Você está aqui:Home » Livros Grátis » Línguas e Idiomas » 10 fatos que mostram a facilidade de pronunciar uma língua estrangeira

10 fatos que mostram a facilidade de pronunciar uma língua estrangeira

Olá, leitores!

Aprender uma língua estrangeira amplia a nossa capacidade de comunicação. A medida em que o mundo foi tornando-se globalizado e os países interligados, ficamos cada vez mais expostos a outras culturas e idiomas, sendo necessário aprendê-los para conseguir uma comunicação.

Hoje, saber um novo idioma é essencial no desenvolvimento profissional e pessoal de uma pessoa. No mercado de trabalho e nas carreiras acadêmicas, especialmente, falar inglês é requisito básico, quase que obrigatório. Depois do inglês, o espanhol é o idioma mais requisitado.

Quais são as vantagens de se aprender uma língua estrangeira?

As vantagens de se aprender uma língua estrangeira são o aumento da possibilidade de comunicação. Um profissional que domina outro idioma terá muito mais chances de fazer novos negócios ou de se desenvolver em sua carreira, como ter oportunidades específicas de emprego, fazer cursos em universidades estrangeiras, dar palestras, etc.

Um pesquisador poderá comunicar seu trabalho a muito mais pessoas que não tem o domínio de outra língua. Uma pessoa que sabe outro idioma sempre se destaca em reuniões públicas, pois nem todos terão as chances de comunicação e nem as possibilidades de contato e interações que ela possui.

Como se pronunciar uma língua estrangeira?

Por muito tempo, a questão da pronúncia de um a língua estrangeira era deixada de lado, como uma parte pormenor, que não dizia respeito, necessariamente, ao estudo da linguística, mas uma expressão da comunicação. Porém, hoje temos a pronúncia como um fator tão importante quanto a leitura e escrita. É preciso saber falar um idioma em seus sons nativos.

Pronúncia é som. Como música. Para se pronunciar um idioma é preciso ter atenção aos sons que são produzidos. É preciso, antes de tudo, memorizá-los, para depois imitá-los.

Quando memorizamos um som, assimilando-o a uma palavra ou termo, aprimoramos nossa capacidade de compreendê-lo, e, ao ouvi-lo novamente, atribuímos significado a ele. Para aprender a reproduzi-lo, é preciso, além da audição, de treino. Para isso, os dicionários podem nos ajudar bastante, pois, junto ao significado da palavra, eles mostram a fonética, ou seja, o som da palavra em nossa língua.

Passos simples para se pronunciar uma língua estrangeira

menina-lendo

  1. Esteja disposto a aprender – não adianta, você estará aprendendo um novo sistema de sons. Por isso, esteja aberto para o aprendizado e das diferenças mais mínimas de sons.
  2. Pronúncia é som, como música – sendo som, começa pelos ouvidos. Ouça bastante as pronúncias das palavras, para que seu corpo se acostume a esses estímulos.
  3. Memorize os sons – memorize os fonemas e as formas como cada região os expressa – os sotaques. Uma dica para isso é ouvir e ler ao mesmo tempo.
  4. Ouça músicas, assista filmes legendados – assista filmes em seu idioma original com a legenda. Aos poucos, sua mente vai associando os sons às palavras.
  5. Observe pessoas nativas – observe as pessoas que falam a língua nativa. Veja como elas se expressam, a entonação, o ritmo das frases, gesticulação, etc.
  6. Tenha um dicionário por perto – dicionário é uma excelente ferramenta para aprender a pronúncia de forma técnica. Ele, junto com todos os outros estímulos anteriores, te dará uma boa base de fala. Além de ser um tira-dúvidas.
  7. Vá além da memorização – se você quiser de fato aprender, precisa ir além da memorização técnica e compreender a cultura subentendida na fala.
  8. Insira o aprendizado em um contexto – se o seu aprendizado tiver um foco e um sentido específico, aprender a língua será muito mais rápido.
  9. Repita expressões – mesmo que mentalmente, repita ao máximo expressões na língua estrangeira, quando estiver sozinho, conversando com alguém, em alguma leitura.
  10. Faça traduções automáticas – Treine sua capacidade de mudar automaticamente de um idioma par ao outro. Isso vai lhe ajudar a raciocinar com mais rapidez e fluência.

Acha que funciona? Deixe seu comentário.

Até logo!

comentários (2)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo