Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 10 dicas para fazer uma boa redação

10 dicas para fazer uma boa redação

Olá leitores, tudo bem?

A redação é um ponto muito importante, escrever uma boa redação não é apenas fundamental na vida acadêmica, mas também na profissional e é algo que você carregará por toda a vida, por isso é importante aprender o básico para uma boa redação.

10 dicas para ter uma boa redação

Veja algumas dicas que podem te ajudar na hora de estudar para ter uma redação melhor.

1-Não dá para ser bom em redação sem ser um bom leitor

Não há fórmula e nem segredo para ser um bom escritor, não existe passe de mágica nem nada parecido. Essas fórmulas exatas são apenas aplicáveis a matemática. Portanto, se você pretende ser um bom redator o primeiro passo é possuir conhecimento sobre a sua língua.

Não existe melhor forma de aumentar seu conhecimento sobre uma língua que não seja lendo o máximo possível sobre ela. Leia ficção, artigos, revistas, tudo que possua uma gramática correta e com o tempo você passará a assimilar esse conhecimento.

Bons redatores são sempre, sem exceções, bons leitores.

2-Tenha alguém para revisar seus textos

É importante escrever bastante, assim você aprende enquanto pratica, como qualquer outra atividade.

Porém é importante ter alguém para ler o que você está escrevendo e que possa dar o Feedback necessário para que você possa aprender com seus erros e melhorar a cada novo exercício.

Peça ajuda para um professor ou então alguém com um melhor conhecimento gramatical que você. A internet pode também ser um bom lugar para conseguir esse tipo de ajuda, acredite, não importa onde você esteja, na internet sempre vai ter alguém querendo te ajudar.

3-Saiba sintetizar ideias e expressá-las de forma sucinta

Essa funciona bem para redações dissertativas. Por mais que queremos expressar o máximo possível a nossa opinião nesse tipo de redação, é importante lembrar que a grande maioria dos concursos possui um limite de 30 linhas.

Você precisa estar não só preparado para dissertar sobre qualquer assunto, mas também tem que saber como fazer essa dissertação de maneira objetiva para não estourar os limites da linha.

4- Saiba como estruturar a sua redação

Outra boa dica para quem precisa melhorar a sua redação dissertativa, entender como funciona a estrutura de um texto. A um nível básico uma redação deve ser estruturada com 4 parágrafos. Eles devem ser divididos em introdução, desenvolvimento e conclusão.

5- Seja objetivo

Não fique enrolando suas ideias e nem fazendo muito “rodeio”, a melhor coisa é ser sempre objetivo, como já foi dito antes, procure não enrolar nas suas ideias, tentem não rechear o texto com ideias aleatórias, isso poderá te prejudicar.

Acredite, um revisor sempre sabe quando você não tem ideia do que está falando ou nesse caso escrevendo.

6-Sempre releia o texto escrito

É importante reler os textos que você escreve. Pode não parecer, mas muitos erros passam despercebidos enquanto estamos escrevendo, então sempre revise o que você leu, você passará a notar erros constantes e dificuldades da sua escrita, podendo assim focar em melhorar pontos específicos.

7- Evite parágrafos longos

Alongar o parágrafo é a maneira mais fácil de cometer erros com pontuação e concordância. Não precisa fazer parágrafos de 20 palavras como se estivesse escrevendo para Web, mas procure evitar períodos longos que possam comprometer o entendimento do leitor e confundir o interlocutor.

8- Evite críticas sem fundamento

Tente evitar críticas que não possuem base ou que apenas possuam base pessoal. Quando for feita a análise de um assunto, procure sempre se basear em fatos e acontecimentos, datas e dados reais.

Lembre-se também de sempre apontar uma solução coerente com os temas levantados.

9- Não se esqueça do ponto final

Nunca se esqueça do ponto final, nunca. Se você vai começar um novo assunto, argumento ou nova ideia, coloque o ponto final e não uma vírgula.

10- Estude e atente-se a concordância

Esse é um erro comum de muitos redatores, até mesmo profissionais. Lembre-se de sempre concorda em gênero, número e grau quando estiver escrevendo sua redação.

A melhor forma de perceber esses erros é relendo a sua redação e prestando atenção nesses pontos.

Então leitores, o que acharam dessas dicas para melhorar a redação?

Até logo!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo