Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 10 dicas para se concentrar nos estudos

10 dicas para se concentrar nos estudos

Olá,

Todo estudante deseja uma cápsula para entrar e estudar sem nenhuma interrupção e nada que desconcentra. Mas infelizmente isso não existe, você vai precisar lidar com isso e aprender como se concentrar nos estudos. A boa notícia é que o Canal do Ensino pode te ajudar, separamos aqui algumas dicas que vão facilitar seus estudos.   

A concentração é algo muito sério e se você não consegue ter pelo menos algumas horas de concentração nos estudos, não vai conseguir alcançar seus objetivos. Estudar não é fácil, não é simples como muitas pessoas imaginam, é necessário muito esforço e uma extrema dedicação. Com as dicas que vamos passar aqui você vai conseguir lidar melhor com isso, o legal é que essas dicas valem para qualquer pessoa que precisa se concentrar.

Antes de começar e mostrar as dicas vamos falar sobre algo que precisa saber, como a concentração funciona. Quando falamos em concentração estamos falando de vários processos na área do cérebro, como o córtex pré-frontal, os núcleos da base, o cerebelo, o córtex parietal e os circuitos associados. Todos têm um papel fundamental no processo de concentração.  

Quando você exige do cérebro, ele ativa uma série de regiões com o objetivo de um melhor desempenho de concentração. Alguns neurotransmissores também contribuem para o desenvolvimento dessa capacidade, além disso, algumas substâncias ajudam na concentração como:

  • Dopamina e a noradrenalina – ligadas ao foco;
  • GABA – importante para evitar a ansiedade;
  • Glutamato – relacionado com os processos de memória e aprendizagem.

É importante saber um pouco desse processo, pois assim vai conseguir alcançar seus objetivos mais rápido. Com uma alimentação adequada, por exemplo, você vai conseguir cuidar melhor do seu corpo e vai melhorar a absorção dessas substâncias importantes.

Como se concentrar nos estudos

foco-estudos

Sabendo um pouco como a concentração funciona vamos aprofundar um pouco mais. É importante saber que a concentração é adquirida com o tempo, você não vai conseguir de uma hora para outra se concentrar. Trabalhando a concentração você vai conquistar seu objetivo.

Existem algumas ações simples que vão ajudar a conseguir melhorar a concentração, uma delas é se conhecer. Se você conhece seu corpo e sabe a hora que ele está cansado, quando você se sente melhor e mais confortável para estudar, entre outras coisas, vai conseguir lidar melhor com a concentração. O indicado é estudar, trabalhar ou fazer qualquer outra coisa que exige muita concentração no horário que seu corpo está mais preparado.

Algumas pessoas conseguem estudar melhor e se concentrar por mais tempo na parte da noite. Por isso não adianta lutar contra seu corpo e tentar estudar na parte da manhã. Você vai perder tempo fazendo isso, sendo que você podia estar descansando para estudar mais tarde. Por isso nossa dica é entender seu corpo e saber qual a hora mais indicada para estudar.

10 dicas para se concentrar melhor

Separamos 10 dicas que vão te ensinar como se concentrar. Essa não é uma tarefa complicada, você vai conseguir mais tempo estudando e se concentrando. Mas é importante seguir as dicas que vamos passar aqui, são bem simples e que vão ajudar muito.

Não leia apenas, escreva também

Já observou que algumas vezes você começa a ler e no final da página percebe que não prestou atenção em nada e precisa voltar? Isso acontece com todo mundo, mas uma dica de como se concentrar é escrever também. É importante estudar escrevendo, e não só lendo.

Revise no mesmo dia

Para evitar acumular matéria e até mesmo descobrir se realmente estava concentrado é revisar no mesmo dia. Isso vai fazer com que seu cérebro entenda que aquilo é realmente importante e vai ajudar a memorizar. 

Escreva à mão em vez de digitar

Muitas pessoas gostam de estudar no computador, mas quando você escreve consegue aprender mais do que pessoas que apenas digitam. Isso acontece porque os movimentos são bem diferentes quando você escreve, na digitação está apenas apertando algumas teclas. No processo da escrita mais redes neurais são ativadas.

Estude sozinho

É legal estudar com colegas e é importante. Mas faça isso apenas algumas vezes, pois quando tem mais pessoas a chance de desconcentrar é muito maior. Você acaba falando mais e as dúvidas continuam. Estudar em grupo é útil e apoiamos isso, mas você precisa estudar sozinho também, essa é uma dica importante de como se concentrar.

Desligue todos os aparelhos eletrônicos

Na hora de estudar fique longe do celular ou qualquer outro aparelho que pode tirar sua concentração. Isso também vale para o computador e redes sociais. Olhar o Facebook por dois minutinhos pode virar 10, 20 e quando você perceber já passou uma hora de estudo sem fazer nada. 

Local organizado e tranquilo

Seu ambiente precisa ser tranquilo, longe de bagunça, de pessoas falando, e organizado. Deixe tudo o que precisa em seu lugar de estudo, assim você evita levantar e perder tempo. Deixe também uma garrafinha de água perto, se hidratar é importante.

Fuja das músicas

Gosta de escutar música enquanto estuda? Ok! Escute só em línguas que você não entenda. Muitas pessoas precisam da música para se concentrar, mas músicas que você sabe cantar podem ser um grande problema.

Respeite seu tempo

Já estudou por 3 horas seguidas? Dê uma pausa, descanse um pouco e volte depois de 30 minutos. Você precisa entender que seu corpo cansa, ficar concentrado por muito tempo é cansativo e você precisa ter um momento de descanso.

Tenha uma programação

Usar o famoso planejamento é importante, mas faça programações realistas que você vai realmente conseguir cumprir. Tenha outras atividades durante o dia também, assista TV, veja sua série preferida. Um episódio por dia não vai tomar muito tempo e você vai descansar.

Crie seu ritual antes de estudar

Antes de mergulhar nos estudos faça algo para tornar um ritual. Assim sua mente vai começar a aprender que está na hora de concentrar. Pode ser algo simples como se alongar, respirar fundo 3 vezes ou qualquer outra coisa.

Aplicativos que podem te ajudar

Agora que já sabe várias dicas de como se concentrar, vamos conhecer aplicativos que podem te ajudar. Vamos citar dois apps bem interessantes aqui, o primeiro deles vai trabalhar sua concentração, é um aplicativo que exercita o cérebro. O aplicativo muito conhecido é o Lumosity, é um dos mais populares nessa área.

O app é um programa de teste personalizado a partir dos interesses do usuário. Quando você entra pela primeira vez vai informar os interesses em cada categoria, as categorias são:

  • Memória;
  • Atenção;
  • Velocidade;
  • Flexibilidade;
  • Resolução de problemas.

É um aplicativo bem interessante que vai ajudar bastante na hora de concentrar nos estudos, você pode praticar sempre e vai ver os resultados e avanços. Legal né? É só baixar e conferir, o app é gratuito.

O outro aplicativo que vai te ajudar muito na concentração é o Repeat Timer, com ele você seleciona o tempo que precisa ficar concentrado e o tempo de descanso. Você vai ter pequenas pausas e isso vai ajudar a concentrar melhor. É ótimo para quem estuda e trabalha em casa, aqui você pode conferir um depoimento de quem usa e aprovou o aplicativo. Além disso, vai entender melhor como funciona.

Não é complicado se concentrar nos estudos, com tudo o que falamos aqui pode ter certeza que você vai tirar de letra. Ah! É bom lembrar que as dicas aqui valem para todas as pessoas, não só quem está estudando, mas para todos que desejam melhorar a concentração no que está fazendo.

Se tiver alguma dúvida ou alguma dica de como se concentrar nos estudos compartilhe conosco que vamos querer saber.

Bons estudos!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo