Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » 10 dicas para mudar de carreira em qualquer fase de sua vida

10 dicas para mudar de carreira em qualquer fase de sua vida

Olá, leitores!

Pensando em mudar de carreira, mas não acredita que isso é possível, pois já investiu muito e já possui certa idade? Reveja os seus conceitos! É possível mudar de carreira, e até de profissão, em qualquer momento da sua vida e em qualquer tipo de segmento em que você se encontre. Veja agora 10 dicas para mudar de carreira, independentemente de seu momento atual.

Mude de carreira sem culpa

Muitos profissionais passam uma vida atuando em atividades que não causam mais comoção ou entusiasmo por medo de mudarem. Mesmo que você tenha investido muito em formação e buscado experiências sólidas na atividade que executa atualmente, não quer dizer que você não possa mudar sempre que quiser e não precisa se sentir culpado por isso. Pior do que mudar de carreira é continuar fazendo algo que não gosta.

Saiba o que quer fazer e tenha metas

Se a carreira não lhe satisfaz mais, é hora de mudar. Mas para onde ir? Qual o seu objetivo? Mudar de profissão ou apenas ampliar as suas atividades dentro do segmento que escolheu para si? Reflita sobre o que é importante para você nesta fase de sua vida e defina metas profissionais e pessoais. É muito importante que você saiba onde quer chegar antes mesmo de agir.

Expanda a sua carreira

Se a sua decisão é continuar na profissão, mas expandir as suas possibilidades de atuação, defina esta meta específica. O que faria a sua carreira expandir? Uma promoção? A mudança para uma empresa com melhores condições de trabalho? Uma pós-graduação? Capacitações diferenciadas? Ser fluente em um idioma? Saiba o que quer e veja o que é preciso para que isso se efetive.

Mude de profissão

Não há nada contra mudar de profissão, mesmo que você tenha 20, 30 ou 60 anos e independentemente do quanto investiu até o momento. O importante é ser produtivo fazendo o que você gosta. Lembre-se que se você mudar de profissão, toda a sua formação anterior não some – ela pode ser agregada e adaptada na sua nova jornada. É um grande desafio aprender uma profissão do zero e um investimento grande também e, para que a experiência seja positiva, você pode determinar um período de transição.

Tenha um plano de ação

Nada vira realidade se você não se propõe a executar ações práticas para mudar a sua carreira. Tenha um cronograma definido com ações necessárias para que tenha resultados positivos mudando de carreira ou de profissão. Estas tarefas devem ser diárias ou semanais e devem ser mensuradas constantemente.

Execute uma transição

Você não precisa abandonar tudo para mudar de carreira. Você pode determinar um período para se preparar e se capacitar, ajeitar a vida e partir para a próxima. Muitas pessoas fazem da nova carreira uma atividade extra até conseguirem ser independentes – essa é uma ótima ideia quando não se há apoio ou estrutura que garanta a mudança de forma tranquila.

transicao-profissional

Invista em formação

A formação sempre será um importante diferencial. Veja quais as suas necessidades e busque se capacitar com cursos que seja de qualidade e acrescentem peso não só no seu currículo, mas que deem conhecimentos na sua nova rotina profissional.

Conheça as suas possibilidades

Nem sempre as possibilidades que você procura está em outra profissão. Em outros casos, você possui talentos e competências para exercer outras atividades e você as desconhece. Esteja aberto às oportunidades.

Desemprego é apenas uma fase (e tudo passa)

Em tempos de crise, estar desempregado pode ser desesperador. Mas saiba que a recolocação profissional ocorre com qualquer pessoa em diferentes fases da vida. Veja como uma oportunidade de realinhamento, de conquistar oportunidades melhores. Mantenha a calma, pois só assim poderá tomar atitudes mais estratégicas e conseguir uma oportunidade mais rápido.

Qual o seu propósito de vida?

Carreira tem a ver com propósito de vida. Se você ainda não descobriu o seu, pode estar enfrentando dificuldades para atuar profissionalmente, e isso afeta também a vida pessoal. Busque se conhecer melhor e saber o que faz você levantar todos os dias para trabalhar.

Boas escolhas!

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo