Você está aqui:Home » Dicas » Curiosidades » 10 dicas para aprender qualquer coisa mais rápido

10 dicas para aprender qualquer coisa mais rápido

Olá, leitor!

Constantemente, precisamos aprender com rapidez, seja para cumprir demandas no ambiente de estudos, no local de trabalho ou por interesse pessoal. No artigo de hoje, vamos explicar como ocorre o processo de aprendizagem e trazer algumas dicas para ajudá-lo a aprender qualquer coisa mais rápido. Acompanhe!

Como acontece o aprendizado?

Aprender qualquer coisa mais rápido

Fonte: Reprodução

A assimilação de informações pelo sistema nervoso acontece por meio de estímulos e associações. O cérebro estabelece relações de semelhança e diferença entre os conteúdos novos e as experiências passadas.

Dessa forma, o aprendizado é entendido como a aquisição de conhecimento por meio do estudo, do ensino e das vivências pessoais de cada um, sendo marcado pelas particularidades dos indivíduos.

O conhecimento recebe diferentes classificações. Segundo a teoria das inteligências múltiplas, desenvolvida pelo psicólogo americano Howard Gardner em 1983, o  conhecimento pode ser dividido em nove tipos de inteligência. São elas:

  • Inteligência naturalista: se manifesta na habilidade de perceber de forma aguçada o ambiente que nos cerca.
  • Inteligência musical: permite o reconhecimento, a criação e a reflexão sobre música.
  • Inteligência lógico-matemática: fundamentada na capacidade de calcular, quantificar e propor hipóteses.
  • Inteligência existencial: associada a questionamentos metafísicos, como a origem, o fim e o sentido da vida.
  • Inteligência interpessoal: ligada à capacidade de manter e gerenciar relacionamentos entre pessoas.
  • Inteligência corporal: envolve a compreensão das relações entre corpo, espaço e objetos.
  • Inteligência linguística: engloba a capacidade de entender e manipular as nuances semânticas.
  • Inteligência intrapessoal: aqui, o foco é o autoconhecimento.
  • Inteligência  espacial: envolve manipulação de imagens e inclinações artísticas.

Descobrir as inteligências que se manifestam em você e entender qual a sua forma de aprendizado são passos fundamentais para acelerar seu processo de assimilação.

10 dicas para aprender mais rápido

A seguir, vamos listar dicas para lhe ajudar a aprender qualquer coisa mais rápido. Confira!

1. Defina metas

Antes de começar a aprender um  novo conteúdo, tenha em mente quais são seus objetivos, se eles são alcançáveis e quanto tempo e disposição exigirão. Definir esses pontos com clareza é fundamental para se manter motivado.

2. Não divida sua atenção

No momento do aprendizado, é importante se concentrar totalmente nos estudos. Muitas pessoas são capazes de realizar várias atividades ao mesmo tempo, mas isso costuma diminuir a absorção das informações.

3. Conheça o conteúdo em diferentes formatos

Durante o processo de aprendizagem, é importante ter contato com o conteúdo estudado em diferentes formatos (livros, vídeos, aulas, palestras, etc). Desse modo, você estimula diferentes áreas do cérebro, assimila as informações com mais facilidade e encontra os formatos que funcionam melhor para você em cada etapa da aprendizagem.

4. Leve o aprendizado para seu cotidiano

Associar o conteúdo estudado ao seu cotidiano é um jeito de aumentar a motivação e acelerar o aprendizado. Essa atitude faz com que o conhecimento adquirido se torne mais significativo para você.

5. Descubra seu jeito de aprender

Ao decidir aprimorar seus conhecimentos sobre determinado assunto, é importante saber de que forma você assimila melhor os conteúdos. Se você tiver dúvidas quanto a isso, pense em aprendizagens passadas e avalie os pontos positivos e negativos de cada uma.

6. Comece devagar

Ao começar um aprendizado, é fundamental caminhar em pequenos passos. Tentar cumprir metas muito grandes logo no início pode gerar frustração, o que leva a um sentimento ruim em relação ao aprendizado. Vá com calma, refletindo, aproveitando feedbacks e usando as pequenas conquistas para atingir os objetivos.

7. Faça intervalos regulares

Quando você estiver estudando, não procure dar conta de todos os conteúdos de uma vez. Pelo contrário, faça intervalos regulares; isso ajuda a melhorar a concentração e a memorização. Você pode experimentar diferentes tempos de estudo e de pausa para descobrir o que funciona melhor para você.    

Aqui, é interessante usar um cronômetro para se lembrar dos momentos de parar e de retomar o aprendizado. Também ajuda organizar pequenas recompensas ao final de cada período de estudo, como comer um doce, tomar um café ou ouvir uma música.

8. Ensine enquanto aprende

Ensinar é uma das melhores formas de aprender. Por isso, tente transmitir os conhecimentos que você está adquirindo para outras pessoas, como colegas de trabalho, amigos e familiares.

9. Seja paciente

Aprender algo rapidamente é uma habilidade cada vez mais requisitada, desde que a qualidade acompanhe a velocidade. Por isso, tenha paciência com você mesmo, revise os conteúdos quantas vezes achar necessário, saiba que erros são naturais e fazem parte do aprendizado.

10. Tenha hábitos saudáveis

Ter uma alimentação balanceada, beber bastante água, fazer exercícios físicos e contar com boas noites de sono são hábitos fundamentais para atingir uma aprendizagem rápida e eficiente, já que ajudam a melhorar a concentração e a assimilação das informações.

E então? O que você achou das nossas dicas para aprender mais rápido? Tem alguma outra sugestão? Deixe aqui nos comentários!

Bons estudos e até logo!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo