Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 10 Dicas para uma Redação Perfeita

10 Dicas para uma Redação Perfeita

Olá, leitor
Muitos concursos e vestibulares dão à redação o maior peso da nota. É por meio dela que você mostra seu conhecimento não só de escrita, mas também de outros assuntos, do quanto possui senso crítico. Você vai precisar de uma boa bagagem para se sair bem, mas vamos te ajudar nesse desafio com 10 dicas de ouro. São elas:1 – Entender o tema

Esse é, sem dúvida, o mais importante. Leia e releia o enunciado da redação e tenha certeza sobre o que ela se trata.

2 – Escrita

Você pode ter formulado um excelente pensamento, mas se na hora de colocar no papel errar o português, tudo desaba. Concordância, gramática e uma boa fluidez no texto vão te render uma redação nota 1.000.

3 -Texto enxuto

Não é porque a redação está longa, que ela está bem escrita. Pelo contrário, tentar se expressar em textos curtos, diretos e objetivos. A capacidade de síntese é muito bem vista para uma redação.

4 – Fluidez

Tente manter uma texto com fluidez, que tenha uma interligação entre os parágrafos. Utilize os conectivos.

5- Solução

Toda redação propõe um problema. Você precisa, então, propor uma solução. Demonstre senso crítico, mas não crie polêmicas. Tente expressar seu conhecimento, opinião e proposta sem se comprometer com o que pode ser mal interpretado.

6 – Cuidado
Não expresse qualquer tipo de preconceito, racismo, xenofobia ou homofobia. Isso te desclassificará imediatamente.
7 – Conhecimento
Aposte em defender o que você tem conhecimento no assunto. Nada de ideias rasas, soluções que sejam clichê demais.
8 – Treine
Separe os últimos temas dos principais vestibulares e treine. Quanto mais você escrever, maior as chances de uma boa redação.
9- Atualidades
Temas atuais são os que mais caem nas redações. Assista televisão, veia jornais e fique por dentro do que está rolando. As informações que conseguir podem valer de muita ajuda.
10 – Tempo

Separe o máximo que puder de tempo para esta parte da prova. Ter a oportunidade de reler seu texto e de revisar pode te fazer ganhar uns pontinhos.
Boa redação!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo