Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 10 erros comuns para evitar ao escrever as redações do MBA

10 erros comuns para evitar ao escrever as redações do MBA

Olá, pessoal!

Se você quer estudar fora, principalmente se for MBA, já deve saber que o processo de seleção tem uma etapa mais trabalhosa e que requer atenção do candidato: a essay (redação). Mas para tirar essa ruga de preocupação da sua cabeça, separamos os 10 erros comuns ao escrever as redações do MBA. Saiba como evita-los.

Essas essays (redações) são parte fundamental do processo de candidatura para cursos de MBA no exterior e não devem ser encaradas com medo. Elas servem para mostrar quem você é e por que quer estudar naquela instituição.

É neste momento que você tem a chance de impressionar o comitê de avaliação e mostrar o que o diferencia das outras centenas de candidatos com notas semelhantes no GMAT (uma das provas solicitadas).

Neste caso, não tem uma receita certa sobre como montar uma redação de sucesso, mas há alguns erros que você deve evitar. A revista Business Week elaborou uma lista com as 10 falhas mais corriqueiras. Veja abaixo.

Erros mais comuns nas redações do MBA

1- Achar que sabe o que o comitê está esperando

Mesmo que você tenha uma ideia de o que determinada escola de negócios procura em seus candidatos, este não é o momento para se adaptar ao papel de “estudante ideal”. Esta atitude incomoda o comitê de seleção, e é por isso que a cada ano eles se esforçam mais para fazer perguntas criativas nos formulários. Mantenha-se fiel ao que você é e ao que deseja profissionalmente.

2- Esquecer-se de responder à pergunta dada

Candidatos às vezes podem estar tão determinados a falar sobre um determinado assunto – ou a evitá-lo a qualquer custo – que falham ao responder, de forma sucinta, à pergunta proposta. Não resposta com “o que” quando a pergunta for “por que?” ou “como?”, por exemplo. Seja direto e objetivo.

3- Não demonstrar paixão

A maior parte dos candidatos ao MBA não são escritores profissionais e, às vezes, cometem o erro de escrever redações que são informativas, lógicas, bem organizados e – sem querer – entediantes. Esta não é a hora de contar a história do seu currículo. Você deve tentar se conectar em um nível emocional com a pessoa que fará a avaliação, se quiser se destacar. Convença-os que você não apenas é capaz, mas que é especial e que eles perderiam muito sem a sua presença.

4- Ignorar o limite de palavras

Em quase todos os casos, há um limite de palavras para as redações. Com centenas de inscrições para analisar, eles não terão tempo para revisar respostas que se pareçam com epopeias. É normal ultrapassar um pouco, mas o descaso completo para a orientação significa um alerta de que você:

  • tem problemas em seguir instruções e/ou
  • não consegue se expressar de forma concisa.

5- Usar jargões da indústria ou linguagem pretensiosa

Nunca assuma que o comitê de avaliação tem familiaridade com alguma indústria específica. Escreva para uma audiência ampla, evite floreios ou construções complexas. Com centenas de inscrições sobre a mesa, a equipe de seleção terá apenas alguns minutos para revisar cada redação – por isso, elas devem ser facilmente digeridas.

6- Usar um tom negativo, reclamando ou se lamentando

Enquanto prepara histórias para ilustrar características como liderança, habilidade de resolver problemas ou de trabalhar em equipe, não inclua críticas a colegas de trabalho ou reclamações sobre o seu superior, mesmo que de forma sutil. Mantenha sempre um tom positivo.

7- Mentir ou exagerar sua experiência

Para alguns candidatos, pode ser tentador incrementar alguns detalhes ou embelezar resultados na esperança de passar uma boa impressão. O comitê de avaliação, porém, tem várias maneiras de checar as informações fornecidas pelo candidato, e descobrir inverdades resulta em rejeição imediata – mesmo quando é erro inocente. Seja preciso quanto às suas reais conquistas.

8- Inventar desculpas

Seja por um desempenho acadêmico abaixo do esperado, por ter sido demitido, por ter uma ficha criminal – candidatos temem serem rejeitados se admitirem este tipo de histórico. Trate do assunto diretamente, assuma a responsabilidade e explique o que você aprendeu e como buscou melhorar após a situação. Desculpas não são necessárias, nem desejáveis.

9- Discutir assuntos inapropriados

Ao mesmo tempo que você deseja que o comitê de seleção conheça a pessoa por detrás do papel, alguns assuntos não cabem a uma redação para uma escola de negócios. Deixe de lado menções às suas crenças ou posições políticas; evite o assunto dinheiro e como você deseja ficar milionário após o MBA; e, a não ser que sua profissão seja comediante, tenha muito cuidado com piadas.

10- Fazer referência a experiências do ensino médio

A não ser que você tenha feito coisas absolutamente incríveis durante a adolescência – começado um negócio, levantado muito dinheiro por uma causa, construído casas para carentes – atenha-se às histórias dos últimos três anos da sua vida. Candidatos que estão se inscrevendo imediatamente após a graduação podem mencionar conquistas da universidade. Já aqueles com mais tempo no mercado de trabalho devem focar no desenvolvimento atual da sua carreira. Exemplos recentes dão ao comitê de avaliação um melhor senso de onde você está, pessoalmente e profissionalmente.

Essas redações do MBA – ou essays – servem para mostrar quem você é e por que aquela instituição vai ajuda-lo nisso. Então seja sincero e objetivo, respeitando sempre as regrinhas pedidas para os textos. Escolha seu MBA e boa sorte!

Até mais

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo