Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 10 dicas para o professor planejar melhor sua carreira

10 dicas para o professor planejar melhor sua carreira

Olá, leitores!

A carreira de professor é uma das menos valorizadas no Brasil e no mundo, o que podemos considerar como trágico, uma vez que é uma profissão que dá base a todas as outras e, para que haja mudanças, esta valorização deve começar com os próprios professores. Estabelecer metas pessoais e profissionais quanto ao desenvolvimento da carreira é fundamental para que tenha ótimos resultados e consiga se sentir realizado na sua profissão.

Tenha metas definidas

Como todo profissional, o professor precisa traçar metas de médio, curto e longo prazo. É preciso saber onde quer chegar. Faça um planejamento da sua carreira, definindo suas metas e objetivos. Não lecione apenas por lecionar. Além da paixão pela educação, reconheça outros objetivos profissionais.

Tenha atitudes assertivas em relação às suas metas

Uma vez que definiu as suas metas profissionais, crie um plano de ação para alcançá-las. O que você pode fazer hoje para ficar mais perto da sua meta? Quais as necessidades a serem supridas? Quais as oportunidades que possui atualmente? Quais você pode criar? Como você se vê daqui a 5 anos? Questione-se e relacione as suas ações aos seus objetivos. Faça um cronograma de ações e cumpra os objetivos.

Melhore continuamente a sua formação

Para um professor, formação e capacitação é tudo. Invista parte dos seus ganhos melhorando o seu currículo e adquirindo novos conhecimentos. Os seus alunos só têm a ganhar com isso e é algo que pode abrir novas oportunidades. Se uma de suas metas é a carreira acadêmica, por exemplo, que tal investir em especializações e pós-graduações e se aperfeiçoar em um novo idioma? Se o objetivo é um cargo administrativo ou de liderança, que tal aprender mais sobre gestão educacional?

Saia da sua zona de conforto

É muito fácil atuar com aquilo que você já domina, sobre os assuntos que possui mais conhecimento. Que tal testar coisas novas em sala de aula? Como seria aprender mais aquelas matérias e assuntos que sempre se tornam um desafio na sua rotina como professor e como educador? Que tal explorar novas abordagens e propor experiências diferenciadas na sua prática? Nem sempre o que se aprende em uma graduação é o suficiente, há coisas que apenas a realidade pode mostrar. No momento em que um professor percebe isso e passa a agir diferente, consegue ainda mais autonomia profissional.

Explore suas fraquezas e fortalezas

Esta é numa dica para qualquer profissional. Conheça as suas fraquezas (coisas que ainda deve aperfeiçoar) e as suas fortalezas (seus pontos fortes, que podem dar suporte às suas escolhas. Reflita ainda sobre as suas oportunidades e desafios. Cruze estas instâncias: por exemplo, quais são seus pontos fortes que podem promover e atrair novas oportunidades? Quais fraquezas que impedem que a sua carreira supere desafios?

Busque novas oportunidades além de sala de aula

professora-em-sala-de-aula

Mesmo que você tenha se formado com o objetivo de ser um professor, há outras áreas ligadas à sua formação que não abrange necessariamente a sala de aula: consultor técnico, professor particular, escritor, designer educacional, coordenador escolar, diretor escolar, cargos administrativos em instituições públicas e regulamentadoras de ensino, pesquisador, etc.

Amplie a sua produção acadêmica

Uma forma de expandir a sua carreira é investir em produção acadêmica. Publique artigos inovadores na sua área de atuação. Escreva ensaios ou até um livro técnico na sua área. Participe de prêmios monográficos e outras oportunidades para destacar seus conhecimentos e experiências.

Faça um planejamento de marketing

É importante atualmente trabalhar com marketing pessoal e com a sua imagem pessoal, uma vez que a primeira impressão geralmente é a que fica. Muitos professores possuem site ou blog pessoal para divulgar o seu trabalho, por exemplo. Outros preferem projetos paralelos para se destacar, como palestras, por exemplo. Crie estratégias interessantes neste sentido.

Aprofunde-se naquilo que mais gosta na sua profissão

Não adianta fazer algo que você não gosta apenas para ter um bom salário ou trabalhar 60 horas por semana se isso não lhe traz satisfação. Busque oportunidades profissionais que estejam alinhadas com o seu bem-estar e com o seu propósito de vida.

Tenha experiências culturais contínuas

Por incrível que pareça, muitos professores sugerem que seus alunos leiam mais, assistam a programas instrutivos ou façam atividades culturais e, eles mesmos, não têm tempo ou interesse. Lembre-se que um professor é um exemplo: reserve um tempo da sua agenda para atividades culturais, mesmo que o seu tempo seja escasso. Tenha experiências culturais diferenciadas.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo