Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 10 Dicas para Escolher a Carreira

10 Dicas para Escolher a Carreira

Olá, leitores

Ao fim do ensino médio começa uma fase um pouco complicada. A pressão por parte dos pais e da sociedade para fazer uma faculdade e escolher uma carreira.

Esse é um período complicado, afinal com 16 anos é difícil escolher a carreira que vamos seguir a vida toda.

Por isso é importante parar, pensar e refletir sobre o que queremos para o nosso futuro.

Aqui estão umas dicas importantes para fazer isso.

Veja 10 Dicas para Escolher a Carreira

1 – Faça um autoconhecimento

O primeiro e mais importante passo é conhecer você mesmo. É importante entender no que você é bom e em que você se destaca ou tem mais facilidade.

Não adianta seguir uma carreira que você sabe que não terá afinidade ou que não irá gostar só porque seu tio viu no jornal que “Carreira tal está oferecendo salários de 5 mil reais”.

A menos que a sua única realização pessoal seja ganhar dinheiro.

2 – Pesquise sobre suas áreas de interesse

É muito importante pesquisar sobre as carreiras que você pretende seguir. Isso ajuda a quebrar o romantismo que muita gente tem por algumas profissões. Isso evita futuros descontentamentos e decepções.

3 – Visite empresas e profissionais da área

Assim como no item anterior isso ajuda a não romantizar tanto uma profissão. Muita gente na minha antiga classe de Ciências da Computação acreditava que os profissionais de TI faziam jogos o dia inteiro e resolviam problemas do Facebook, essas concepções equivocadas existem sobre todas as profissões e é importante quebrá-las.

4 – Procure cursos de orientação profissional

Diversas instituições oferecem esse tipo de curso e eles podem ser muito úteis para pessoas que possam estar com dúvidas sobre o seu futuro.

Esse tipo de curso é feito através de um estudo pessoal de cada indivíduo, descobrindo quais os gostos, aptidões e talentos de cada pessoa, ajudando assim a escolher um curso melhor.

5 – Faça testes vocacionais

Não tão precisos quanto os cursos de orientação profissional, os testes vocacionais oferecem uma alternativa mais fácil e talvez mais barata de começar a explorar as suas aptidões.

Existem inúmeros desses testes pela internet e em clínicas de psicologia.

6 – Leia sobre carreira e mercado

Ler é muito importante para obter informações sobre a carreira.

Até mesmo notícias fazem a diferença. É importante ver como está o plano de carreira para a área desejada, como está o mercado de trabalho, média salarial (apesar de esse não ser um fator determinante), entre outras coisas.

7 – Converse com profissionais da área

Converse com profissionais que já atuem na área em que você gostaria de trabalhar, eles podem dar um panorama exato de como é a profissão.

Eles podem informar de forma mais exata como é o dia a dia da profissão, também ajudando a desmistificar alguns mitos dessas áreas.

8 – Faça Intercâmbio

Se tiver possibilidade viaje e estude fora. Conhecendo diferentes pessoas, locais e culturas as noções do mundo são ampliadas e consequentemente suas possibilidades também. Também é possível ter uma noção de mercado internacional, e pode analisar o momento da sua profissão fora do país também.

9 – Faça Estágios

Caso você já esteja na faculdade, tente fazer alguns estágios para experimentar um pouco da profissão que você escolheu para o seu futuro.

10 – Não caia na pressão da sociedade

 

É importante entender que a auto realização é mais importante que qualquer bem pessoal que você possa adquirir na vida.

Portanto procure o que você realmente tem paixão e o que realmente irá te completar e siga o seu sonho.

Mas também é importante lembrar que dormir o dia inteiro não é uma escolha válida de profissão.

E então leitores, o que acharam dessas dicas?

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo