10 dicas rápidas de como elaborar um bom currÃculo
Olá, leitores!
Atualmente o mercado de trabalho está muito competitivo e rigoroso. Há poucas vagas e muitos profissionais com bons diferenciais e experiência.
Com esse problema não se pode perder chances. É necessário pensar sempre em estar na lista de candidatos destacados.
Para garantir boas vagas no mercado de trabalho as principais dicas são, invista em estudos, idiomas, bons conhecimentos em programas de computação, palestras e cursos e o que dá inÃcio a tudo, o currÃculo.
O currÃculo é o seu primeiro contato com o empregador, é por onde irá se qualificar, passando confiança e garantia do bom profissionalismo. Sendo assim é extremamente necessário ter um currÃculo com as principais e melhores informações.
Para um currÃculo ser bom, é preciso que ele contenha certas informações, maneiras de escrever, entre outras dicas que são primordiais.
Dicas
Para ter um bom currÃculo não basta ter as informações pessoais e profissionais, é necessário ter atenção em alguns detalhes.
A primeira dica é começar a preparar o currÃculo em um horário reservado para isso, sem outras atividades e sem pressa, 40 minutos é o suficiente e provavelmente fará em menos tempo.
Segunda dica: tenha todos os dados em mãos, seja em documentos ou até em um rascunho, caso tenha preparado.
A terceira dica é sobre objetivos e clareza. Tenha certeza do objetivo do currÃculo, as áreas em que se deseja trabalhar, o objetivo profissional, etc.
Evite o excesso de informações ou palavras, deixe o currÃculo de uma maneira clara e objetiva, mostrando suas experiências profissionais, dados pessoais que interessam as empresas, etc.
Revise os textos, analisando muito bem o português, acentos, vÃrgulas, pontos. Mostrar habilidade nas escrita e domÃnio da boa comunicação é fundamental.
Mantenha uma linguagem simples, porém correta, não há necessidade de termos formais, além de não correr o risco, mantém um diálogo mais objetivo.
Pesquise a área de trabalho em que pretende atuar e veja as exigências, novidades, salários e outros. Assim irá ficar mais prático na hora de montar o currÃculo.
Não passe de 2 páginas, fica cansativo e desorganizado.
Não deixe de mencionar os idiomas, experiências profissionais nacionais e internacionais, eventos, palestras, que compareceu. Cada informação dessas se torna um diferencial.
Tenha um e-mail profissional, sem apelidos, de preferencia nome e sobrenome e um número ou letra caso já exista.
O currÃculo precisa conter qualificações, formação acadêmica, experiências profissionais, idiomas, atividades complementares, dados pessoais, endereço, telefone, celular, e-mail, estado civil, cidade, estado, nome completo, idade, etc.
Montar o currÃculo é muito fácil, basta atenção. Com alguns retoques, ele deve ficar completo e sem falhas, o que qualifica você a boas oportunidades no mercado de trabalho.
Até logo!