Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » 10 dicas para líderes iniciantes

10 dicas para líderes iniciantes

Olá, leitor(a)!

A figura e o papel de um(a) líder é primordial para o bom funcionamento de uma equipe. Seja em instituições esportivas ou empresas, por exemplo, o sucesso dessas organizações passa por um bom desempenho de suas lideranças, que coordenam o trabalho da(s) equipe(s) para alcançar as metas estabelecidas e entregar resultados.

Esse é um cargo que exige muita responsabilidade e equilíbrio, já que envolve tomada de decisões e o gerenciamento de outras pessoas. Pensando nisso, nós separamos 10 dicas para ajudar profissionais que assumiram cargos de liderança recentemente em empresas e não possuem muita experiência na posição.

Desafios e tipos de liderança

A pandemia de Covid-19 impactou a área corporativa em diversos segmentos, especialmente o organizacional. A instituição de regimes de trabalho híbrido e remoto alterou a forma como os(as) líderes se comunicavam e gerenciavam suas equipes de trabalho, forçando-os(as) a se adaptarem ao novo cenário.

Essa adaptação provocou mudanças nas prioridades e no estilo de liderança dos(as) gestores(as). Segundo um estudo do PageGroup, em parceria com o Centro de Liderança da Fundação Dom Cabral, quase 30% dos(as) entrevistados(as) passaram a focar em habilidades estratégicas, 22% em gestão de pessoas e 14,3% em questões financeiras.

Isso revela mudanças no perfil das lideranças e emerge novas características que os “tipos de líderes do futuro” devem apresentar após esse período de transformações. De uma maneira geral, as 5 principais categorias de liderança são:

  • Liderança democrática: tem como foco o desenvolvimento do grupo e a divisão de tarefas de maneira igualitária. Todos(as) os(as) integrantes do time também participam das discussões e tomadas de decisão;
  • Liderança transformacional: está relacionada com mudanças internas de organização. O(a) líder busca fomentar a inovação no time para motivar os membros a melhorarem cada vez mais e ir além do que é determinado;
  • Liderança liberal: o(a) líder delega as tarefas para cada integrante e dá autonomia para eles(as) trabalharem da maneira como quiserem. Esse tipo de líder não faz quase nenhum acompanhamento do time;
  • Liderança carismática: focada em eficiência e longevidade, essa liderança tem como principal característica a comunicação e o carisma do(a) líder. Por meio disso, ele(a) inspira equipes a realizar ações.
  • Liderança transacional: relação de troca entre as partes. O(a) líder capacita o time para realizar determinada tarefa e a cada item finalizado a equipe ganha uma recompensa.

Além da mudança de cenário, o(a) líder deve analisar as características pessoais e as habilidades de cada integrante da equipe para definir o método de trabalho que melhor se encaixa para aquele grupo. Isso não é uma tarefa fácil, já que, na maioria dos casos, o(a) gestor(a) era um dos(as) liderados(as) antes de assumir um cargo mais elevado.

Isso faz com que ele(a) construa relações interpessoais em diferentes níveis com os membros da equipe, o que pode dificultar no tratamento e na tomada de decisão quando ele(a) subir de cargo. Portanto, são muitas variáveis que permeiam o trabalho e a tomada de decisão de uma liderança, aumentando suas responsabilidades na empresa.

Dicas para líderes iniciantes

A fim de ajudar profissionais que acabaram de assumir cargos de liderança e ainda não sabem qual caminho seguir, nós listamos 10 dicas para auxiliar no trabalho de gerenciamento de uma equipe. Essas dicas podem ser aplicadas em regimes de trabalho presencial, remoto e híbrido. Vamos apresentá-las a seguir:

10 dicas para líderes iniciantes

Fonte: Reprodução

1. Conhecer a si mesmo

Antes de trabalhar com a equipe, o(a) líder deve ter autoconhecimento. É necessário entender quais são nossos pontos fortes e fracos para desempenhar uma liderança eficiente e profissional.

Saber lidar com as emoções e momentos de vulnerabilidade também é primordial para não afetar a equipe e desviar o foco do planejamento. Além disso, é importante entender como seus pontos fortes podem melhorar a forma de iniciar uma gestão.

2. Conhecer a equipe

Complementando a dica anterior, uma liderança sempre busca conhecer mais sobre seus liderados(as), tanto no aspecto pessoal como profissional. Isso porque liderar não envolve apenas questões empresariais de metas e entrega de resultados, mas também relações interpessoais.

Por isso, o(a) líder tem que conhecer mais a fundo quem são seus liderados(as) e estabelecer conexões além das relações de trabalho, com respeito e discernimento. Assim, ele(a) consegue encaixar os(as) colaboradores(as) nas tarefas que eles(as) se sentem mais confortáveis em desempenhar com qualidade.

3. Desenvolver a comunicação

Um dos pré-requisitos para se tornar um(a) líder é ter uma comunicação clara e objetiva. O(a) gestor(a) também deve estudar e definir quais canais de comunicação a equipe vai utilizar para a organização do trabalho, como entrega e devolutiva de demandas.

Uma comunicação confusa e ineficaz pode gerar conflitos, diminuição de resultados e perda de prazos. Além disso, uma boa comunicação pode motivar e inspirar os(as) integrantes da equipe, aumentando a produtividade e a satisfação com o trabalho.

4. Demonstrar empatia

A empatia é uma característica vital para qualquer líder, ainda mais após os impactos causados pela pandemia, relacionados à saúde mental. Em regimes de trabalho híbrido e home office, a atenção deve ser redobrada para esse fator.

Logo, colocar-se no lugar do(a) outro(a) é uma forma de melhorar a compreensão sobre a situação que aquela pessoa está vivendo e conhecê-la melhor. Uma boa prática para exercitar empatia é fazer reuniões de feedbacks com frequência.

5. Ter proatividade

Esta é outra característica essencial para qualquer liderança. Um dos papéis do líder é tomar a frente das decisões, mostrando para os membros do time o caminho que deve ser seguido para atingir os objetivos.

Para isso, o(a) líder deve estudar muito a fim de adquirir uma visão diferenciada da sua área de atuação e saber as características do time. Assim, ele identifica oportunidades com facilidade e mobiliza o time para aproveitá-las.

6. Observar cada detalhe

Esta dica está relacionada aos dois polos com os quais um(a) líder deve lidar durante o trabalho: o profissional e o pessoal. No âmbito profissional, a liderança deve supervisionar todas as etapas de produção, verificar se elas vão ser cumpridas no prazo e estar atento(a) às novidades que surgem na área.

Já no âmbito pessoal, o(a) líder precisa reconhecer quando um(a) integrante da equipe precisa de atenção ou está passando por problemas. Neste caso, é importante observar traços comportamentais da pessoa, como fisionomia, tom de voz e fluxo de comunicação, para tomar uma decisão.

7. Ter humildade

Embora seja uma espécie de guia, um(a) líder não é obrigado(a) a saber de tudo e ter que resolver todos os problemas sozinho(a). Com isso, pedir ajuda para realizar uma tarefa ou solicitar ao time um conselho, por exemplo, são atitudes comuns e que auxiliam na integração da equipe.

Além disso, resolver problemas de forma colaborativa torna o trabalho mais fácil e eficiente. Dessa maneira, o(a) líder se mostra uma pessoa aberta e que reconhece a importância do trabalho em equipe.

8. Ter honestidade e transparência

Agir com honestidade e ser transparente na tomada de decisões, deixando claro seus motivos, fazem de um(a) líder uma pessoa íntegra. Também é importante reconhecer os acertos e assumir os erros quando eles acontecem.

Dessa maneira, a liderança ganha lealdade e respeito das demais pessoas. Assim, o trabalho do(a) líder se torna mais fácil e o engajamento com a empresa aumenta, uma vez que lideranças honestas despertam admiração nas pessoas.

9. Ser o exemplo

Para delegar funções, inspirar pessoas e coordenar processos, o(a) líder tem que conseguir credibilidade perante o time. Essa credibilidade pode ser conquistada por meio de atitudes.

Por exemplo, se um(a) líder solicita que todas as pessoas estejam presentes na reunião às 13h, ele deve demonstrar pontualidade durante o cotidiano e chegar sempre no horário combinado. São essas atitudes exemplares que legitimam as cobranças feitas por um(a) gestor(a) para seu time.

10. Agir com equilíbrio

Ter equilíbrio entre a maneira de gerenciar a equipe para cumprir os prazos e entregar resultados e dar atenção ao bem-estar e saúde dos(as) colaboradores(as) é uma das tarefas mais exigentes do cargo. Ainda mais para lideranças que estão em sua primeira experiência nessa posição.

Além de equilibrar suas funções perante o time, o(a) líder deve saber equilibrar suas atitudes e não deixar o lado emocional influenciar na tomada de decisão. Para dar o exemplo aos liderados, o(a) gestor deve se manter estável diante de adversidades para orientar o time e buscar soluções práticas.

Conteúdo extra

Para desenvolver a comunicação de líderes, a fim de passar informações com clareza, nós recomendamos o curso on-line gratuito de oratória da plataforma Kultivi. Nele, o(a) aluno(a) aprende estratégias e técnicas para aprimorar a comunicação em público. Clique aqui para acessar o conteúdo.

Também recomendamos o curso on-line gratuito sobre inteligência emocional da Prime Cursos. O material mostra conceitos teóricos ligados à saúde mental e como desenvolver inteligência emocional, especialmente no trabalho. Clique aqui para saber mais.

Agora que você já sabe como se preparar para liderar uma equipe, queremos saber: qual das dicas mais chamou sua atenção e por quê? Deixe nos comentários!

No Canal do Ensino, leia também:

Até o próximo texto!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo