Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 10 dicas para manter o foco em aulas on-line

10 dicas para manter o foco em aulas on-line

Olá, leitor(a)!

Em razão da pandemia de Covid-19, decretada em março de 2020, as instituições de ensino tiveram que suspender, imediatamente, as aulas presenciais. Com isso, os(as) alunos(as) tiveram que se adaptar às aulas on-line para continuar os estudos enquanto a situação não fosse estabilizada.

Pouco mais de 2 anos depois, podemos perceber que a maioria dos(as) estudantes ainda têm dificuldades em assistir às aulas, seja no Ensino Remoto ou na Educação a Distância (EaD). Pensando nisso, nós reunimos 10 dicas para ajudar alunos(as) a manter o foco durante as aulas on-line.

Ensino Remoto e Educação a Distância

O Ensino Remoto é uma metodologia emergencial de ensino, utilizada em situações como a provocada pela pandemia, para que os(as) professores(as) continuem o planejamento pedagógico por meio da internet. Nesse período, as aulas podem ser gravadas ou ao vivo, além de acontecerem no mesmo horário das aulas presenciais. No caso das aulas ao vivo, o(a) professor(a) consegue manter a interação com o(a) aluno(a).

Já o EaD é uma modalidade de ensino consolidada pelo Ministério da Educação (MEC), que conta com dinâmicas e metodologias mais flexíveis a partir do uso de tecnologias da informação. Nos cursos a distância, as aulas são gravadas para que o(a) aluno(a) as consuma no próprio ritmo de estudo e as atividades são distribuídas em escala. Geralmente, o EaD também oferece um(a) tutor(a) para tirar eventuais dúvidas.

Apesar da semelhança entre os conceitos, Ensino Remoto e EaD são formas de ensino com grandes diferenças e não podem ser equivalentes. Uma delas tem relação com a urgência e a necessidade de mudanças, enquanto a outra possui um planejamento e metodologias próprias com o objetivo de otimizar a aprendizagem.

Dicas para manter o foco

De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), em 2021, houve um aumento de até 50% no número de matrículas em cursos a distância. Entretanto, a pesquisa mostrou que a taxa de evasão escolar também chegou a 50%.

Isso mostra que a evasão é um problema enfrentado no ensino pela internet, principalmente em função da dificuldade de concentração e, em certos casos, a falta do ambiente de sala de aula. Por isso, nós separamos 10 dicas para manter o foco em aulas on-line e vamos apresentá-las a seguir:

10 dicas para manter o foco em aulas on-line

Fonte: Reprodução

1. Manter uma rotina

Em ambos os casos, a manutenção de uma rotina é essencial. Por isso, tenha bem definidos seus horários de descanso, estudo, atividades físicas, entre outras ações rotineiras.

Dessa maneira, é possível manter o foco e evitar a criação de hábitos improdutivos. No caso do Ensino Remoto, manter a rotina que tinha antes das aulas on-line é uma boa alternativa.

2. Adaptar o cronograma de estudos

Essa dica está muito ligada à anterior e também vale para as duas formas de ensino. O ensino on-line possui dinâmicas e processos totalmente diferentes do ensino presencial, o que afeta a forma de consumo dos conteúdos.

Portanto, crie um cronograma de estudos adaptado para o formato on-line. Evite ficar muito tempo na frente da tela do computador e faça pequenas pausas sempre que terminar de estudar sobre determinado assunto.

3. Estabelecer metas

Metas podem motivar e ajudar as pessoas com seus planejamentos. Ao criar uma meta, a pessoa assume um compromisso de alcançá-la em um tempo estipulado e sem comprometer o restante da rotina.

Dessa forma, ela traça planos e prazos para cumpri-la com êxito, ou seja, coloca foco e empenho nisso. Logo, comece a criar pequenas metas diárias para ter um planejamento bem definido e aumentar a confiança.

4. Eliminar distrações

As distrações são as principais causas da perda de foco por parte dos(as) alunos(as). No ensino on-line, realizado em casa, as distrações aumentam com a presença das tecnologias, como televisão, celular e videogame.

Para evitar que as distrações atrapalhem os estudos, deixe essas tecnologias fora do campo de visão e desligadas. Só volte a utilizá-las quando terminar uma aula ou tarefa.

5. Ter um bom ambiente de estudo

Além de escolher um ambiente sem as distrações mencionadas acima, é recomendado ter um espaço bem arejado, com boa iluminação e móveis adequados para estudo. Também é recomendado que ele seja calmo e com pouco barulho.

A principal ideia é entender que aquele espaço é dedicado aos estudos. Para isso, decorá-lo do modo como quiser é uma boa forma de passar essa ideia.

6. Manter a postura

Quando estamos em casa, é normal não nos preocuparmos com a postura e, por exemplo, deitarmos no sofá da maneira mais aconchegante. Contudo, no ensino a distância, a casa se torna um ambiente de aprendizado.

Logo, é importante manter a saúde corporal e a postura correta durante as aulas. Isso vai ao encontro com o que foi dito no item anterior e ajuda a simular um ambiente de sala de aula.

7. Fazer anotações

Ficar olhando para a tela do computador durante as aulas, seja em aulas ao vivo ou em gravadas, acaba se tornando cansativo. O(a) aluno(a) perde o foco muito rápido, pois as telas cansam tanto quanto um exaustivo dia de trabalho.

Para evitar esse cansaço, faça anotações e desenhe mapas mentais durante a aula. Não deixe seus olhos fixados apenas na tela e anote os principais pontos da aula em um caderno, assim como nas aulas presenciais.

8. Utilizar as tecnologias

Embora as tecnologias possam ser uma distração, algumas delas podem ajudar nos estudos e na organização de uma rotina. A maioria delas são softwares que podem ser instalados facilmente no computador.

Programas como Trello e Google Agenda são ótimos para fazer o planejamento de tarefas e ajudar a ter mais controle sobre a rotina. Alguns deles também podem ser utilizados para fazer anotações das aulas, como o Evernote.

9. Participar de discussões

No Ensino Remoto causado pela pandemia, os(as) professores(as) tentaram adaptar dinâmicas e métodos de ensino à situação de isolamento e distância dos(as) alunos(as). Uma das dinâmicas mais utilizadas no período foi o debate.

Contribuir com os debates é uma boa maneira de aumentar a atenção e manter o foco, além de ser um mecanismo de interação com os(as) colegas. Então, sempre que possível, participe das discussões levantadas em aula.

10. Fazer atividades físicas

A última dica está ligada ao equilíbrio do corpo. Na modalidade on-line, estamos condicionados(as) a nos mover pouco e, com isso, fazer pouco esforço físico em relação à modalidade presencial.

Portanto, incluir exercícios físicos na sua rotina é primordial para manter o equilíbrio e, principalmente, evitar a falta de disposição. Com isso, também haverá aumento de foco na realização das tarefas escolares.

Conteúdo Extra

Para facilitar a organização de uma rotina e otimizar o uso das tecnologias disponíveis, a Universidade Central Paulista (Unicep) elaborou uma lista com os 5 melhores aplicativos para organizar uma rotina de estudos. Clique aqui para acessá-la.

Agora que você já sabe como manter o foco em aulas on-line, queremos saber: qual das dicas mais se encaixa na sua realidade? Deixe nos comentários!

No Canal do Ensino, leia também:

Aproveite as dicas e até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo