Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 10 dicas para não se estressar durante as provas

10 dicas para não se estressar durante as provas

Oi Pessoal!

Prova é a forma de avaliação do aprendizado dos alunos mais utilizada pelas instituições de ensino desde os primeiros anos escolares. Elas costumam tirar o sono de muitos estudantes que ficam preocupados em como será o seu desempenho.

Para que os alunos não fiquem muito estressados com as provas, eles podem tomar algumas atitudes que suavizem essa situação. Confira algumas:

1- Viva um dia por vez

Se organize definindo quais matérias serão estudadas em cada dia. Dessa forma você ficará menos nervoso, pois provavelmente conseguirá cumprir todos os prazos predeterminados e estudará todo o conteúdo para o dia da avaliação.

2- Tome cuidado com as mudanças

Um grande número de pequenas mudanças ou aquelas que têm grandes consequências na vida pessoal são as principais distrações na hora de manter o foco e dificultam que você fique relaxado durante a realização de uma prova.

3- Crie avaliações diferentes
O professor pode amenizar o estresse durante as provas criando avaliações com características que as suavizem, como brincadeiras bem humoradas. É importante que isso seja relaxante para os alunos, mas também para os professores no momento de corrigir essas provas.

4- Mude o ambiente da sala de aula

Para os alunos se sentirem mais relaxados e terem melhor desempenho durante as avaliações, é fundamental que eles fiquem confortáveis no ambiente. O professor pode proporcionar esse conforto colocando uma música calma ao fundo ou de alguma outra maneira que julgue ser a melhor opção para os alunos.

5- Ambiente silencioso

Manter o ambiente silencioso na sala de aula durante a prova faz o aluno ficar mais concentrado.

6- Priorize algumas questões
Na hora de estudar, não leia muitos conteúdos de uma vez só. Dê prioridade aos conteúdos mais relevantes. Isso fará você ficar mais relaxado durante as provas.

7- As avaliações devem ser focadas nos alunos

É necessário que os professores adaptem as formas de ensino aos alunos, afinal os sistemas de ensino giram em torno deles.

8- Faça exercícios físicos

As atividades físicas são importantes para que você se sinta mais relaxado na hora das provas. Eles ajudam a esvaziar a mente e deixam as pessoas mais bem dispostas e humoradas.

9- Chegue mais cedo

É importante chegar mais cedo no local do exame no dia da avaliação. Dessa maneira, são diminuídas as chances de você chegar atrasado na prova devido a algum imprevisto.

10- Leve comida
É importante comer durante a prova. Assim você fica relaxado e mantém a concentração nas perguntas.

Adotando essas atitudes, a realização das provas não será mais um momento tão estressante, e o desempenho dos alunos poderá ser melhor.

Até mais!

comentários (1)

  • Sanlei Vitória Novais Balbino

    Só a última (Nº 10) que me deixou confusa, já a prova que irei fazer não permite que alunos comam durante a mesma. Essa dica foi a mais absurda de todas, já que o professor não vai deixar o aluno comer durante a prova, nem sequer uma bala. Eles vem com o pensamento de que quem come bala ou outra coisa durante uma avaliação se concentra mais em mascar o alimento do que pensar nas questões impostas para avaliar o desempenho do aluno. Essa é minha opinião, acho que vocês poderiam mudar essa dica \<3/\<3/

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo