Você está aqui:Home » Livros Grátis » Literatura Estrangeira » 10 Festivais Literários que Todo Amante de Livros Precisa Conhecer

10 Festivais Literários que Todo Amante de Livros Precisa Conhecer

Olá,

Amante de leitura precisa acompanhar as novidades do mundo literário, existem muitas feiras, mostras e festivais interessantes. Vamos mostrar aqui 10 festivais literários que todo amante de livros precisa conhecer. Se você tem a oportunidade de viajar ou está programando uma viagem, dê uma olhada nos festivais e na época de cada um deles.

Os festivais brasileiros você já deve conhecer, se é uma amante de livros provavelmente já até foi na Bienal de Livro do seu estado ou na Festa literária Internacional de Paraty a Flip. Mas não é só no Brasil que acontecem grandes festivais literários, muitos outros fazem bastante sucesso. Criamos uma lista com 10 festivais literários que todo amante de livro precisa conhecer, por isso veja os principais eventos literários mundiais.

Os festivais são uma ótima oportunidade de viajar e conhecer um outro país, você pode trocar experiências e até ter a oportunidade de conhecer um autor que admira. Veja a lista e marque sua próxima viagem de acordo com esses festivais, pode ter certeza que não vai se arrepender.

Conheça 10 Festivais Literários para amantes de livros

Correntes d’Escritas – Portugal

Vamos começar com Portugal, o legal é que você não terá problema se não souber outra língua, você vai conseguir se sair bem com o português de Portugal. O festival que acontece lá é o festival Correntes d’Escritas, em Póvoa de Varzim. É bem conhecido em toda a Europa. Ele reúne nomes importantes da literatura portuguesa e internacional e conta com atividades como conferências, sessões de teatro e encontro com autores.

Semana Negra de Gijón – Espanha

Ao lado temos a Espanha com o festival conhecido como a Semana Negra de Gijón. Ela acontece em Gijón e é o maior festival literário ao ar livre da Europa, foi criado em 1988, pelo escritor Paco Ignacio Taibo II, o evento inicialmente dedicava-se exclusivamente a romances policiais, chamados “novelas negras”. Com o tempo o festival foi ampliando e ganhando novos gêneros, hoje você encontra na Semana Negra de Gijón ficção científica, fantasia e novela histórica.

Bologna Children’s Book Fair – Itália

Ainda na Europa você pode conhecer o Bologna Children’s Book Fair, realizado em Bologna, na Itália. Esse é um festival voltado para a literatura infantil, ele é bem inovador e colorido. O Bologna Children’s Book Fair oferece um espaço de mais de 20 mil metros quadrados recheados de livros ilustrados e com histórias de todo o mundo.

Frankfurt Book Fair – Alemanha

A feira acontece em Frankfurt, na Alemanha e é considerada a maior feira de livros do mundo. Você vai encontrar com milhares de expositores. Frankfurt Book Fair é realizada anualmente e é temática, em cada edição elege um país convidado, cuja literatura torna-se o tema central da exposição.

Feira Internacional del Libro de Guadalajara – México

Essa é considerada a maior feira literária da América Latina, é também o maior festival de literatura em língua espanhola do mundo. A Feria Internacional del Libro de Guadalajara, tem milhares de visitantes e só perde em termos de público para a Frankfurt Book Fair. Esse festival foi criado em 1987, ele é realizado pela Universidade de Guadalajara.

Hay Festival – País de Gales

O Hay Festival é realizado globalmente, ele se estende para países como México, Espanha, Líbano e Maldivas, por esse motivo acontece 15 eventos. Além de contar com escritores o festival também reúne cientistas, ambientalistas e até comediantes. É um evento para todos e bem plural.

Outros festivais literários que todo amante de livros precisa conhecer

Para completar nossa lista de 10 festivais, veja mais quatro feiras ao redor do mundo que você precisa conhecer um dia. Anote em sua agenda os que acha mais interessante e não deixe de visitar.

  • London Book Fair – Reino Unido;
  • Rota das Letras – China;
  • Wigtown Book Festival – Escócia;
  • Zee — Índia.

Um amante de livros precisa participar de feiras, se você não foi em nenhuma até hoje, comece pelas brasileiras, depois escolha outras desta lista para visitar. Compartilhe com seus amigos, vocês podem marcar uma viagem juntos para algum desses lugares, aproveite também para conhecer um pouco da cultura de cada lugar.

Até logo!

comentários (1)

  • ARMANDO LUIS

    Gostei da informação, espero poder receber mais dados dos vossos programas e matéria ligada a literatura.
    Saudações.
    Armando Luís- Angola

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2016 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo