Você está aqui:Home » Dicas » Ensino a Distância - EAD » 10 dicas para ser um ótimo educador a distância

10 dicas para ser um ótimo educador a distância

Olá, leitores!

A educação a distância está se tornando cada vez mais comum, as escolas e faculdades tem investido nesse tipo de educação, que ainda tem forte repressão em comparação com as escolas presenciais, mas a verdade é que tanto na escola presencial, quanto na escola a distância o que vale mesmo é o empenho do aluno. É claro que o professor a distância precisa ser um ótimo professor para conseguir passar seu conhecimento através da tela do computador.

Pensando no desafio de um professor que trabalha a distância têm, separamos 10 dicas para que você consiga ser um bom profissional e passe todo o seu conhecimento para os alunos. Sabemos que essa tarefa de ensinar não é fácil, ela nunca foi e nunca será, são poucos que conseguem desenvolver esse potencial e é necessário ter o dom, a dificuldade é ainda maior quando o ensinamento é a distância e acompanhar o desenvolvimento do aluno se torna mais complicado.

Tenha o dom – Essa é a nossa primeira dica, parece estranho falar isso, mas é de extrema importância o professor ter o dom de ensinar. Se você já tentou ensinar e percebeu o quanto é difícil, sabe muito bem do que estamos falando. Se você tem esse talento para ensinar já será bem mais fácil, pois perceber a dificuldade de um aluno através do computador e conseguir resolver os problemas deles e solucionar as dúvidas é muito mais complicado e requer muito jogo de cintura.

Tenha paciência - Para ser um educador a distância é necessário ter muita paciência, você não vai lidar com uma sala de aula cheia de alunos, mas vai lidar com outros problemas, como a internet que muitas vezes não vai ajudar. Vai precisar se atentar com o aluno que não entende o que você está falando e lidar com outras inúmeras situações que podem ser bem estressantes. Por isso é bom ter muita paciência, com ela você já tem boa parte do que é preciso para ser um ótimo educador a distância.

Entender de tecnologia – Você não precisa ser expert em tecnologia, mas o seu trabalho será mais fácil se você entender um pouco sobre o tema e conseguir dar um jeito quando algo der errado. Ser um professor a distância requer outros talentos e não apenas o de saber ensinar. Você vai trabalhar o tempo todo com o computador, ensinando seus alunos, vai passar atividades, vai corrigir provas e responder e-mails, por isso entender um pouco de tecnologia é essencial.

professora-em-aula-virtual

Estude - Um professor precisa estudar e, isso é fato, por isso para ser um ótimo educador a distância você não poderia deixar de estudar. Parece uma dica boba, mas é importante estudar e se inteirar de tudo o que é novo e que está relacionado a matéria que você ensina, muitas vezes os alunos a distância são mais antenados e sabem o que aparece de novo, por isso você também deve saber.

Acompanhe as inovações – Já falamos em um artigo recentemente como descobrir o plágio, nele demos muitas dicas para você que é professor a distância descobrir se o aluno plagiou um trabalho ou não. Esse é só um exemplo das inovações que estão acontecendo e que você não pode ficar de fora para ser um ótimo educador.

Use um bom material didático – Muitas vezes o material didático é definido pela escola ou em conjunto com outros professores, mas mesmo se o material já foi definido por outras pessoas, você pode usar outros como auxílio. Ter um bom material didático é um passo enorme para se tornar um ótimo educador a distância. Como você não tem alguns recursos que os professores presenciais têm, o material precisa ser excelente, por isso não aceite qualquer coisa.

Cobre dos alunos – Tem aluno que pensa que a educação a distância é tranquila e que nela é mais fácil “enrolar”, mas você como um bom professor não pode deixar o aluno aproveitar essa distância que existe para deixar de fazer os trabalhos e outras atividades exigidas por você. Seja um professor que cobra, muito estudante não gosta, mas no final os educadores são valorizados, pois só querem o bem do aluno.

Tenha um cronograma - Na educação a distância pode ser mais fácil ficar perdido se não tiver um cronograma para ser seguido. Você precisa saber o que vai falar na aula e o que vai ensinar durante o ano para seus alunos, por isso para se tornar um ótimo educador a distância, não deixe de criar um cronograma.

Converse com outros professores - Trocar experiências é muito importante, os professores que dão aula presencial estão sempre trocando conhecimentos na sala dos professores. Mesmo você trabalhando em um local diferente, você pode conversar com outros professores, descubra quem são e faça amizade com eles.

Tenha responsabilidade - Por último vamos citar a responsabilidade, porque de nada adianta tudo o que citamos se você não é responsável e não enxerga seu trabalho como importante e valioso para alguém. Ter responsabilidade como professor a distância é muito importante e você será um ótimo educador se ter a responsabilidade como um referencial.

Boas aulas e até breve!

comentários (1)

  • Kaleb

    Isso é essencial: “Tenha um cronograma – Na educação a distância pode ser mais fácil ficar perdido se não tiver um cronograma para ser seguido. Você precisa saber o que vai falar na aula e o que vai ensinar durante o ano para seus alunos, por isso para se tornar um ótimo educador a distância, não deixe de criar um cronograma.” Com certeza, faz toda a diferença!

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo