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10 dicas para promover o seu marketing pessoal no trabalho

Olá, leitor!

Atualmente, mostrar diferenciais e se destacar é essencial para sua carreira. No entanto, podem surgir muitas dúvidas na hora da famosa autopromoção. Como destacar suas qualidades sem passar uma imagem de arrogância? Quais são as melhores formas para divulgar suas habilidades, sem passar por cima dos outros?

O ambiente corporativo é cheio de regras não formalizadas. O comportamento no local de trabalho está sempre sendo avaliado, e prestar atenção na forma como age é essencial. Mesmo nos escritórios mais casuais, existe um código de conduta nas entrelinhas.

Se você quiser aprender mais sobre etiqueta profissional, leia também esse outro artigo no Canal do Ensino. Ele te ajudará a navegar essas regras subentendidas com mais tranquilidade.

A seguir, você encontra as 10 melhores dicas para promover o seu marketing pessoal no trabalho. Continue lendo e confira!

O que é marketing pessoal?

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Quando falamos em marketing, a maioria das pessoas pensa em anúncios e propagandas. No entanto, o marketing pessoal é um seguimento um pouco diferente da área.

Com certeza, você já deve ter escutado a expressão “quem não é visto, não é lembrado”. Esse é um dos princípios bases do marketing pessoal. Pense bem: de que adianta trabalhar nas suas habilidades, ser um excelente profissional e trabalhar duro se ninguém percebe isso. Essas são características pelas quais você quer ser reconhecido – e que merecem reconhecimento!

Por isso, é importante entender como não passar despercebido no ambiente profissional.

O marketing pessoal é um conjunto de ações e estratégias que visam melhorar a imagem de alguém. Em especial, vamos falar do marketing pessoal para o ambiente de trabalho.

Por que é importante pensar no marketing pessoal?

O marketing pessoal pode te ajudar em muitos aspectos. Para alavancar sua carreira e alcançar reconhecimento pelo seu trabalho, também é preciso pensar na sua imagem.

Ajustando sua forma de comunicação, comportamentos e atitudes, é possível chegar muito longe. Veja alguns benefícios do marketing pessoal no ambiente de trabalho:

  • Melhorar habilidades de comunicação;
  • Melhorar relacionamentos com a equipe e supervisores;
  • Destacar-se perante à gestão;
  • Conquistar reconhecimento profissional;
  • Avançar sua carreira;
  • Tornar-se mais contratável;
  • Aumentar o networking;
  • Ser visto como referência na sua área.

Dicas para promover o marketing pessoal no trabalho

Agora que você já entende o que é o marketing pessoal e porquê ele é importante para você, é hora de partir para a ação!

Antes de falar sobre as dicas específicas, lembre-se dessa diretriz principal: Sempre encontre um equilíbrio nas suas ações. Se exagerado ou feito da maneira errada, o marketing pessoal pode surtir o efeito oposto.

Como regra de ouro, nunca diminua outra pessoa para se destacar. Isso será mal visto por todos e certamente afetará sua imagem negativamente. Além disso, não exagere na autopromoção. A sutileza é a chave do sucesso.

1 – Seja pontual e sempre esteja por dentro da agenda

Não existe nada melhor para sua imagem profissional do que demonstrar comprometimento. Estude a agenda com cuidado. Evite atrasos o máximo possível, não apenas no dia a dia como para reuniões, prazos e eventos.

É muito importante que tanto seus colegas de trabalho quanto seus superiores saibam que podem contar com você. Se você prometer entregar algo em determinado prazo, cumpra.

Esteja preparado adequadamente para eventos e reuniões. Estudar as pautas anteriormente é um ótimo jeito de garantir que você não ficará perdido no assunto e terá adições importantes para acrescentar.

2 – Não tenha medo de dar sua opinião

Falar o que você pensa pode ser assustador. No entanto, lembre-se que você foi contratado por um motivo: você tem expertise na sua área, e sua opinião é importante para a equipe. Em reuniões, não tenha medo de fazer sugestões, apresentar soluções ou apontar falhas nos processos atuais. Isso será importantíssimo para que as pessoas passem a enxergar você como alguém que contribui verdadeiramente para a empresa.

Outra dica valiosa é usar redes sociais profissionais, como o Linkedin, para comentar as últimas novidades, notícias e acontecimentos na sua área. Dê sua opinião como profissional. Isso mostrará envolvimento, proatividade e conhecimento. Além disso, mostra que você está antenado com a evolução da sua área.

3 – Cuidado para não invadir o espaço dos colegas de trabalho

Falar o que você pensa é importante, mas cuidado para não falar o tempo todo. Deixe espaço para que outras pessoas na equipe opinem e comentem.

Principalmente, nunca interrompa outra pessoa para fazer nenhuma observação. Se você sentir que o assunto vai passar, tudo bem! Deixe a pessoa terminar, e depois retome a questão. Por exemplo:

“Você falou anteriormente sobre x. Eu gostaria de fazer uma observação sobre isso…”

Isso demonstra consideração, educação, inteligência emocional e controle. Além disso, mostra que você está prestando atenção na conversa e consegue organizar bem seus pensamentos.

4 – Trabalhe suas habilidades linguísticas e de comunicação

É importantíssimo se expressar bem no mundo corporativo. Erros de comunicação, em determinados setores, podem custar muito tempo e dinheiro. Por isso, treine e desenvolva a assertividade e comunicação clara.

Além disso, não fará mal nenhum polir suas habilidades com o português. Cursos online são uma ótima forma de melhorar seu vocabulário e escrita. Além disso, entender melhor a gramática e ortografia da sua língua vai te proporcionar uma imagem muito melhor no ambiente de trabalho.

5 – Seja confiante, autêntico e transparente

É essencial não exagerar da construção de um “personagem” para melhorar sua imagem no ambiente corporativo. Por mais que você tenha que se adequar a determinadas regras e convenções sociais, o ideal é que você aja de forma mais autêntica e assertiva possível.

As pessoas conseguem detectar comportamentos ensaiados com muita facilidade. Por isso, evite os exageros. Você pode acabar sendo enxergado como falso, “puxa-saco” ou como alguém que está “tentando demais”.

Trabalhe sua autoestima e confiança. Dessa forma, suas ações sempre parecerão mais orgânicas e autênticas.

6 – Cuide do visual

Não admitir que as aparências são importantes no mundo corporativo pode ser perigoso. Muitas empresas afirmam veemente que não possuem código de vestimenta e não se importam com a aparência dos funcionários. No entanto, isso raramente é verdade.

O julgamento pela aparência está enraizado na nossa cultura, infelizmente. Então, para ter uma boa imagem, é preciso cuidar do visual.

Isso não significa seguir regras estritas, usar as melhores roupas e maquiagens, nem estar sempre impecável. Apenas certifique-se de usar roupas apropriadas para o ambiente de trabalho e cuidar bem da higiene pessoal.

7 – Exercite a empatia e colaboração

Não adianta esperar que as pessoas tenham uma boa imagem de você se elas não sentem que você as compreende e  as ajuda. Exercitar a empatia é essencial para o sucesso do seu marketing pessoal.

Tanto colegas de trabalho quanto gestores enxergam pessoas prestativas e compreensivas sob uma ótica muito mais positiva. Coloque-se no lugar das outras pessoas e procure entender seus problemas e motivações.

Quando for possível, ofereça ajuda para quem precisar. Mas atenção: isso não significa se sobrecarregar de trabalho e fazer tudo para todos. Aprenda a detectar situações onde seus colegas realmente precisam de você. Por exemplo, se alguém precisa levar o filho doente ao médico e você tiver possibilidade de cobrir o turno, esse é um bom momento para se oferecer.

8 – Qualifique-se e esteja sempre atualizado

Mostrar interesse nas evoluções da sua área é fundamental para sua imagem profissional. Fazer cursos de qualificação, atualização e provas de certificação são maneiras de mostrar que você está disposto a subir nessa carreira – e se esforçando para isso.

Não se engane: essas atitudes nunca passarão despercebidas pela gestão das empresas. Quando oportunidades de crescimento aparecem, os funcionários selecionados são aqueles que investem na área e demonstrar proatividade.

9 – Aprenda habilidades de liderança

Mesmo que você não seja um gestor, é importante ter certas habilidades de liderança no seu repertório. Existem cursos online e vários recursos na internet que te ajudarão nesse aprendizado.

Saber ser um bom líder tem muitas vantagens. Primeiramente, quando cargos de liderança estiverem disponíveis, os funcionários com essas habilidades são muito mais valorizados.

Mas além disso, ser um líder te ajudará no dia a dia, no relacionamento com seus colegas de trabalho, nas suas habilidades de comunicação e até mesmo na sua imagem perante os seus superiores.

10 – Arrisque e seja proativo

Ninguém avança na carreira – ou em nenhuma empreitada – sem arriscar um pouco. Usar o marketing pessoal para melhorar a sua imagem no trabalho não será diferente. Você certamente precisará desviar um pouco da sua zona de conforto.

Será preciso expor suas opiniões, se pronunciar, tomar atitudes. Muitas pessoas se sentem expostas e mais vulneráveis fazendo esse tipo de coisa. No entanto, acredite: a recompensa é valiosa.

Arrisque, mostre seu conhecimento e seja proativo, sempre.

Conclusão

O marketing pessoal é importantíssimo no ambiente de trabalho. Por meio dele, você pode melhorar a sua imagem, expandir seu Networking e avançar na sua carreira.

Com essas dicas, equilíbrio e confiança, você pode promover sua imagem sem diminuir seus colegas nem parecer autocentrado. Agora é só começar a trabalhar na sua autoestima, polir os seus conhecimentos e arriscar!

Quer mais dicas para avançar sua carreira? Leia também esses artigos no Canal do Ensino:

E você, que táticas de marketing pessoal utiliza no ambiente de trabalho? Conte nos comentários e aproveite para perguntar se ficou com alguma dúvida!

Até logo!

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