Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 10 dicas para produzir textos poéticos

10 dicas para produzir textos poéticos

Olá,

Muita gente acha poesia uma coisa bem chata, não é? Mas quando aprendemos a ver tudo que pode estar “por trás” de um poema, e conhecemos um pouco sobre poética, passamos a admirar os poetas e reconhecer o valor de seus trabalhos. Neste texto, você aprenderá algumas dicas que lhe ajudarão a produzir textos poéticos. Vamos lá?

Poema

Antes de vermos as dicas para produzir um texto poético, é importante sabermos o que é um poema.

Poema é um texto escrito em versos, que podem ser agrupados em estrofes e apresentar rimas, métrica, ritmo, etc. O poema, geralmente, tem a intenção de expressar e despertar sentimentos.

Ex.:

Assombros (Affonso Romano de Sant’Anna)

Às vezes, pequenos grandes terremotos
ocorrem do lado esquerdo do meu peito.
Fora, não se dão conta os desatentos.

 

Entre a aorta e a omoplata rolam
alquebrados sentimentos.

 

Entre as vértebras e as costelas
há vários esmagamentos.

 

Os mais íntimos
já me viram remexendo escombros.
Em mim há algo imóvel e soterrado
em permanente assombro.

 10 dicas para produzir um texto poético

Normas Urbanas de Prestígio/ textos poéticos

Fonte: Reprodução

Confira abaixo as dicas para você produzir belos textos poéticos:

  1. Leia poemas: a única forma de conhecer bem uma coisa é tendo bastante contato com ela. Portanto, para que você possa produzir bons poemas, leia bastantes poemas. Leia poetas de escolas literárias diversas e que viveram em épocas diferentes. Isso mesmo, leia diversos poetas, tenha contato com múltiplas formas de poemas. Lembre-se de que poesia é arte, e, portanto, há inúmeras formas de fazê-la.
  2. Analise os poemas que gostar: quando você ler um poema que o interessar muito, analise-o, disseque-o. Leia análises feitas sobre esse poema. Interprete suas metáforas, analise suas rimas e seus jogos sonoros e preste atenção às escolhas vocabulares feitas pelo autor.
  3. Aumente seu vocabulário: mesmo que você goste de escrever com palavras comuns, que todos conhecem, haverá situações em que essas palavras não serão o bastante para expressar o que você quer. Portanto, aumente seu vocabulário.
  4. Estude os movimentos literários: ao estudar os movimentos literários, você estudará as principais características exploradas pelos poetas de cada época. Mesmo que você escreva poemas modernos, o conhecimento dessas características pode ser usado em seus poemas e enriquecê-los.
  5. Pratique a escrita: escreva e reescreva seus poemas. Se não estiver satisfeito, jogue-os fora e os escreva novamente. Lembra do ditado “a prática leva à perfeição”? Portanto, pratique.
  6. Conheça as figuras de linguagem: o poema é um texto literário muito rico em sua linguagem e que explora ao máximo os sentidos das palavras. A melhor forma de fazer isso é através das figuras de linguagem. Portanto, conheça bem figuras como: metáfora, antítese, paradoxo, metonímia, comparação, personificação, sinestesia, etc.
  7. Explore as rimas: as rimas darão ritmo e sonoridade aos seus poemas. Embora não é todo poema que possua rima, pois o poema não necessariamente deve ter rima. Aprenda a perceber quais poemas ficarão melhor se forem rimados. E explore ao máximo as rimas.
  8. Explore a sonoridade: além da rima, há outras maneiras de trabalhar a sonoridade de um poema. Portanto, trabalhe em seus poemas figuras como a assonância (repetição de vogais) e a aliteração (repetição de consoantes).
  9. Preste atenção às coisas a sua volta: tudo pode virar poesia. Portanto, saiba que você pode abordar qualquer assunto em seus poemas, não precisa focar apenas em temas como o amor ou falar sobre a vida. E ao prestar atenção ao mundo a sua volta, além de encontrar novos temas, você perceberá coisas que podem servir de inspiração para fazer comparações ou metáforas, por exemplo. Então, olhe para as coisas e pense com o que elas podem ser comparadas ou relacionadas.
  10. Mostre seus poemas e peça opiniões sobre eles: não tenha vergonha de mostrar para os outros os poemas que você escreve. Mostre-os para as pessoas, peça que elas os leiam. Peça também opiniões e esteja aberto para ouvir, principalmente as críticas, e as use para melhorar. Outra dica boa é você mostrar para professores de Língua Portuguesa, pessoas que já escrevem ou pessoas que leem muito. Eles vão lhe ajudar.

Conclusão

Você viu neste texto 10 dicas de como produzir textos poéticos. Agora é com você.

Um grande abraço, e até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo