássico da literatura brasileira. Nelson Rodrigues apresenta uma estória complexa e angustiante. O filme traz os mesmos elementos criados por Nelson, tornando-se uma boa adaptação.

Capitães de Areia

Uma das histórias mais cativantes da literatura brasileira. Completa e que abrange romance, aventura e crítica social. O livro é de 1937 e teve sua adaptação para os cinemas em 2011.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo