Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Concursos » 10 erros na hora de estudar para concursos públicos

10 erros na hora de estudar para concursos públicos

Olá pessoal!

Vai prestar concurso público? Tá nervoso?

Olha… Não existe uma receita pronta para sucesso na prova ou na preparação para a prova, mas existem dicas. E dicas, nunca são demais a serem seguidas, não é?

Seguem abaixo alguns dos principais erros na hora de estudar:

1. Não prestar muita atenção ao edital

É simples: leia o edital inteiro e com atenção. Não ler o edital é o maior, e mais primário erro de qualquer pessoa que queira prestar um concurso.

2. Falta de estratégia

Estudar para um concurso é que nem jogo: depende de estratégia. Não dá para confiar em sorte, né?  Organize seus estudos e tenha disciplina para segui-los. Um estudo estratégico do que mais cai em prova e dedicar mais tempo às matérias em que há menos domínio (e não o contrário), também ajudam.

3. Não tentar descobrir o estilo da banca

Cada banca examinadora tem seu estilo e você deve tentar descobrir qual é o estilo da sua, como por exemplo: saber o que a banca mais cobra, o que mais gosta e onde normalmente coloca as famosas “pegadinhas”.

4. Estudar nervoso ou ansioso

No momento da preparação, esses são os grandes vilões da concentração e produtividade: nervosismo e ansiedade. Tente relaxar e tenha mais confiança em você mesmo. Na hora de estudar, quanto mais calmo e concentrado você estiver, melhor.

5. Exagerar na maratona de estudos

Estudar demais pode ser tão prejudicial quanto o contrário. Não adianta tentar estudar todo o conteúdo programático em um dia só. Estudar exageradamente pode te deixar tão cansado que, no dia seguinte, não conseguirá ler nada direito.

6. Estudar com anotações de outras pessoas ou material inadequado

Você tem que ter as suas anotações. Isso facilita o seu entendimento e evita algum mal entendido que possa te conduzir ao erro. Parece uma dica não muito importante, mas já pensou se você pega a notação de alguém e ela estiver errada?

7. Dedicar-se a concursos de linhas diferentes ao mesmo tempo

Tente não misturar vários tipos de concurso ao mesmo tempo como áreas fiscais, tribunais e carreiras policiais. Isso pode abalar sua estratégia de estudos e confundir sua cabeça e seu planejamento.

8. Fugir do conteúdo programático do concurso

Veja no edital quais são as matérias que vão cair na prova e estude apenas aquelas. Concentre-se no programa oficial do concurso. Ler mais do que o necessário, investir tempo em material complementar recomendado pode significar perda de tempo precioso de estudo.

9. Não saber a hora de parar

Não ultrapasse seus limites físicos para estudar, forçando sua concentração. Você pode acabar ficando desanimado, com a sensação de que “não sabe nada” (o que não é verdade). Uma dica é fazer uma pausa de 15 a 20 minutos a cada 1 hora de estudos. Aquelas máximas como “dormir é para os fracos” ou “concurseiro não dorme” não valem de nada, já que dormir para descansar é muito importante.

10. Estudar na véspera do concurso

Mergulhar nos livros faltando horas para o concurso gera mais estresse do que aprendizado. Na véspera e no dia da prova, relaxe, saia com amigos (sem exageros), vá ao cinema… Mantenha-se calmo e sereno, que tudo vai dar certo!

Bom estudo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo