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10 dicas que o professor da creche precisa saber

Olá,

Você pretende ser professor de creche porque gosta muito de crianças e do universo infantil? Ou, já é professor da educação básica, mas pretende desenvolver seu trabalho com crianças menores e acredita que conseguirá isso sendo professor de creche? Então esse artigo é pra você.

De um jeito ou de outro será uma nova fase, portanto precisará de algumas dicas.

Não perca mais tempo e aproveite as 10 dicas que o professor da creche precisa saber para trabalhar com os pequeninos de maneira eficiente e com qualidade.

Leia atentamente e certifique-se de estar preparado para dar início a essa nova jornada e constate que: gostar muito de crianças não é o suficiente para ser professor de creche.

Veja 10 dicas que o professor da creche precisa saber 

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1- Seja observador

As crianças da educação infantil especialmente de creches, de 0 a 5 anos, demonstram seu aprendizado na prática.

  • Nas atividades propostas pelo professor,
  • Durante as brincadeiras, dentro e fora da sala de aula,
  • No dia-a-dia, nas conversas com os coleguinhas.

Nessas ocasiões o professor observador aproveita as ações das crianças para ensinar e verificar se o objetivo de suas aulas foi alcançado. Enfim, o professor da creche precisa estar atento ao máximo em tudo que envolva as crianças dentro da escola.[1]

2- Seja cuidadoso

Cuidado no sentido de ser zeloso, cauteloso e responsável. Professores que estão acostumados a lecionar para crianças maiores, ou mesmo iniciantes, em alguma ocasião se distraem para atender outro professor ou por outro motivo qualquer e quando menos esperam tem uma criança chorando, pois o coleguinha mordeu ou por ter caído da cadeira, ou comeu tinta. É impressionante o quanto são rápidos!

Pode não ter sido desleixo seu, mas seja proativo:

  • Pense bem nas brincadeiras propostas,
  • Nos lugares onde levar as crianças para brincar,
  • Nos instrumentos que serão usados para realizar as atividades,
  • Preveja os possíveis acidentes e prepare-se para isso.

Geralmente, creches têm monitores e auxiliares justamente por esse motivo, porém na falta dos auxiliares e mesmo ao lado deles, seja cuidadoso.

Apesar de ser um pré-requisito ter o mínimo de infraestrutura adequada para uma creche, algo poderá estar fora dos padrões e o espaço suscetível a acidentes, então verifique o espaço com antecedência. As crianças estão ávidas para aprender tudo e vão se arriscar sempre que possível. Então, cuide delas.

3- Seja um bom contador de histórias

As crianças amam histórias, mas para prender sua atenção estas não podem ser monótonas nem grandes demais.

  • Cuide da entonação, faça as vozes das personagens,
  • Evite ler a história. Conte com suas próprias palavras,
  • Use o livro para mostrar as ilustrações,
  • Diga o nome do autor e do ilustrador, valorizando o trabalho deles e com o tempo surgirão os autores preferidos da turminha,
  • Deixe que eles manuseiem os livros, aprendendo a cuidarem deles desde cedo. De preferência abuse na sonoplastia,
  • Utilize bonecos, cenários de teatros, seja lúdico.

Faça desse um momento de aproximação, aconchego. O professor de creche deve lembrar que até bem pouco tempo cada criança estava no ventre da mãe e a tinha por perto sempre que sentia saudades.

Muito se pode aprender ao contar histórias. Vale a pena ler algumas obras que orientem essa atividade como o livro: Contando histórias e formando leitores: Ana Maria Machado e Ruth Rocha.

4- Mantenha a rotina

O professor de creche precisa saber que manter o hábito das atividades diárias é importante, pois introduz o entendimento de tempo.

O tempo de cada coisa:

  • De brincar – não em todo momento,
  • Lavar as mãos antes do lanche, depois de mexer com tinta,
  • Lanchar na hora certa,
  • Ouvir histórias,
  • Da soneca.

A criança aprende que tem hora pra tudo e começa um processo de consciência de que suas vontades precisam se adequar a esse tempo.

5- Aproveite bem o espaço escolar

  • Deixe que as crianças explorem – sob sua supervisão – os lugares da escola,
  • Pátios, quadras, parquinhos, jardins, lugares que tenham terra, árvores, hortas. Faz parte do desenvolvimento da psicomotricidade esse contato com o ambiente e a descoberta do próprio corpo.
  • Além disso, todo o espaço da creche deve ser preparado para auxiliar no seu aprendizado, no seu desenvolvimento. Deve ser um ambiente seguro e adequado à primeira infância.

Embora muitas creches no Brasil não se ajustam a esse aspecto, o professor da creche deve tentar promover ao máximo esse momento. Faz parte das metas do PNE (Plano Nacional de Educação) garantir “padrões mínimos de infraestrutura para o funcionamento adequado das instituições (creches e pré-escolas) públicas e privadas”. Exija esse direito às crianças junto de sua comunidade escolar.

6- Ajude as crianças a desenvolver sua autonomia

É nesse momento que elas irão aprender a:

  • Vestir sua própria roupa,
  • A calçar os seus sapatos,
  • A fazer sua higiene pessoal,
  • A se alimentar.

Na creche durante muito tempo a tendência foi fazer tudo para criança: amarrar seus cadarços, pentear seus cabelos, dar comida na boca, entre outros. Mas aos poucos foi se percebendo que elas precisavam ganhar espaço para aprender, aos poucos mesmo, ainda que não esteja correto e preciso ser refeito para não ocorrer acidentes. Elas são protagonistas do próprio aprendizado. 

7- Explore a linguagem plástica

  • As atividades plásticas são ótimas ocasiões de se promover o desenvolvimento infantil,
  • Desafios corporais de pular, subir, descer,
  • O reconhecimento do mundo,
  • Do próprio corpo e as descoberta dos sentidos,
  • Mostre as texturas das folhas, das cascas das árvores, das pedrinhas no chão. Estimule-os a escutar o som dos pássaros, perceber as cores das flores,
  • Use tinturas feitas com corantes naturais, atóxicas.

Deixe-as descalças em colchões plastificados, onde poderão se lambuzar e explorar as atividades sensório-motoras – fundamentais ao desenvolvimento psicológico e intelectual da criança. Depois a sujeira sairá com água, mas a experiência ficará.

8- Leve música para sala de aula

A linguagem musical estimula áreas do cérebro que não são desenvolvidas por outras linguagens como a oral ou a escrita conforme ensina a educadora Maria Lucia Cruz Suzigan. Como foi dito anteriormente é importante trabalhar a sonoplastia ao contar histórias.

  • Use instrumentos musicais como chocalhos, pandeiros, sininhos,
  • Faça sons que lembram passos, ventos, chuvas,
  • Além disso, forme sua bandinha.

Use brinquedos como pratos, tambores, piano, viola, flauta, sanfona: todos existem no mercado em forma de brinquedo.

Deixe que façam sons, que cantem. Essa é uma grande chance que o professor de creche tem para aprender com as crianças conforme manipulam os instrumentos, agem diante da música e comportam-se em grupo.

Tudo isso servirá como base para avaliar se o processo de desenvolvimento da criança atende ou supera as expectativas.

9- Aperfeiçoe-se sempre

Não é nenhuma novidade que a profissão de professor precisa de atualização constante. Com o professor de creche não é diferente.

A creche tem se tornado há algum tempo mais do que um espaço recreativo, um lugar onde se deixa as crianças enquanto os pais trabalham.

É um local de aprendizado importante para o desenvolvimento infantil. As novas diretrizes curriculares destacam que o papel da educação infantil é articular as experiências e os saberes das crianças dando acesso à cultura, às artes, à educação ambiental, às ciências e à tecnologia. [2]

Com isso o professor de creche e educação infantil ganhou uma importância ainda maior, com mais responsabilidades e necessitando cada vez mais de melhor qualificação

 10- Seja criativo

Em vários momentos de sua prática pedagógica precisará de muita criatividade não só para aprimorar suas atividades com os alunos. Em certas creches públicas poderá encontrar desafios básicos como: falta de materiais, infraestrutura inadequada, crianças com fome e doentes. Embora não esteja ao seu alcance corrigir as falhas institucionais, está em suas mãos saber o quê fazer com o que lhe é fornecido.

Já em creches particulares, profissionais da área costumam reclamar de falta de liberdade para inovarem em suas atividades. Porém, se a sua proposta for bem formulada e seu foco for o desenvolvimento da criança, dificilmente uma instituição realmente comprometida negará esse espaço. O maior desafio você aceitou: ser professor. Então procure realizar seu trabalho com criatividade, paciência, consciência e competência.

Essas foram as 10 dicas que auxiliarão na sua prática pedagógica como professor de creche. Essa função requer que se abracem os desafios que surjam com coragem e determinação, tendo em mente a importância de ser professor de crianças tão pequenas, que precisam sentir-se seguras ao estarem em ambiente escolar, onde aprenderão a conviver em sociedade, dividir e compartilhar coisas, tendo noções dos valores éticos e percebendo aos poucos sua importância no mundo sem perder a alegria de ser criança.

Como professor de creche aproveite as dicas e seja o melhor que você puder ser. As crianças da creche e a Educação só terão a agradecer.

Até logo!

[1] FREIRE, Madalena. Observação, registro e reflexão. Instrumentos Metodológicos I. 2ª ED. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996.

[2] Programa Currículo em Movimento – Legislação: Reolução CEB nº 5, 2009.

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