Você está aqui:Home » Dicas » Curiosidades » 10 dicas para resolver problemas com criatividade

10 dicas para resolver problemas com criatividade

Olá, leitor(a)!

Tanto na vida pessoal como na profissional, nos deparamos constantemente com problemas e desafios. Alguns podem ser fáceis de resolver, como trocar uma lâmpada, e outros bem mais complexos, como preparar em pouco tempo um novo projeto para apresentar para o(a) chefe. Independentemente do grau de dificuldade, é necessário encontrar soluções para eles.

Pensando nisso, listamos 10 dicas para ajudar a resolver qualquer problema com criatividade. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a criatividade não é um “dom”, algo que nasce com a pessoa, mas sim uma habilidade que pode ser treinada e aperfeiçoada por qualquer ser humano.

Tipos de criatividade e sua importância

Por definição, criatividade é a capacidade de criar e inventar coisas novas. Além disso, pode ser entendida como a habilidade de ter ideias originais e está entre as competências requisitadas para o(a) profissional do futuro, segundo relatório do Fórum Econômico Mundial (FEM).

Logo, ser uma pessoa criativa pode ajudar a se destacar no mercado de trabalho e resolver problemas cotidianos com mais rapidez. De acordo com psicólogos e especialistas no assunto, existem 4 tipos de criatividade:

  • Deliberada e cognitiva: característica de pessoas que dominam muito um determinado assunto, a ponto de saber o melhor caminho em busca da solução. Geralmente, ocorre com profissionais que atuam muitos anos na mesma área;
  • Deliberada e emocional: verifica-se em pessoas que deixam o trabalho influenciar suas emoções. Nesse caso, a solução encontrada é quase sempre inusitada, ou seja, não convencional;
  • Espontânea e cognitiva: ocorre durante o período de descanso, após tentativas frustradas de resolver um problema. A solução é encontrada quando não se dedica esforço para a resolução do problema, gerando uma sensação parecida com a famosa expressão “eureka!”;
  • Espontânea e emocional: o último tipo é mais comum em músicos e artistas plásticos. Está relacionado à epifania, que é um sentimento de repentino entendimento acerca de algo ou alguma situação a qualquer momento.

Dicas para resolver problemas com criatividade

Como exposto anteriormente, a criatividade pode ser utilizada nas mais variadas situações e em diversas áreas que compõem a vida social. A partir disso, reunimos 10 dicas para ajudar a resolver problemas com criatividade e estimular o pensamento criativo. Vamos apresentá-las a seguir:

10 dicas para resolver problemas com criatividade

Fonte: Reprodução

1. Acompanhar o trabalho de referências no assunto

Acompanhar o trabalho de referências na sua área de atuação é uma ótima maneira de aprender. Procure na internet as redes sociais da pessoa, grupo ou empresa referência na área e comece a segui-la.

A partir disso, busque inspirações no trabalho dela para resolver o seu problema. Assim, você consegue desenvolver suas próprias soluções.

2. Estar informado(a)

O mundo está em constante atualização, especialmente por conta da internet. A todo momento, surgem novas pesquisas, dados e números sobre alguma situação ou problema que enfrentamos no cotidiano.

Portanto, é vital estar bem-informado(a) e atualizado(a) com relação às novidades e tendências da sua área profissional. Como diz o ditado, “camarão que dorme a onda leva”.

3. Sair da zona de conforto

Além de se manter informado(a), também é necessário não se acomodar. Isso vale tanto para o âmbito pessoal quanto para o profissional.

Amplie seu repertório de conhecimento e tenha contato com diversas perspectivas sobre o mundo. Isso faz o cérebro pensar além do conhecido, ou seja, “fora da caixa” – o que estimula a criatividade.

4. Pesquisar sobre o problema

Parece um exercício básico, mas muitas pessoas esquecem da importância dele. Antes de buscar uma solução, deve-se entender todos os elementos que compõem um problema.

Por isso, faça uma pesquisa histórica, procure referências de pessoas que já passaram por aquilo e entenda por completo o problema. A curiosidade é um dos motores de uma mente criativa.

5. Colocar tudo no papel

Nessa dica, pense o papel como qualquer outro suporte para fazer anotações. Se você não sabe como começar ou onde guardar as informações e ideias que você possui, escrevê-las pode ser uma boa saída.

Nosso cérebro reage e aprende melhor com estímulos visuais. Dessa maneira, olhar para o problema e as ideias facilita o entendimento por parte da nossa mente e, assim, torna possível uma melhor organização para os próximos passos.

6. Inovar tarefas do cotidiano

Apesar de utilizados, na maioria das vezes, como sinônimos, inovação e criatividade são conceitos diferentes. Inovar significa reinventar, melhorar o que já existe, e é uma forma de promover o processo criativo.

Por exemplo, se você escreve com a mão direita, experimente fazer isso com a esquerda durante 2 dias; ou inverta a ordem de como você se veste para o trabalho ou escola todos os dias. Esses pequenos desafios diários estimulam o cérebro a pensar de outra maneira e isso contribui para exercitar sua criatividade.

7. Ter tempo para o ócio

Dar um tempo para a mente descansar é tão essencial quanto se dedicar a resolver o problema. Esse descanso pode ser pequenas pausas durante o dia ou um longo período após o expediente de trabalho, por exemplo.

O importante é reservar um tempo para descansar ou se dedicar a atividades de lazer, como fazer exercícios, ler um livro ou cozinhar. Além disso, como citado anteriormente, às vezes a solução para um problema vem durante o ócio.

8. Fazer testes

Após um período de estudos, você desenvolveu uma ideia que pode ser a solução para o problema. Como ter certeza de que vai funcionar? A partir de testes!

Teste sua ideia quantas vezes for necessário. Se não der certo, procure saber em qual ponto melhorar para resolver 100% o problema.

9. Não ter medo de errar

Esta dica está muito ligada à anterior. Muitas pessoas olham para os erros e só enxergam o fracasso, mas sem eles seria impossível chegar a um resultado positivo. 

Os erros revelam exatamente quais são os pontos que devem ser aperfeiçoados para que se fique cada vez mais próximo do resultado correto. Portanto, não tenha medo de cometer erros, pode ser que um deles mostre a solução. 

10. Fazer questionamentos

A última dica é comumente utilizada por pesquisadores(as) e cientistas durante estudos, mas pode ser utilizada em qualquer situação. Por exemplo, se um dos testes não ocorreu da maneira esperada, pergunte o que deu errado ou o que poderia ser feito diferente.

O mesmo processo vale para a etapa de pesquisa: “por onde começar?” ou “quais pontos são mais simples de encontrar?”. Fazer as perguntas certas pavimenta o caminho em busca da resolução do problema.

Conteúdo extra

Para começar a exercitar sua criatividade, recomendamos o e-book gratuito O Segredo das Mentes Criativas. A partir da análise da vida de renomadas mulheres, como J.K. Rowling e Frida Kahlo, são mostrados comportamentos que ajudam a estimular a criatividade no dia a dia. Clique aqui para baixá-lo.

Se você tem dificuldade para anotar suas ideias e pesquisas, deixamos aqui a sugestão de dois blocos de notas on-line que podem ajudá-lo(a) nessa etapa: Miro e EvernoteAmbos são gratuitos e personalizáveis.

Agora que você já sabe como exercitar a criatividade, queremos saber: qual das dicas você achou mais interessante? Deixe nos comentários!

No Canal do Ensino, leia também:

Aproveite as dicas e até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo