Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 10 dicas para concentração nos estudos

10 dicas para concentração nos estudos

Olá leitores do Canal do Ensino!

Milhares de estudantes espalhados pelo Brasil vão passar pela árdua tarefa de prestar o vestibular, ou fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Estes já são fatores que contribuem para os estudantes ficarem nervosos, além disso, ainda precisam lidar com a pressão familiar e dos professores, que os deixam mais ansiosos. Tudo isso ajuda na perda da concentração na hora de estudar. Para ajudar aqueles que estão passando por esse período, separamos algumas sugestões para uma boa concentração e melhor desempenho nas provas. Confira!

1 – Lugar: Busque por um lugar tranquilo para estudar, silencioso, e livre de distrações. Tente criar um ambiente exclusivo para os estudos.

2 – Cronograma: Defina um cronograma para os seus estudos. Divida seu tempo e as matérias que vai estudar.

3 – Escolha: Descubra os horários que você tem maior disposição, e que seu rendimento é maior.

4 – Físico: mantenha-se bem fisicamente, estudar com fome ou sede não ajudará em nada. É preciso ter energia para apresentar um bom rendimento e manter a concentração.

5 – Matéria: Foque apenas em uma matéria. Estudar dois assuntos ao mesmo tempo torna mais fácil que você se distraia e perca a concentração.

6 – Dividir: Se o assunto que for estudar for muito extenso, seria interessante dividi-lo em partes. Tentar estudar matérias muito extensas de uma vez só poderá gerar ansiedade, e atrapalhará sua concentração.

7 – Relaxe: Mantenha-se relaxado, estar tenso na hora dos estudos não é nada bom para a concentração. Aprender técnicas de meditação servirá de ajuda para se concentrar melhor.

8 – Equilíbrio: Busque um equilíbrio mental na hora de estudar, remova da sua mente todos os assuntos que são preocupantes, deixe para pensar neles após os estudos.

9 – Dedicação: Dedique-se ao máximo ao que estiver estudando, busque maior interesse por aquilo que está lendo ou praticando. Tente fazer uma relação entre os estudos e a vida.

10 – Limite-se: Faça pausas durante os estudos quando sentir cansaço. Dê uma descontraída cautelosamente, para não perder totalmente o foco.

Lembre-se de sempre manter uma organização na hora dos estudos, pois é muito importante para um resultado positivo quando for fazer exames ou provas importantes.

Por Junior Santos

Fonte: Guia do Estudante e Brasil Escola

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo