Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 10 dicas para escolher uma carreira

10 dicas para escolher uma carreira

Oi Estudantes!

A pressão na época do vestibular não se dá somente por conta das muitas provas e da grande quantidade de conteúdo a ser estudado. Escolher a carreira a seguir pode ser bem difícil, afinal essa decisão terá reflexos em toda vida.  Mas, não se desespere, algumas dicas tornam essa tarefa mais fácil.

As dicas para ajudar na escolha da carreira são:

1- Pesquise
Ler é muito importante para obter informações sobre as diversas áreas profissionais, sobre universidades e os cursos oferecidos nessas universidades, e também sobre como são esses cursos. Muitas vezes a impressão e o conhecimento a respeito de determinadas profissões são muito vagos, por esse motivo é importante ter conhecimento sobre as grades curriculares dos cursos de interesse para ver o que mais se adéqua ao seu perfil.

2-Visite Empresas

Essa é uma maneira de perto o mercado de trabalho e ter conhecimento sobre as atividades realizadas pelos profissionais de cada área e as possibilidades que cada profissão oferece. Também é possível identificar os prós e os contras de cada uma, facilitando a escolha da profissão a ser seguida.

3- Faça cursos de orientação profissional

Diversas instituições oferecem cursos de orientação profissional. Nesses cursos é realizado um estudo pessoal do indivíduo, fazendo com que a pessoa entre em contato com seus próprios gostos, aptidões e talentos. Dessa maneira a escolha da carreira fica mais fácil, pois o aluno percebe por si mesmo com quais áreas se identifica.

4- Faça testes vocacionais

Os testes vocacionais não são tão precisos quanto à orientação profissional. Eles são constituídos por perguntas elaboradas por psicólogos e as áreas que se encaixam no perfil do estudante são definidas por um sistema de pontos. Existem diversos testes vocacionais  no mercado, é possível encontrar muitos  dele na internet. É recomendado que procure um profissional de confiança para realizar o teste.

5- Leia sobre carreira e mercado

Ler é muito importante para obter informações sobre a carreira. Ler matérias sobre plano de carreira de cada área, possibilidade de crescimento de cada profissão, concorrência de mercado, média salarial, entre outras coisas pode ajudar bastante na decisão. Ter conhecimento sobre o momento do mercado, as profissões do futuro e aquelas que estão ficando obsoletas também é de grande importância.

6- Exercite o autoconhecimento

Se conhecer é muito importante na hora de escolher uma carreira a seguir.  É preciso saber quais são seus pontos fortes, no que é bom, quais são seus talentos, e o que gosta e o que não gosta de fazer.  Saber se lida bem com pressão, ou se prefere um trabalho com maior planejamento. Também é importante levar em conta se prefere morar numa cidade grande ou no interior, por exemplo.  Todas essas variáveis devem influenciar na sua escolha.

7- Converse com profissionais
Converse com profissionais que já atuem na área em que você gostaria de trabalhar, eles podem dar um panorama exato de como é a profissão.Eles podem te dizer como é o dia-a-dia de trabalho, quais são os problemas que estes profissionais precisam resolver e as possibilidades de crescimento dentro das empresas. Dessa maneira é possível analisar se essa rotina de trabalho te agradaria.

8- Faça Intercâmbio
Se tiver possibilidade viaje e estude fora. Conhecendo diferentes pessoas, locais e culturas as noções do mundo são ampliadas e consequentemente suas possibilidades também. Também é possível ter uma noção de mercado internacional, e pode analisar o momento da sua profissão fora do país também.

9- Faça Estágios
Se já estiver na faculdade, estagie em diferentes empresas mas, caso ainda esteja na escola, é possível trabalhar pelo programa Menor Aprendiz. Dessa forma é preciso estar presente no dia-a-dia do trabalho de diversas profissões e assim decidir qual carreira deseja ou não seguir.

10- Seja Realista

Qualquer curso exige investimento financeiro e dedicação e, por esse motivo, é necessário analisar qual é a sua situação financeira suas possibilidades de mobilidade, suas aptidões e o retorno que a carreira vai te dar. Uma recomendação é traçar um plano de vida e analisar se daqui a 10 anos você conseguirá chegar aonde deseja se seguir determinada área. Se parecer possível, continue. Caso contrário, pense melhor.

Pensar no futuro é muito importante, mas quando planejado com calma e de maneira racional as decisões são melhores.

Boa Sorte!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo