Você está aqui:Home » Dicas » Filmes » 10 documentários que poderiam mudar o mundo

10 documentários que poderiam mudar o mundo

Olá leitores do Canal do Ensino!

Com o objetivo de inspirar uma mudança real no paradigma da sustentabilidade, o site Films For Action listou os 100 documentários que poderiam mudar o mundo. Para a organização, “a meta é oferecer aos cidadãos as informações e perspectivas essenciais para criar uma sociedade mais justa, sustentável e democrática”.

Confira a seguir 10 documentários que podem mudar sua vida:

1. A Corporação (2003)

Uma mistura de filme com manifesto, o documentário A Corporação ganhou mais de 26 prêmios por examinar a natureza, evolução e impactos das corporações modernas e seu crescente papel desempenhado na sociedade e vida cotidiana.

2. The Future of Food (2004)

O documentário “The Future of Food”, que em tradução para o português significa “O Futuro da Comida”, busca retratar a evolução corrente dos alimentos geneticamente modificados vendidos nos mercados norte-americanos, Canadá e México.

3. The Economics of Happiness (2010)

Com trailer disponível no site, o documentário “The Economics of Happiness” descreve um mundo que se move simultaneamente em duas direções opostas. De um lado, os governos e grandes empresas continuam a promover a globalização e a consolidação do poder corporativo. Ao mesmo tempo e ao redor de todo mundo, as pessoas resistem a essas políticas, exigindo novas regras para o comércio e as finanças.

4. Dirt! The Movie (2009)

Ganhador de diversos prêmios, o documentário “Dirt! The Movie” busca analisar o relacionamento entre os seres humanos e o solo, incluindo sua necessidade para a vida humana e impactos na sociedade.

5. Lifting the Veil: Obama and the Failure of Capitalist Democracy (2011)

O filme, em português “Levantando o Véu: Obama e o Fracasso da Democracia Capitalista”, busca explorar o papel histórico do Partido Democrata norte-americano como o “cemitério de movimentos sociais”. Disponível em inglês.

6. What A Way To Go: Life at the End of Empire (2007)

Tim Bennett é um homem comum da classe média norte-americana, que viveu grande parte de sua vida alheio aos grandes pesadelos da sustentabilidade global. O documentário “What A Way To Go: Life at the End of Empire” mostra a jornada desse indivíduo da total complacência para a consciência. Ele investiga suas raízes ocidentais, as histórias com as quais foi criado e dá detalhes da dura realidade que humanos enfrentam agora: as mudanças escalares do clima, a escassez de recursos, ecossistemas degradados, população global em crescimento explosivo e economias globais em frangalhos.

7. War Made Easy (2007)

Narrado pelo ator e ativista norte-americano Sean Penn, o filme “War Made Easy” desenterra notáveis imagens de arquivos com distorções e exageros oficiais que revelam como a mídia norte-americana promove acriticamente as mensagens pró-guerra de sucessivas administrações presidenciais, de Lyndon Baines Johnson a George W. Bush.

8. In Transition 2.0

O documentário “In Transition 2.0” trata sobre o movimento Transition, que propões respostas em pequena escala de comunidades globais nas áreas de alimentação, transporte, energia, educação, lixo, artes e muito mais.

9. 2012: Tempo de Mudanças

Depois de ler o livro “2012 – O Ano da Profecia Maia”, de Daniel Pinchbeck, o diretor brasileiro João Amorim decidiu se juntar ao autor para fazer o documentário “2012: Tempo de Mudanças” sobre a questão ambiental, enfatizando alternativas possíveis para mudar a situação de degradação do planeta.

10. Gasland (2010)

Ao receber uma carta de uma companhia de gás natural oferecendo 100 mil dólares para poder explorar seu terreno para extrair gás, Josh Fox inicia uma pesquisa pelos Estados Unidos e descobre um verdadeiro rastro de mentiras, contaminações e suspeitas que se transformam no filme “Gasland”.

Não deixe de assistir!

Fonte: Universia Brasil

comentários (1)

  • nati

    Outro filme para entrar na lista dos filmes que mudam a vida: BIg Boys gone Bananas. Fala sobre um documentarista europeu que dirigiu o documentário ‘Bananas’ sobre o processo dos agricultores hondurenhos doentes contra a gigante Dole Foods pelo uso de pesticidas e agrotóxicos. A empresa então perseguiu o documentarista com pesados processos, relações públicas, matérias na mídia difamando a reputação do pequeno produtor e proibindo a exibição do filme em todo os EUA além de proibir o doco de participar de festivais de cinema. Mas, o mocinho consegue dar a volta e dar o troco na gigante de alimentos americana com este novo documentário. Tudo o que ele queria era poder divulgar seu filme sobre um processo real.

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo